...
domingo ,16 junho 2024
Home / Educação / Escolas públicas do CE e de MG estão entre melhores do mundo em prêmio

Escolas públicas do CE e de MG estão entre melhores do mundo em prêmio

Repro­du­ção:  t4.education/worlds-best-school-prizes/

Prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado no ano passado


Publi­ca­do em 04/11/2023 — 12:38 Por Léo Rodri­gues — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Duas esco­las públi­cas bra­si­lei­ras estão entre as ven­ce­do­ras do prê­mio inter­na­ci­o­nal Melho­res Esco­las do Mun­do 2023. A Esco­la de Ensi­no Médio em Tem­po Inte­gral (MTI) Joa­quim Bas­tos Gon­çal­ves, situ­a­da Car­nau­bal (CE), foi agra­ci­a­da na cate­go­ria “Apoi­an­do Vidas Sau­dá­veis”. Já a Esco­la Muni­ci­pal Pro­fes­sor Edson Pisa­ni, de Belo Hori­zon­te, ganhou o Prê­mio Esco­lha da Comu­ni­da­de.

O Prê­mio Melho­res Esco­las do Mun­do foi cri­a­do no ano pas­sa­do. É uma ini­ci­a­ti­va da pla­ta­for­ma bri­tâ­ni­ca T4 Edu­ca­ti­on, com apoio três ins­ti­tui­ções: Fun­da­ção Lemann, Accen­tu­re, Ame­ri­can Express e Yaya­san Hasa­nah.

É a pri­mei­ra vez que esco­las públi­cas bra­si­lei­ras estão entre as ven­ce­do­ras. Ins­ti­tui­ções de ensi­no de outros qua­tro paí­ses foram agra­ci­a­das. São elas: Ins­ti­tu­ción Edu­ca­ti­va Muni­ci­pal Mon­tes­so­ri (Colôm­bia), na cate­go­ria Ação Ambi­en­tal; a River­si­de Scho­ol (Índia), na cate­go­ria Ino­va­ção; a Max Ray­ne Hand in Hand Jeru­sa­lem Scho­ol (Isra­el), na cate­go­ria Supe­ra­ção de Adver­si­da­des; e a Spark Sowe­to (Áfri­ca do Sul), na cate­go­ria Cola­bo­ra­ção Comu­ni­tá­ria.

A EEMTI Joa­quim Bas­tos Gonçalves cri­ou em setem­bro de 2021 o pro­je­to Ado­te um Alu­no ao per­ce­ber alu­nos ansi­o­sos com a rea­ber­tu­ra da soci­e­da­de após o fim das medi­das de iso­la­men­to soci­al imple­men­ta­das em decor­rên­cia da pan­de­mia de covid-19. Na pró­pria esco­la, hou­ve regis­tro de estu­dan­tes diag­nos­ti­ca­dos com pro­ble­mas emo­ci­o­nais gra­ves, incluin­do auto­mu­ti­la­ção. O pro­je­to per­mi­tiu a iden­ti­fi­ca­ção des­ses casos e a assis­tên­cia psi­co­ló­gi­ca. Os pais tam­bém foram envol­vi­dos na ini­ci­a­ti­va.

Em 18 meses, o núme­ro de aten­di­dos pelo pro­je­to caiu 67% e os bene­fi­ci­a­dos ao lon­go des­se perío­do rela­ta­ram melho­ri­as em sua auto­es­ti­ma e em seu bem-estar. Atu­al­men­te, menos de 10 estu­dan­tes ain­da são aten­di­dos. Além de melho­rar a vida dos alu­nos, a ini­ci­a­ti­va tam­bém aumen­tou a sen­si­bi­li­da­de da comu­ni­da­de esco­lar para a impor­tân­cia da saú­de men­tal.

O prê­mio con­ce­di­do à EEMTI Joa­quim Bas­tos Gonçalves levou em con­ta suas ações para pro­por­ci­o­nar a rein­te­gra­ção dos alu­nos à soci­e­da­de des­de a pan­de­mia da covid-19. Sua esco­lha se deu por meio de um júri espe­ci­a­li­za­do. Ela des­ban­cou as outras duas fina­lis­tas da cate­go­ria Apoi­an­do Vidas Sau­dá­veis: a IMG Aca­demy (EUA) e a Car­diff Sixth Form Col­le­ge (Rei­no Uni­do). A esco­la rece­be­rá um prê­mio de US$ 50 mil.

Já a Esco­la Muni­ci­pal Pro­fes­sor Edson Pisa­ni saiu-se ven­ce­do­ra em uma vota­ção públi­ca na qual con­cor­reu todas as fina­lis­tas do Prê­mio Melho­res Esco­las do Mun­do. Ela inte­gra­rá o novo pro­gra­ma Melhor Esco­la para Tra­ba­lhar da T4 Edu­ca­ti­on, que dá supor­te para que a ins­ti­tui­ção con­si­ga atrair e reter bons pro­fes­so­res.

A Esco­la Muni­ci­pal Pro­fes­sor Edson Pisa­ni situa-se no Aglo­me­ra­do da Ser­ra, na região cen­tro-sul de Belo Hori­zon­te. É uma das mai­o­res fave­las da capi­tal minei­ra. A ins­ti­tui­ção tor­nou-se uma das fina­lis­tas da cate­go­ria Esco­lha da Comu­ni­da­de pelas suas ações vol­ta­das para a defe­sa dos direi­tos de seus alu­nos e para a mobi­li­za­ção da comu­ni­da­de esco­lar e da vizi­nhan­ça, com o obje­ti­vo de coor­de­nar com auto­ri­da­des públi­cas melho­ri­as para sua região.

Sua inter­ven­ção no pro­gra­ma muni­ci­pal Vila Viva, vol­ta­do para a urba­ni­za­ção da comu­ni­da­de, con­tri­buiu para evi­tar diver­sos danos aos mora­do­res e garan­tir que a ini­ci­a­ti­va vies­se acom­pa­nha­da de melho­ri­as, como por exem­plo, a cri­a­ção de uma nova linha de ôni­bus.

O Prê­mio Melho­res Esco­las do Mun­do 2024 já está com ins­cri­ções aber­tas. Até 23 de feve­rei­ro do pró­xi­mo ano, ins­ti­tui­ções pode­rão apre­sen­tar suas can­di­da­tu­ras onli­ne por meio do por­tal da ini­ci­a­ti­va.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Até quarta-feira, 36 instituições da rede municipal vão reabrir Publicado …