...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Estado do Rio reforça ações de prevenção à chuva neste fim de semana

Estado do Rio reforça ações de prevenção à chuva neste fim de semana

Defesa Civil pede atenção especial à região serrana e à Costa Verde

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/04/2025 — 17:57
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 29/01/2025 – Chegada de chuvas faz Defesa Civil enviar alerta extremo na cidade pela primeira vez. Pedestres com guarda-chuvas no Centro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O gov­er­no do esta­do do Rio reforçou as ações de plane­ja­men­to e pre­venção com os 92 municí­pios flu­mi­nens­es em razão das fortes chu­vas pre­vis­tas para este fim de sem­ana. Segun­do o bole­tim mete­o­rológi­co da Defe­sa Civ­il estad­ual, as tem­per­at­uras começaram a cair nes­ta sex­ta-feira (4) no Rio de Janeiro, e a pre­visão é de altos acu­mu­la­dos de chu­va em todo o esta­do, prin­ci­pal­mente nas regiões Ser­rana e da Cos­ta Verde. 

“Esta­mos com a pre­visão de tem­po­ral para as próx­i­mas 48 horas em todo o esta­do. Peço que fiquem aten­tos aos avi­sos do Cen­tro Estad­ual de Mon­i­tora­men­to e Aler­ta de Desas­tres Nat­u­rais [Cemaden-RJ] e, em caso de chu­va forte, evitem sair de casa. A recomen­dação para emergên­cias é procu­rar o Cor­po de Bombeiros e as defe­sas civis estad­ual e munic­i­pais, para que pos­sam garan­tir a segu­rança nesse perío­do. Esta­mos aten­tos e tra­bal­han­do para que tudo cor­ra bem no nos­so Rio de Janeiro”, afir­mou o gov­er­nador Cláu­dio Cas­tro.

Áreas de atenção

As regiões com mais risco de acu­mu­la­do de chu­va são a Ser­rana, a Cos­ta Verde e o sul flu­mi­nense, áreas que con­cen­tram maior risco de desliza­men­tos, inun­dações, enx­ur­radas e alaga­men­tos.

As region­ais da Defe­sa Civ­il já estão em con­ta­to com as prefeituras de Petrópo­lis e de Angra dos Reis, como tam­bém com os quar­téis locais, que tiver­am o efe­ti­vo reforça­do. Os gru­pos de Respostas a Desas­tres (GRDs) con­tin­u­am pron­tos.

Por meio do Cemaden, o mon­i­tora­men­to das condições climáti­cas é feito inin­ter­rup­ta­mente, com emis­são de aler­tas pre­ven­tivos, sem­pre que necessário. O Sis­tema de Aler­ta e Alarme do Esta­do con­ta com 202 sirenes e 70 plu­viômet­ros insta­l­a­dos em áreas de risco.

A pop­u­lação pode se cadas­trar gra­tuita­mente para rece­ber men­sagens de SMS com aler­tas pelo número 40199.

O Cor­po de Bombeiros tam­bém está prepara­do para aten­der ocor­rên­cias com viat­uras de sal­va­men­to e res­gate, embar­cações, aeron­aves, drones e equipes espe­cial­izadas.

Em caso de neces­si­dade, todas as unidades esco­lares da rede estad­ual poderão fun­cionar como pon­tos de apoio à pop­u­lação.

Logística

A Sec­re­taria de Desen­volvi­men­to Social e Dire­itos Humanos man­tém a logís­ti­ca de dis­tribuição de insumos, com ces­tas bási­cas, kits de higiene e limpeza, água e col­chonetes. Equipes e cam­in­hões já foram mobi­liza­dos para atendi­men­to nas regiões Ser­rana, noroeste e de Angra dos Reis.

A Sec­re­taria de Infraestru­tu­ra e Obras Públi­cas disponi­bi­liza maquinário pesa­do, como retroescav­adeiras e cam­in­hões, para des­ob­strução de vias e auxílio emer­gen­cial.

O pro­gra­ma Limpa Rio, da Sec­re­taria do Ambi­ente, que atua pre­ven­ti­va­mente em rios, canais e lagoas, já removeu mais de 8,5 mil­hões de met­ros cúbi­cos de resí­du­os em todo o esta­do.

Petrópolis se prepara

A prefeitu­ra de Petrópo­lis real­i­zou nes­ta sex­ta-feira reunião inter­se­to­r­i­al com o obje­ti­vo de preparar a cidade para as fortes chu­vas pre­vis­tas para o fim de sem­ana. A chega­da de uma frente fria ali­a­da a um canal de umi­dade pode provo­car tem­pes­tades e ger­ar acu­mu­la­dos sig­ni­fica­tivos de chu­va entre hoje e domin­go (6).

Segun­do o prefeito Hin­go Hammes, como ain­da há pre­visão de forte chu­va, é impor­tante o municí­pio estar prepara­do para dar respostas ráp­i­das. “Des­de quar­ta-feira esta­mos com ações pre­ven­ti­vas, com todas as equipes da Defe­sa Civ­il, da saúde e de out­ros órgãos de pron­tidão.”

“Esta­mos acom­pan­han­do as atu­al­iza­ções e comu­ni­can­do a pop­u­lação para que todos pos­sam tomar as medi­das de pro­teção. Nos­so obje­ti­vo é prezar pela vida das pes­soas e tra­bal­har para que a cidade fique segu­ra”, disse o secretário de Defe­sa Civ­il, Guil­herme Moraes.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …