...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Cultura / Escritores estrangeiros estão confirmados para Bienal do Livro do Rio

Escritores estrangeiros estão confirmados para Bienal do Livro do Rio

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Bra­sil

O encontro acontecerá de 3 a 12 de dezembro


Publi­ca­do em 06/11/2021 — 09:45 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Auto­res inter­na­ci­o­nais de reno­me par­ti­ci­pa­rão da 20ª Bie­nal do Livro Rio, con­si­de­ra­do o mai­or fes­ti­val lite­rá­rio do país. O even­to acon­te­ce­rá de 3 a 12 de dezem­bro pró­xi­mo, no Cen­tro de Con­ven­ções Rio­cen­tro, situ­a­do na Bar­ra da Tiju­ca, zona oes­te da capi­tal flu­mi­nen­se, e terá 50% da capa­ci­da­de pre­sen­ci­al, além de trans­mis­são onli­ne pelo site.

Um dos escri­to­res estran­gei­ros con­vi­da­dos é o por­tu­guês Val­ter Hugo Mãe. Ele aca­ba de lan­çar, em Por­tu­gal, seu oita­vo roman­ce, inti­tu­la­do As Doen­ças do Bra­sil. Tra­ta-se de uma his­tó­ria de aven­tu­ra, resis­tên­cia e bus­ca pela paz. O escri­tor par­ti­ci­pa­rá de uma ses­são na mesa A nação na lín­gua, que fala­rá sobre lite­ra­tu­ra e diver­si­da­de.

A Bie­nal Rio mar­ca­rá a che­ga­da ao Bra­sil da escri­to­ra argen­ti­na Mari­a­na Enri­quez, que lan­çou recen­te­men­te o roman­ce Nos­sa par­te de noi­te. A obra já está sen­do com­pa­ra­da por crí­ti­cos ao livro Cem anos de soli­dão, de Gabri­el Gar­cía Már­quez.

Outro autor con­fir­ma­do é o mes­tre japo­nês dos man­gás Jun­ji Ito, espe­ci­a­lis­ta em his­tó­ri­as de hor­ror. Como a Bie­nal do Livro ado­ta­rá um mode­lo híbri­do a par­tir des­te ano, ele par­ti­ci­pa­rá onli­ne, o mes­mo ocor­ren­do com o autor nor­te-ame­ri­ca­no de sus­pen­se e his­tó­ri­as em qua­dri­nhos, Matt Ruff. Uma das obras de Ruff, inti­tu­la­da Love­craft Coun­try, foi adap­ta­da pela HBO para uma série de tele­vi­são.

Par­ti­ci­pa­rão ain­da da Bie­nal a escri­to­ra de roman­ces de épo­ca Julia Quinn, auto­ra da série Brid­ger­ton, lan­ça­da pela Net­flix; a auto­ra nor­te-ame­ri­ca­na de roman­ces his­tó­ri­cos e con­tem­po­râ­ne­os Beverly Jen­kins; e Josh Maler­man, o autor de Bird Box (“Cai­xa de Pás­sa­ros”), fil­me adap­ta­do com San­dra Bul­lock. Maler­man com­pa­re­ce à Bie­nal do Rio pelo segun­do ano con­se­cu­ti­vo.

Todas as mesas de deba­tes serão trans­mi­ti­das pelo hub (cen­tro) de con­teú­do da Bie­nal.

Diversidade

Repro­du­ção: Mar­cel­lo Casal jr/Agência Bra­sil

A Bie­nal do Livro do Rio é rea­li­za­da pela mul­ti­na­ci­o­nal fran­ce­sa GL events, em par­ce­ria com o Sin­di­ca­to Naci­o­nal dos Edi­to­res de Livros (SNEL). Em entre­vis­ta à Agên­cia Bra­sil, o pre­si­den­te do SNEL, Mar­cos da Vei­ga Perei­ra, infor­mou que o cole­ti­vo cura­dor, novi­da­de da edi­ção des­te ano, “se empe­nhou em dese­nhar uma pro­gra­ma­ção com­pro­me­ti­da com a diver­si­da­de, abor­dan­do múl­ti­plas nar­ra­ti­vas e pers­pec­ti­vas sobre assun­tos que con­tem­plam os dife­ren­tes públi­cos que visi­tam a Bie­nal. O estí­mu­lo ao deba­te e à plu­ra­li­da­de de vozes é tão vital ao nos­so even­to quan­to à cida­da­nia, numa pers­pec­ti­va naci­o­nal”.

Perei­ra sali­en­tou que o super time de auto­res naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais que vai par­ti­ci­par da Bie­nal, pre­sen­ci­al e vir­tu­al­men­te, dará esse tom híbri­do ao even­to, em ter­mos de for­ma­to e tam­bém de tro­cas de idei­as. “Ao final de cada dia, o visi­tan­te terá usu­fruí­do do melhor con­teú­do de lite­ra­tu­ra e cul­tu­ra pop do mun­do”.

Para o mer­ca­do edi­to­ri­al bra­si­lei­ro, o pre­si­den­te do SNEL obser­vou que é mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo que um even­to que cele­bra o livro e a lei­tu­ra seja o pio­nei­ro na reto­ma­da de encon­tros de gran­de por­te no Rio de Janei­ro. Lem­brou que des­de 2015, o setor edi­to­ri­al enfren­ta uma sequên­cia de notí­ci­as nega­ti­vas. Estu­dos mos­tram que duran­te a pan­de­mia hou­ve um aumen­to no hábi­to da lei­tu­ra e um estrei­ta­men­to de laços das pes­so­as com os livros.

“Então, poder apro­vei­tar e fes­te­jar este momen­to duran­te a Bie­nal é for­mi­dá­vel! Para as edi­to­ras, o even­to sem­pre trou­xe uma expo­si­ção extra­or­di­ná­ria para as obras e uma tro­ca dire­ta com o públi­co, que é um dos gran­des dife­ren­ci­ais para quem tra­ba­lha com livros. Temos gran­de expec­ta­ti­va de que a Bie­nal des­te ano expan­da ain­da mais a visi­bi­li­da­de e o aque­ci­men­to das ven­das que acon­te­ce de for­ma sin­gu­lar duran­te o even­to”, con­cluiu Mar­cos Perei­ra.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …