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Escolas públicas do CE e de MG estão entre melhores do mundo em prêmio

Repro­dução:  t4.education/worlds-best-school-prizes/

Prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado no ano passado


Pub­li­ca­do em 04/11/2023 — 12:38 Por Léo Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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Duas esco­las públi­cas brasileiras estão entre as vence­do­ras do prêmio inter­na­cional Mel­hores Esco­las do Mun­do 2023. A Esco­la de Ensi­no Médio em Tem­po Inte­gral (MTI) Joaquim Bas­tos Gonçalves, situ­a­da Car­naubal (CE), foi agra­ci­a­da na cat­e­go­ria “Apoian­do Vidas Saudáveis”. Já a Esco­la Munic­i­pal Pro­fes­sor Edson Pisani, de Belo Hor­i­zonte, gan­hou o Prêmio Escol­ha da Comu­nidade.

O Prêmio Mel­hores Esco­las do Mun­do foi cri­a­do no ano pas­sa­do. É uma ini­cia­ti­va da platafor­ma britâni­ca T4 Edu­ca­tion, com apoio três insti­tu­ições: Fun­dação Lemann, Accen­ture, Amer­i­can Express e Yayasan Hasanah.

É a primeira vez que esco­las públi­cas brasileiras estão entre as vence­do­ras. Insti­tu­ições de ensi­no de out­ros qua­tro país­es foram agra­ci­adas. São elas: Insti­tu­ción Educa­ti­va Munic­i­pal Montes­sori (Colôm­bia), na cat­e­go­ria Ação Ambi­en­tal; a River­side School (Índia), na cat­e­go­ria Ino­vação; a Max Rayne Hand in Hand Jerusalem School (Israel), na cat­e­go­ria Super­ação de Adver­si­dades; e a Spark Sowe­to (África do Sul), na cat­e­go­ria Colab­o­ração Comu­nitária.

A EEMTI Joaquim Bas­tos Gonçalves criou em setem­bro de 2021 o pro­je­to Adote um Aluno ao perce­ber alunos ansiosos com a reaber­tu­ra da sociedade após o fim das medi­das de iso­la­men­to social imple­men­tadas em decor­rên­cia da pan­demia de covid-19. Na própria esco­la, hou­ve reg­istro de estu­dantes diag­nos­ti­ca­dos com prob­le­mas emo­cionais graves, incluin­do auto­mu­ti­lação. O pro­je­to per­mi­tiu a iden­ti­fi­cação dess­es casos e a assistên­cia psi­cológ­i­ca. Os pais tam­bém foram envolvi­dos na ini­cia­ti­va.

Em 18 meses, o número de aten­di­dos pelo pro­je­to caiu 67% e os ben­e­fi­ci­a­dos ao lon­go desse perío­do relataram mel­ho­rias em sua autoes­ti­ma e em seu bem-estar. Atual­mente, menos de 10 estu­dantes ain­da são aten­di­dos. Além de mel­ho­rar a vida dos alunos, a ini­cia­ti­va tam­bém aumen­tou a sen­si­bil­i­dade da comu­nidade esco­lar para a importân­cia da saúde men­tal.

O prêmio con­ce­di­do à EEMTI Joaquim Bas­tos Gonçalves lev­ou em con­ta suas ações para pro­por­cionar a rein­te­gração dos alunos à sociedade des­de a pan­demia da covid-19. Sua escol­ha se deu por meio de um júri espe­cial­iza­do. Ela des­ban­cou as out­ras duas final­is­tas da cat­e­go­ria Apoian­do Vidas Saudáveis: a IMG Acad­e­my (EUA) e a Cardiff Sixth Form Col­lege (Reino Unido). A esco­la rece­berá um prêmio de US$ 50 mil.

Já a Esco­la Munic­i­pal Pro­fes­sor Edson Pisani saiu-se vence­do­ra em uma votação públi­ca na qual con­cor­reu todas as final­is­tas do Prêmio Mel­hores Esco­las do Mun­do. Ela inte­grará o novo pro­gra­ma Mel­hor Esco­la para Tra­bal­har da T4 Edu­ca­tion, que dá suporte para que a insti­tu­ição con­si­ga atrair e reter bons pro­fes­sores.

A Esco­la Munic­i­pal Pro­fes­sor Edson Pisani situa-se no Aglom­er­a­do da Ser­ra, na região cen­tro-sul de Belo Hor­i­zonte. É uma das maiores fave­las da cap­i­tal mineira. A insti­tu­ição tornou-se uma das final­is­tas da cat­e­go­ria Escol­ha da Comu­nidade pelas suas ações voltadas para a defe­sa dos dire­itos de seus alunos e para a mobi­liza­ção da comu­nidade esco­lar e da viz­in­hança, com o obje­ti­vo de coor­denar com autori­dades públi­cas mel­ho­rias para sua região.

Sua inter­venção no pro­gra­ma munic­i­pal Vila Viva, volta­do para a urban­iza­ção da comu­nidade, con­tribuiu para evi­tar diver­sos danos aos moradores e garan­tir que a ini­cia­ti­va viesse acom­pan­ha­da de mel­ho­rias, como por exem­p­lo, a cri­ação de uma nova lin­ha de ônibus.

O Prêmio Mel­hores Esco­las do Mun­do 2024 já está com inscrições aber­tas. Até 23 de fevereiro do próx­i­mo ano, insti­tu­ições poderão apre­sen­tar suas can­di­dat­uras online por meio do por­tal da ini­cia­ti­va.

Edição: Valéria Aguiar

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