...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Educação / Escolas têm até hoje para se inscrever na Olimpíada de Matemática

Escolas têm até hoje para se inscrever na Olimpíada de Matemática

obmep2021

Repro­du­ção: © Olim­pía­da Bra­si­lei­ra de Mate­má­ti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep)

Mudanças no regulamento motivadas pela pandemia valem para este ano


Publi­ca­do em 30/04/2021 — 07:27 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Esco­las públi­cas e pri­va­das têm até as 23h59 de hoje (30) para se ins­cre­ver na 16ª Olim­pía­da Bra­si­lei­ra de Mate­má­ti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep). A mai­or com­pe­ti­ção cien­tí­fi­ca do país sofreu mudan­ças por con­ta da pan­de­mia da covid-19 e a edi­ção que seria rea­li­za­da em 2020 foi trans­fe­ri­da para este ano. As ins­cri­ções fei­tas no ano pas­sa­do per­ma­ne­cem váli­das. Colé­gi­os que quei­ram mudar as infor­ma­ções pres­ta­das no ano pas­sa­do podem fazer isso até esta sex­ta-fei­ra.

O obje­ti­vo da com­pe­ti­ção é iden­ti­fi­car jovens talen­tos e esti­mu­lar o estu­do da mate­má­ti­ca, além de pro­mo­ver a inclu­são soci­al por meio da difu­são do conhe­ci­men­to.

Dife­ren­te­men­te das edi­ções ante­ri­o­res, as pro­vas da pri­mei­ra fase serão dis­po­ni­bi­li­za­das na pági­na res­tri­ta da esco­la no site da Obmep, em 30 de junho. As esco­las terão de 30 de junho a 3 de agos­to de 2021 para apli­car os exa­mes. Fica a cri­té­rio das ins­ti­tui­ções de ensi­no deter­mi­nar em quan­tos tur­nos e em que for­ma­to, pre­sen­ci­al ou remo­to, os alu­nos farão as pro­vas.

As mudan­ças cons­tam no novo regu­la­men­to e valem exclu­si­va­men­te para esta edi­ção da olim­pía­da, por cau­sa da pan­de­mia.

Os car­tões-res­pos­tas dos estu­dan­tes clas­si­fi­ca­dos para a segun­da fase devem ser envi­a­dos pelos Cor­rei­os ou por apli­ca­ti­vo entre 1º de julho e 11 de agos­to. No dia 9 de setem­bro, a orga­ni­za­ção divul­ga­rá os clas­si­fi­ca­dos para a segun­da fase, pre­vis­ta para ocor­rer de for­ma pre­sen­ci­al, em 6 de novem­bro.

Em 2019, a Obmep reu­niu mais de 18,2 milhões de estu­dan­tes de 99,71% dos muni­cí­pi­os do Bra­sil. A com­pe­ti­ção é vol­ta­da a alu­nos do 6º ao 9º ano do ensi­no fun­da­men­tal e do ensi­no médio de esco­las públi­cas muni­ci­pais, esta­du­ais e fede­rais e esco­las pri­va­das.

As pro­vas são rea­li­za­das em duas fases: a pri­mei­ra é com­pos­ta por uma pro­va de múl­ti­pla-esco­lha de 20 ques­tões, e a segun­da por uma pro­va dis­cur­si­va de seis ques­tões. Os exa­mes são divi­di­dos por grau de esco­la­ri­da­de: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensi­no Fun­da­men­tal), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensi­no Médio).

Nes­ta edi­ção, excep­ci­o­nal­men­te, a Obmep admi­ti­rá a par­ti­ci­pa­ção de estu­dan­tes que tenham con­cluí­do o ensi­no médio em 2020 em esco­las que fize­ram a ins­cri­ção no ano pas­sa­do e decla­ra­ram ter alu­nos no Nível 3.

Premiação

Serão dis­tri­buí­das aos alu­nos par­ti­ci­pan­tes 575 meda­lhas de ouro, 1.725 meda­lhas de pra­ta e 5.175 meda­lhas de bron­ze, além de 51.900 men­ções hon­ro­sas. Todos os meda­lhis­tas serão con­vi­da­dos a par­ti­ci­par do Pro­gra­ma de Ini­ci­a­ção Cien­tí­fi­ca Jr. (PIC), como incen­ti­vo e pro­mo­ção do desen­vol­vi­men­to aca­dê­mi­co dos estu­dan­tes.

Cri­a­da pelo Ins­ti­tu­to de Mate­má­ti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa) em 2005, a Obmep é rea­li­za­da com o apoio da Soci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Mate­má­ti­ca (SBM), com recur­sos do Minis­té­rio da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ções (MCTI) e do Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC).

Edi­ção: Líli­an Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio de Janeiro (RJ) 25/03/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participa do programa Sem Censura, da TV Brasil, apresentado por Cissa Guimarães. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Novas informações podem surgir sobre caso Marielle, diz Marcelo Freixo

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Presidente da Embratur participou do programa Sem Censura Publicado em …