...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Educação / Estrangeiros fazem provas para avaliar proficiência em português

Estrangeiros fazem provas para avaliar proficiência em português

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Exame será encerrado hoje; resultados saem em 15 de dezembro


Pub­li­ca­do em 26/10/2023 — 08:45 Por Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ter­mi­na nes­ta quin­ta-feira (26) a apli­cação do exame para obtenção do Cer­ti­fi­ca­do de Profi­ciên­cia em Lín­gua Por­tugue­sa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023. As provas escri­ta e oral serão apli­cadas no Brasil e no exte­ri­or. Os resul­ta­dos serão divul­ga­dos no dia 15 de dezem­bro. 

De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), nos dias de real­iza­ção do exame, o par­tic­i­pante deve com­pare­cer ao local com ante­cedên­cia mín­i­ma de 30 min­u­tos do horário pre­vis­to para o iní­cio das provas.

Para a real­iza­ção do exame no exte­ri­or, é obri­gatória a apre­sen­tação de pas­s­aporte ou do doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação ofi­cial com foto, váli­do no país de real­iza­ção do exame.

Para os par­tic­i­pantes que farão a pro­va no Brasil, é obri­gatória a apre­sen­tação de doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação ofi­cial com foto váli­do, como os cita­dos a seguir:

- cédu­las de Iden­ti­dade expe­di­das por sec­re­tarias de Segu­rança Públi­ca, Forças Armadas, Polí­cia Mil­i­tar e Polí­cia Fed­er­al;

- iden­ti­dade expe­di­da pelo Min­istério da Justiça para estrangeiros, inclu­sive aque­les recon­heci­dos como refu­gia­dos, em con­sonân­cia com a Lei nº 9.474, de 22 de jul­ho de 1997;

- Carteira de Reg­istro Nacional Migratório, de que tra­ta a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;

- doc­u­men­to pro­visório de Reg­istro Nacional Migratório, de que tra­ta o Decre­to nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;

- iden­ti­fi­cação forneci­da por ordens ou con­sel­hos de class­es que, por lei, ten­ha val­i­dade como doc­u­men­to de iden­ti­dade;

- pas­s­aporte;

- Carteira Nacional de Habil­i­tação, na for­ma da Lei nº 9.503, de 23 de setem­bro de 1997;

- Carteira de Tra­bal­ho e Pre­v­idên­cia Social impres­sa e expe­di­da após 27 de janeiro de 1997;

- doc­u­men­tos dig­i­tais com foto (e‑Título, CNH dig­i­tal e RG dig­i­tal) apre­sen­ta­dos nos respec­tivos aplica­tivos ofi­ci­ais.

Entenda

O exame é o pro­ced­i­men­to brasileiro ofi­cial para cer­ti­ficar profi­ciên­cia em por­tuguês como lín­gua estrangeira. As provas são real­izadas em insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or, rep­re­sen­tações diplomáti­cas, mis­sões con­sulares, cen­tros e insti­tu­tos cul­tur­ais, além de out­ras insti­tu­ições inter­es­sadas na pro­moção e na difusão da lín­gua por­tugue­sa.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Descontos podem chegar a 99% do débito consolidado Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:30 Por Well­ton …