...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Mulher / Escritora Eliane Marques aborda romance de estreia no Trilha de Letras

Escritora Eliane Marques aborda romance de estreia no Trilha de Letras

Repro­dução: © Aut­en­ti­ca Editara/ Divul­gação

Consagrada na poesia e tradução, autora investe em narrativa longa


Publicado em 19/06/2024 — 07:04 Por TV Brasil — Brasília

ouvir:

A escrito­ra gaúcha Eliana Mar­ques é a entre­vis­ta­da des­ta quar­ta-feira do pro­gra­ma literário Tril­ha de Letras, da TV Brasil.  Ela vai con­ver­sar com a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz sobre seu romance Louças de Família, lança­do em 2023 e acla­ma­do pela críti­ca, com o qual parte para o desafio de uma nar­ra­ti­va lon­ga. O bate-papo vai ao ar às 23h e tem ver­são na Rádio MEC no mes­mo horário.

Advo­ga­da, psi­canal­ista, tradu­to­ra, poeta e escrito­ra, Eliana tem tra­jetória con­sol­i­da­da na poe­sia e na tradução. No encon­tro, ela lê um tre­cho do livro inspi­ra­do a par­tir de histórias de sua ances­tral­i­dade.

Tril­ha de Letras tam­bém fica disponív­el em for­ma­to pod­cast nas platafor­mas dig­i­tais. A pro­dução grava­da na Bib­lioMai­son está acessív­el ain­da no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emis­so­ra públi­ca.

No quadro Dan­do a Letra, espaço com dicas de livros, o book­tu­ber Patrick Tor­res sug­ere o romance O Escra­vo, obra assi­na­da por Car­oli­na Maria de Jesus. A edição, lança­da no ano pas­sa­do, tem como uma das curado­ras Con­ceição Evaris­to e bus­ca preser­var o tex­to orig­i­nal con­forme escrito pela auto­ra brasileira.

Trama do primeiro romance e trajetória de vida

O enre­do da obra Louças de Família acom­pan­ha Cuan­du, uma jovem negra que vive na fron­teira do Brasil com o Uruguai, ter­ra natal da entre­vis­ta­da do pro­gra­ma. A pro­tag­o­nista da história toma para si a tare­fa de resolver as pendên­cias da vida da tia Eluma, recen­te­mente fale­ci­da.

Nat­ur­al da fron­teira entre os país­es da Améri­ca do Sul, Eliane Mar­ques é enfáti­ca des­de o iní­cio do papo com Eliana Alves Cruz. “As mul­heres negras estão na van­guar­da de vários movi­men­tos. Um deles é o literário”, diz a con­vi­da­da.

Durante a tra­ma, o leitor desco­bre que a tia da per­son­agem prin­ci­pal tra­bal­hou como empre­ga­da domés­ti­ca a vida toda. Ape­sar dis­so, no momen­to da morte, não há din­heiro sequer para pagar o enter­ro e as flo­res. A situ­ação serve de mote para uma série de reflexões sobre diver­sos temas que a auto­ra apro­fun­da na con­ver­sa com a anfitriã.

A real­i­dade da tia, o desa­parec­i­men­to da mãe den­tro de um casa­men­to e o pai vio­len­to foram sinais para a própria Cuan­du, que viu na edu­cação uma for­ma de escapar da mes­ma sina das mul­heres da família. As questões pau­tam debate sobre o tra­bal­ho domés­ti­co no Brasil e o que sobra como her­ança quan­do uma mul­her negra morre.

Com bagagem na advo­ca­cia e na psi­canálise, Eliane Mar­ques tam­bém abre o coração para lem­brar a tra­jetória de vida e a car­reira profis­sion­al. “Neste momen­to, eu gostaria de ser ape­nas escrito­ra”, pon­dera a pre­mi­a­da auto­ra de diver­sas pub­li­cações recon­heci­das de poe­sia e elo­giadas na tradução.

Sobre o programa

Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra da pro­dução que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro.

TV Brasil já real­i­zou três tem­po­radas do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 autores nacionais e estrangeiros. As duas primeiras tem­po­radas foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro, jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém gan­ha uma ver­são na Rádio MEC.

A pro­dução exibi­da pelo canal públi­co às quar­tas, às 23h, tem horário alter­na­ti­vo na telin­ha durante a madru­ga­da. Na pro­gra­mação da Rádio MEC, o con­teú­do tam­bém é apre­sen­ta­do às quar­tas, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize:
https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão na TV Brasil Play ou no aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV.

Serviço

Tril­ha de Letras – quar­ta, dia 19/6, às 23h, na TV Brasil 

Tril­ha de Letras – quar­ta, dia 19/6, às 23h, na Rádio MEC 

Tril­ha de Letras – quar­ta, dia 19/6 para quin­ta, dia 20/6, às 3h, na TV Brasil 

Tril­ha de Letras – domin­go, dia 23/6, para segun­da, dia 23/6, às 2h30, na TV Brasil 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bia Haddad cai para Danielle Collins na terceira rodada de Wimbledon

Repro­dução: © Matthew Childs/Reuters/Proibida a Repro­dução Tenista brasileira cai de produção após paralisações por chuva …