...
segunda-feira ,17 fevereiro 2025
Home / Meios de comunicação / Escritor cearense Stênio Gardel é o convidado do Trilha de Letras

Escritor cearense Stênio Gardel é o convidado do Trilha de Letras

Repro­dução: © Frame EBC

Autor é o primeiro brasileiro a vencer o National Book Award


Publicado em 16/04/2024 — 07:15 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O pro­gra­ma Tril­ha de Letras, que a TV Brasil exibe nes­ta terça-feira (16), às 22h30, tem um bate-papo com o escritor Stênio Gardel. Nat­ur­al da cidade de Limoeiro do Norte, no inte­ri­or do Ceará, Stênio é o primeiro brasileiro agra­ci­a­do com o Nation­al Book Awards, con­sid­er­a­do um dos mais impor­tantes prêmios de lit­er­atu­ra nos Esta­dos Unidos.

Durante a con­ver­sa com a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz, o con­vi­da­do, que é fun­cionário públi­co con­cur­sa­do do Tri­bunal Region­al Eleitoral do Ceará, con­ta como suas exper­iên­cias de vida pes­soal e de tra­bal­ho con­tribuíram para cri­ar seu primeiro romance A Palavra que Res­ta (2021), vence­dor da pres­ti­giosa pre­mi­ação norte-amer­i­cana na cat­e­go­ria tradução, no fim do ano pas­sa­do. O livro con­cor­reu com nove obras orig­i­nal­mente escritas em árabe, holandês, francês, alemão, core­ano e espan­hol.

A tra­ma acom­pan­ha Raimun­do, um sep­tu­a­genário cam­ponês cearense, que decide apren­der a ler por um moti­vo muito par­tic­u­lar: final­mente con­hecer o teor da car­ta que Cícero, seu amor de juven­tude, lhe escreveu 50 anos antes, e que, por ver­gonha, nun­ca pediu a ninguém que lesse. O romance foi desen­volvi­do em cur­sos livres ofer­e­ci­dos pela tam­bém escrito­ra cearense Socor­ro Aci­oli, que se tornou ami­ga pes­soal e, pos­te­ri­or­mente, pro­fes­so­ra de Stênio.

Espe­cial­ista em escri­ta literária, Stênio Gardel tem par­tic­i­pa­do, des­de 2017, de diver­sas coletâneas de con­tos. É autor de A mar­ca (coletânea Farol, Ed. Moin­hos), San­tís­si­ma Trindade (coletânea Mirabil­ia, Ed. Labrador), A memória do nome (coletânea Quase Nome, Ed. Labrador), O tra­bal­ho de Madame Mer­cedes (coletânea Lim­i­ar-delírios cruza­dos, Ed. Chi­a­do), além de O gri­to e A esp­in­gar­da e a ban­deir­in­ha, que inte­gram a coletânea O castiçal, a escrivan­in­ha, a cadeira e o ras­cun­ho, con­tem­pla­da por edi­tal do Min­istério da Cul­tura em 2018.

Sobre o programa

Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma, que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro

TV Brasil já pro­duz­iu três tem­po­radas do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 con­vi­da­dos nacionais e estrangeiros. As duas primeiras tem­po­radas foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro, jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém gan­ha uma ver­são na Rádio MEC.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site, ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O App pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV.

Tril­ha de Letras – terça (16), às 22h30, na TV Brasil
Tril­ha de Letras – terça (16) para quar­ta (17), às 3h30, na TV Brasil
Tril­ha de Letras – sába­do, dia 20/04, às 18h30, na TV Brasil

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anvisa interdita oito clínicas de estética em três estados e no DF

Fiscalização encontrou diversas irregularidades nos locais Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 15/02/2025 — 18:38 Brasília Ver­são …