...
sábado ,25 maio 2024
Home / Educação / Estrangeiros fazem provas para avaliar proficiência em português

Estrangeiros fazem provas para avaliar proficiência em português

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Exame será encerrado hoje; resultados saem em 15 de dezembro


Publi­ca­do em 26/10/2023 — 08:45 Por Pau­la Labois­siè­re — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Ter­mi­na nes­ta quin­ta-fei­ra (26) a apli­ca­ção do exa­me para obten­ção do Cer­ti­fi­ca­do de Pro­fi­ci­ên­cia em Lín­gua Por­tu­gue­sa para Estran­gei­ros (Cel­pe-Bras) 2023. As pro­vas escri­ta e oral serão apli­ca­das no Bra­sil e no exte­ri­or. Os resul­ta­dos serão divul­ga­dos no dia 15 de dezem­bro. 

De acor­do com o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), nos dias de rea­li­za­ção do exa­me, o par­ti­ci­pan­te deve com­pa­re­cer ao local com ante­ce­dên­cia míni­ma de 30 minu­tos do horá­rio pre­vis­to para o iní­cio das pro­vas.

Para a rea­li­za­ção do exa­me no exte­ri­or, é obri­ga­tó­ria a apre­sen­ta­ção de pas­sa­por­te ou do docu­men­to de iden­ti­fi­ca­ção ofi­ci­al com foto, váli­do no país de rea­li­za­ção do exa­me.

Para os par­ti­ci­pan­tes que farão a pro­va no Bra­sil, é obri­ga­tó­ria a apre­sen­ta­ção de docu­men­to de iden­ti­fi­ca­ção ofi­ci­al com foto váli­do, como os cita­dos a seguir:

- cédu­las de Iden­ti­da­de expe­di­das por secre­ta­ri­as de Segu­ran­ça Públi­ca, For­ças Arma­das, Polí­cia Mili­tar e Polí­cia Fede­ral;

- iden­ti­da­de expe­di­da pelo Minis­té­rio da Jus­ti­ça para estran­gei­ros, inclu­si­ve aque­les reco­nhe­ci­dos como refu­gi­a­dos, em con­so­nân­cia com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;

- Car­tei­ra de Regis­tro Naci­o­nal Migra­tó­rio, de que tra­ta a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;

- docu­men­to pro­vi­só­rio de Regis­tro Naci­o­nal Migra­tó­rio, de que tra­ta o Decre­to nº 9.277, de 5 de feve­rei­ro de 2018;

- iden­ti­fi­ca­ção for­ne­ci­da por ordens ou con­se­lhos de clas­ses que, por lei, tenha vali­da­de como docu­men­to de iden­ti­da­de;

- pas­sa­por­te;

- Car­tei­ra Naci­o­nal de Habi­li­ta­ção, na for­ma da Lei nº 9.503, de 23 de setem­bro de 1997;

- Car­tei­ra de Tra­ba­lho e Pre­vi­dên­cia Soci­al impres­sa e expe­di­da após 27 de janei­ro de 1997;

- docu­men­tos digi­tais com foto (e‑Título, CNH digi­tal e RG digi­tal) apre­sen­ta­dos nos res­pec­ti­vos apli­ca­ti­vos ofi­ci­ais.

Entenda

O exa­me é o pro­ce­di­men­to bra­si­lei­ro ofi­ci­al para cer­ti­fi­car pro­fi­ci­ên­cia em por­tu­guês como lín­gua estran­gei­ra. As pro­vas são rea­li­za­das em ins­ti­tui­ções de edu­ca­ção supe­ri­or, repre­sen­ta­ções diplo­má­ti­cas, mis­sões con­su­la­res, cen­tros e ins­ti­tu­tos cul­tu­rais, além de outras ins­ti­tui­ções inte­res­sa­das na pro­mo­ção e na difu­são da lín­gua por­tu­gue­sa.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Repro­du­ção: © Arquivo/Agência Bra­sil Primeira parcela do incentivo refere-se à matrícula no ensino médio Publicado …