...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Estados do Sudeste podem registrar temporal até quarta-feira

Estados do Sudeste podem registrar temporal até quarta-feira

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Inmet emitiu alerta laranja, com previsão de chuva e ventos fortes


Publi­ca­do em 26/12/2023 — 17:34 Por Leo Rodri­gues — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) emi­tiu um aler­ta para o ris­co de for­tes chu­vas em muni­cí­pi­os de três esta­dos. A área onde podem ocor­rer os tem­po­rais inclui o sul do Espí­ri­to San­to e o nor­te do Rio de Janei­ro. Tam­bém alcan­ça Minas Gerais, onde a abran­gên­cia do aler­ta vai dos arre­do­res de Juiz de Fora, na Zona da Mata, até o entor­no de Ipa­tin­ga, no Vale do Rio Doce, envol­ven­do ain­da algu­mas cida­des de região metro­po­li­ta­na de Belo Hori­zon­te.

O aler­ta come­çou a valer às 14h des­ta ter­ça-fei­ra (26) e se encer­ra às 3h de quar­ta-fei­ra (27). Podem ocor­rer pre­ci­pi­ta­ções de até 60 milí­me­tros em um perío­do de uma hora. Tam­bém há pre­vi­são de ven­tos inten­sos e pos­si­bi­li­da­de de que­da de gra­ni­zo.

Foi emi­ti­do aler­ta laran­ja, que indi­ca peri­go e é o segun­do dos três níveis de aler­ta exis­ten­tes na esca­la ado­ta­da pelo Inmet. De acor­do com o ins­ti­tu­to, há ris­co de cor­te de ener­gia elé­tri­ca, de estra­gos em plan­ta­ções, de que­da de árvo­res e de ala­ga­men­tos.

Brasília (DF) 26/12/2023 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de fortes chuvas em municípios de três estados. Foto INMET.
Repro­du­ção: Bra­sí­lia (DF) 26/12/2023 O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) emi­tiu um aler­ta para o ris­co de for­tes chu­vas em muni­cí­pi­os de três esta­dos. Foto INMET.

Outros alertas

Outra região que pode sofrer com tem­po­rais envol­ve o sudo­es­te do Pará e o sul do Ama­zo­nas. Os muni­cí­pi­os loca­li­za­dos nes­ta área estão sob aler­ta laran­ja até as 10h de quar­ta-fei­ra (27).

O Inmet reco­men­da, se pos­sí­vel, des­li­gar apa­re­lhos elé­tri­cos duran­te as tem­pes­ta­des. Além dis­so, em caso de raja­das de ven­to, acon­se­lha-se não se abri­gar debai­xo de árvo­res e nem esta­ci­o­nar veí­cu­los pró­xi­mos a tor­res de trans­mis­são.

A bai­xa umi­da­de moti­vou um ter­cei­ro aler­ta laran­ja, que ter­mi­na às 18h des­ta ter­ça-fei­ra (26), e é váli­do para o cen­tro de Bahia e para uma peque­na exten­são no sul do Piauí. Espe­ra-se uma umi­da­de rela­ti­va do ar vari­an­do entre 20% e 12%, com ris­co de incên­di­os flo­res­tais.

São reco­men­da­dos cui­da­dos de saú­de para evi­tar res­se­ca­men­to da pele e des­con­for­to nos olhos, boca e nariz. Entre as medi­das estão a inges­tão de bas­tan­te líqui­do, o uso de hidra­tan­te e não expo­si­ção ao sol nas horas mais quen­tes do dia.

Edi­ção: Sabri­na Crai­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …