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Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país

Repro­dução: © MARCELLO CASAL JR

Niterói sedia evento sobre futuro da conectividade


Publicado em 21/05/2024 — 07:48 Por Rafael Cardoso — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

O futuro da segu­rança cibernéti­ca e do com­par­til­hamen­to de infor­mações entre cen­tros de pesquisa foram alguns dos destaques do Work­shop RNP, even­to sobre inter­net e conec­tivi­dade que começou nes­sa segun­da-feira (20) em Niterói, na região met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro. O encon­tro é orga­ni­za­do pela Rede Nacional de Ensi­no e Pesquisa (RNP), órgão lig­a­do ao Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação. Pesquisadores, gov­er­no, empre­sas e star­tups par­tic­i­pam de uma série de debates no cam­pus da Uni­ver­si­dade Fed­er­al Flu­mi­nense (UFF).

O dire­tor de Ciberse­gu­rança da RNP, Emílio Naka­mu­ra, reforçou a importân­cia de inve­stir no setor para lidar com os novos desafios trazi­dos pelas tec­nolo­gias em rede. Ape­sar de defend­er que o país está se movi­men­tan­do em ter­mos leg­isla­tivos e estru­tu­rais no setor, aler­ta que as ameaças dig­i­tais têm evoluí­do de maneira mais ráp­i­da do que os sis­temas de pro­teção.

“Hoje, os setores finan­ceiro, de água, de ener­gia, de trans­portes e de saúde, por exem­p­lo, depen­dem cada vez mais de ele­men­tos dig­i­tais. É pos­sív­el cri­ar um caos ou uma catástrofe real­izan­do ataques cibernéti­cos que afe­tam o fun­ciona­men­to dess­es setores. No Brasil, ain­da vemos poucos inci­dentes dessa natureza. Mas eles podem acon­te­cer e temos toda uma dis­cussão sobre como os ataques podem afe­tar a econo­mia e a infraestru­tu­ra do país”, diz Naka­mu­ra.

Para ele, além dos inves­ti­men­tos em segu­rança, é pre­ciso avançar no plano nacional de edu­cação cibernéti­ca, que con­tem­ple todas as pes­soas e seja parte impor­tante do cur­rícu­lo em esco­las e fac­ul­dades.

“Hoje, é mais do que necessário que as pes­soas ten­ham uma edu­cação cibernéti­ca. As cri­anças, os jovens, todo mun­do. Sobre como agir no mun­do dig­i­tal para que não seja alvo de ten­ta­ti­vas de fraudes e out­ros ataques”, reforça o dire­tor do RNP. “Alguns país­es já lidam com essa edu­cação cibernéti­ca com cri­anças, e o Brasil não tem isso ofi­cial­iza­do como parte do cur­rícu­lo. Na grad­u­ação, seria impor­tante que esse tema entrasse como parte de todos os cur­sos, porque é algo que atrav­es­sa todas as profis­sões”.

Conectividade científica

Uma das mesas de debate do dia tra­tou da Rede de e‑Ciência, volta­da para a conec­tivi­dade entre cen­tros de pesquisa, super­com­putação, lab­o­ratórios multi­usuários e infraestru­turas cien­tí­fi­cas. Os con­fer­encis­tas falaram sobre desafios e detal­h­es da implan­tação. O dire­tor adjun­to de Serviços para Exper­i­men­tação e e‑Ciência da RNP, Lean­dro Ciuf­fo, expli­cou o fun­ciona­men­to e os bene­fí­cios da rede.

“A Rede de e‑Ciência vai usar a estru­tu­ra das infovias. De maneira ger­al, as infovias vão inte­ri­orizar conexão de qual­i­dade em várias regiões do país. Vão aju­dar na fix­ação de pro­fes­sores e pesquisadores em cam­pos do inte­ri­or e, con­se­quente­mente, mel­ho­rar a qual­i­dade da edu­cação nes­sas local­i­dades”, disse Ciuf­fo. “A ideia é que haja uma redução no tem­po dos proces­sos cien­tí­fi­cos. Com­par­til­hamen­tos de infor­mações que pode­ri­am levar horas ou dias pode­ri­am ser feitos em min­u­tos. Com isso, tam­bém é acel­er­a­do o resul­ta­do para os cidadãos”.

Um edi­tal está em anda­men­to para sele­cionar os primeiros cen­tros de pesquisa que vão faz­er parte da rede. O dire­tor cita alguns exem­p­los de insti­tu­ições e pro­je­tos que poderão ser aten­di­dos.

“Insti­tu­ições de pesquisa que têm proces­sos para ger­ar pre­visão do tem­po, para pre­v­er desas­tres ambi­en­tais, para faz­er vaci­nas, pesquis­ar curas de doenças, são alguns que poderão usufruir da rede, porque pre­cisam manip­u­lar quan­ti­dade muito grande de infor­mações e ess­es dados, às vezes, são ban­cos de dados do exte­ri­or”, disse Ciuf­fo.

Edição: Graça Adju­to

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