...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Escritor Itamar Vieira Junior é o entrevistado do Trilha de Letras

Escritor Itamar Vieira Junior é o entrevistado do Trilha de Letras

Repro­dução: © TV/Brasil/Divulgação

Um dos temas abordados é o best-seller Torto Arado (2019)


Pub­li­ca­do em 08/11/2023 — 08:32 Por EBC — Brasília

ouvir:

O segun­do pro­gra­ma inédi­to da nova tem­po­ra­da do Tril­ha de Letras, pro­dução sem­anal da TV Brasil, traz uma insti­gante con­ver­sa do escritor Ita­mar Vieira Junior com a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz nes­ta quar­ta-feira (8), às 22h. A entre­vista exclu­si­va foi grava­da na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro.

O con­vi­da­do desta­ca seu mais recente livro, Sal­var o Fogo (2023), e lê um tre­cho dessa sequên­cia do best-sell­er Tor­to Ara­do (2019), na atração que fica disponív­el no aplica­ti­vo TV Brasil Play. O con­teú­do tam­bém tem uma ver­são na Rádio MEC, no ar às quar­tas, mais tarde, às 23h.

A nova pub­li­cação do autor baiano é a segun­da parte de uma trilo­gia ini­ci­a­da com a elo­gia­da obra que ren­deu a Ita­mar o Jabu­ti na cat­e­go­ria Romance Literário, além de diver­sas out­ras pre­mi­ações como o LeYa e o Oceanos. Suces­so com mais de 900 mil exem­plares ven­di­dos, o livro Tor­to Ara­do ain­da foi tema de uma questão na primeira pro­va do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) este ano, no iní­cio de novem­bro.

Durante o papo, o entre­vis­ta­do revisi­ta o pre­mi­a­do títu­lo, que primeiro con­quis­tou a críti­ca por­tugue­sa antes de ser lança­do no Brasil. Ita­mar expli­ca os pon­tos de inter­secção entre Tor­to Ara­do e seu novo romance, Sal­var o Fogo.

“A questão prin­ci­pal é imag­i­nar nos­sa relação com a ter­ra, com o chão. Estou pen­san­do não só na ter­ra que é cul­ti­va­da, mas tam­bém no chão que a gente pisa na nos­sa casa e nas ruas da nos­sa cidade. A vida humana é indis­so­ciáv­el do ter­ritório. E muitas pes­soas estão pri­vadas dis­so”, comen­ta o céle­bre autor.

O quadro Dan­do a Letra, com uma dica sem­anal de leitu­ra, tem a par­tic­i­pação da book­tu­ber Tamy Ghan­nam que indi­ca o livro Fan­tas­ma, de Nil­ton Resende. O romance traz uma nar­ra­ti­va con­tem­porânea que cap­ta o espíri­to dos tem­pos atu­ais a par­tir da pre­sença de um quar­to de hospedaria.

Brasil profundo e influências literárias

O escritor Ita­mar Vieira Junior con­ta para Eliana Alves Cruz como sua exper­iên­cia como geó­grafo e fun­cionário públi­co do Insti­tu­to Nacional de Col­o­niza­ção e Refor­ma Agrária (Incra) per­mi­tiu que ele con­hecesse mel­hor os rincões do chama­do Brasil pro­fun­do. “A geografia me deu a pos­si­bil­i­dade de pen­sar a pais­agem do romance não como cenário ou pal­co, mas como mun­do vivo onde as per­son­agens estão tran­si­tan­do”, reflete.

06/11/2023, Itamar Vieira Jr. aborda livro
Repro­dução: Ita­mar Vieira Junior é o entre­vis­ta­do des­ta quar­ta-feira no pro­gra­ma Tril­ha de Letra — TV Brasil/Divulgação

Essa com­preen­são amplia os hor­i­zontes na visão do entre­vis­ta­do. “Pen­so que a lit­er­atu­ra é uma semente que per­mite vis­lum­brar a história e a nos­sa existên­cia de uma maneira mais sen­sív­el. A lit­er­atu­ra nos dá ess­es ele­men­tos de sub­je­tivi­dade para que a gente pos­sa enten­der a história”, com­ple­ta.

A escri­ta à mão é out­ro assun­to em pau­ta que surge na con­ver­sa. “Eu começo e gos­to de escr­ev­er à mão. Só o papel e a cane­ta é um mun­do sem dis­trações. O tem­po da escri­ta cur­si­va acom­pan­ha o tem­po do raciocínio. Então eu con­si­go me conec­tar comi­go mes­mo de uma maneira mais efi­ciente.”

Ita­mar rev­ela suas influên­cias literárias, fala sobre ofic­i­nas de escri­ta e dis­corre sobre viv­er de lit­er­atu­ra. O autor ain­da abor­da a importân­cia do res­gate da ances­tral­i­dade e pon­tua a con­tribuição da nar­ra­ti­va fic­cional para a for­mação das novas ger­ações. “A lit­er­atu­ra é um con­vite para o leitor imag­i­nar e pen­sar o mun­do de uma maneira difer­ente”, define.

No decor­rer do papo, o con­vi­da­do recor­da pas­sagens de sua tra­jetória como a opor­tu­nidade em que, aos 17 anos, con­heceu Jorge Ama­do e Zélia Gat­tai. Ita­mar ressalta o acol­hi­men­to e a segu­rança que sen­tiu no encon­tro com os con­sagra­dos escritores de clás­si­cos como Capitães da Areia (1937) e Anar­quis­tas, Graças a Deus (1979), respec­ti­va­mente.

Ele lem­bra que o aces­so aos autores mudou muito de lá para cá com o adven­to da inter­net. “Hoje man­te­mos redes soci­ais e par­tic­i­pamos de feiras. Acho que isso incen­ti­va as pes­soas a lerem. Con­quis­ta­mos mais leitores com essa inter­ação”, salien­ta Ita­mar sobre essa exper­iên­cia de iden­ti­fi­cação.

Sobre o programa

Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son.

TV Brasil já pro­duz­iu três tem­po­radas do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 con­vi­da­dos nacionais e estrangeiros. As duas primeiras tem­po­radas foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro, jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém gan­ha uma ver­são na Rádio MEC.

A pro­dução exibi­da pelo canal públi­co às quar­tas, às 22h, tem horário alter­na­ti­vo aos domin­gos, às 23h. O Tril­ha de Letras ain­da vai ao ar nas madru­gadas de quar­ta para quin­ta e de domin­go para segun­da, na telin­ha. Já na pro­gra­mação da Rádio MEC, o con­teú­do é apre­sen­ta­do às quar­tas, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Tril­ha de Letras – quar­ta, dia 8/11, às 22h, na TV Brasil
Tril­ha de Letras – quar­ta, dia 8/11, às 23h, na Rádio MEC
Tril­ha de Letras – quar­ta, dia 8/11, para quin­ta, dia 9/11, às 3h30, na TV Brasil
Tril­ha de Letras – domin­go, dia 12/11, às 23h, na TV Brasil
Tril­ha de Letras – domin­go, dia 12/11, para segun­da, dia 13/11, às 4h30, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil
X (anti­go Twit­ter) – https://twitter.com/TVBrasil
Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play — http://tvbrasilplay.com.br

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Insta­gram: https://www.instagram.com/radiomec
Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Face­book: https://www.facebook.com/radiomec
Twit­ter: https://twitter.com/radiomec 
What­sApp: (21) 99710–0537

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Hor­i­zonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabóli­ca — Star One C2 — 3748,00 MHz — Serviço 3
Celu­lar — App Rádios EBC para Android e iOS

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …