...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Educação / Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada

Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada

Repro­du­ção: © Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

Recursos devem ser apresentados até dia 29


Publi­ca­do em 25/04/2022 — 09:44 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Está aber­to o pra­zo de apre­sen­ta­ção de recur­sos para aque­les que tive­ram o pedi­do de isen­ção da taxa de ins­cri­ção para o Enem 2022 nega­do pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep).

De acor­do com o ins­ti­tu­to, os recur­sos devem ser apre­sen­ta­dos até a pró­xi­ma sex­ta-fei­ra (29), data em que se encer­ra, tam­bém, o perío­do para apre­sen­ta­ção das jus­ti­fi­ca­ti­vas de ausên­cia na edi­ção ante­ri­or.

Os resul­ta­dos dos pedi­dos de isen­ção, bem como daque­les que não fize­ram a pro­va, ape­sar de terem con­se­gui­do a isen­ção para o Enem 2021 foram publi­ca­dos pelo Inep no dia 22. Eles foram dis­po­ni­bi­li­za­dos na Pági­na do Par­ti­ci­pan­te. É tam­bém por meio des­sa pági­na que a for­ma­li­za­ção do recur­so deve ser apre­sen­ta­do. Para aces­sá-la, cli­que aqui. Os resul­ta­dos das aná­li­ses dos recur­sos para pedi­do de isen­ção serão divul­ga­dos dia 6 de maio.

“Para jus­ti­fi­car a ausên­cia, o par­ti­ci­pan­te pre­ci­sa obser­var a opção esco­lhi­da como moti­vo da fal­ta, con­for­me ane­xo I do Edi­tal n.º 14/2022, e ane­xar a docu­men­ta­ção cor­res­pon­den­te. No caso do par­ti­ci­pan­te que teve a soli­ci­ta­ção de isen­ção da taxa de ins­cri­ção para o Enem 2022 repro­va­da pelo Inep, é tam­bém neces­sá­rio envi­ar a docu­men­ta­ção que com­pro­ve a situ­a­ção de soli­ci­ta­ção de isen­ção, con­for­me lis­ta­do no ane­xo II do edi­tal. Os docu­men­tos devem estar nos for­ma­tos PDF, PNG ou JPG, com tama­nho máxi­mo de 2 MB”, infor­mou, por meio de nota, o Inep.

Pude­ram entrar com soli­ci­ta­ção de isen­ção os que estão no últi­mo ano em esco­la públi­ca, que fize­ram todo o ensi­no médio em ins­ti­tui­ções públi­cas ou que cur­sa­ram o ensi­no médio como bol­sis­tas inte­grais em esco­las pri­va­das.

Renda

Outra con­di­ção é que a famí­lia tenha ren­da per capi­ta [ren­da por cabe­ça] menor do que o valor equi­va­len­te a um salá­rio míni­mo e meio. Têm direi­to tam­bém os alu­nos de famí­li­as ins­cri­tas no Cadas­tro Úni­co de pro­gra­mas soci­ais do gover­no fede­ral.

A con­ces­são da isen­ção ou a acei­ta­ção da jus­ti­fi­ca­ti­va de ausên­cia não garan­tem ins­cri­ção na pro­va. O alu­no nes­sas situ­a­ções deve rea­li­zar a ins­cri­ção na pági­na do par­ti­ci­pan­te, de acor­do com os requi­si­tos apre­sen­ta­dos no site do Inep.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu da Língua Portuguesa estreia feira mensal de troca de livros

Repro­du­ção: © Reprodução/Domínio Públi­co Objetivo do evento é estimular hábito da leitura entre os visitantes …