...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Educação / Estudantes apresentam projetos de tecnologia em evento gratuito no Rio

Estudantes apresentam projetos de tecnologia em evento gratuito no Rio

 

Repro­dução: sympla.com.br

Primeira edição do Decola será realizada nesta quarta-feira (4)


Pub­li­ca­do em 04/10/2023 — 06:45 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Rio de Janeiro, 03/10/2023, Allana Silvia Gadêlha, do NAVE Recife. Alunos do Núcleo Avançado de Ensino apresentam projetos de tecnologia no Rio. Foto: NAVE Mídia_LAB
Repro­dução: Allana Sil­via Gadêl­ha está no NAVE Recife des­de 2021 — NAVE Mídia_LAB

A estu­dante Allana Sil­via Gadêl­ha e sua equipe, do Núcleo Avança­do de Ensi­no (NAVE) do Recife, clas­si­ficaram-se em segun­do lugar na Olimpía­da Per­nam­bu­cana de Aplica­tivos (OPA) deste ano com o aplica­ti­vo Cle­pher, des­ti­na­do a famil­iares de idosos. Allana par­tic­i­pa nes­ta quar­ta-feira (4) da primeira edição do Deco­la, even­to gra­tu­ito que será real­iza­do na Bib­liote­ca Par­que Estad­ual, região cen­tral do Rio de Janeiro, a par­tir das 10h. Na ocasião, estu­dantes do NAVE do Per­nam­bu­co e do Rio de Janeiro apre­sen­tarão seus pro­je­tos de tec­nolo­gia.

O Cle­pher foi desen­volvi­do a par­tir de uma pesquisa de cam­po fei­ta pelos alunos do NAVE do Recife por meio de for­mulários dis­tribuí­dos à pop­u­lação. O aplica­ti­vo per­mite que famil­iares pos­sam, do seu tra­bal­ho, faz­er o mon­i­tora­men­to mais efi­ciente da saúde do idoso, por inter­mé­dio de um soft­ware acessív­el e de fácil uti­liza­ção. Entre out­ras fun­cional­i­dades, o Cle­pher per­mite, por exem­p­lo, ver­i­ficar a dis­tân­cia a agen­da do idoso, se ele tomou o remé­dio na hora cer­ta, se tem con­sul­ta médi­ca, como estão sua pressão e bati­men­tos cardía­cos. O aplica­ti­vo tem dois per­fis de aces­so, sendo um para o famil­iar e out­ro para o idoso. A difer­ença, con­forme Allana expli­cou à Agên­cia Brasil, é que no per­fil do idoso há um botão de emergên­cia. “Bas­ta ele clicar que liga com a emergên­cia mais próx­i­ma”, desta­cou a estu­dante.

Allana Sil­via está no NAVE Recife des­de 2021 e pre­tende faz­er o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) este ano para con­cor­rer a uma vaga do cur­so de design, na Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Per­nam­bu­co (UFPE).

Rio de Janeiro, 03/10/2023, Samuel Araújo (Esquerda em pé) e equipe criaram o aplicativo Life Fit. Alunos do Núcleo Avançado de Ensino apresentam projetos de tecnologia no Rio. Foto: NAVE Mídia_LAB
Repro­dução: Samuel Araújo (Esquer­da em pé) e equipe cri­aram o aplica­ti­vo Life Fit — NAVE Mídia_LAB

Nutrição

O NAVE Rio de Janeiro estará rep­re­sen­ta­do no Deco­la, entre out­ros pro­je­tos, pelo aplica­ti­vo Life Fit, cuja função é mon­i­torar todos os ali­men­tos ingeri­dos por uma pes­soa durante o dia. Um dos inte­grantes da equipe, for­ma­da por dois pro­gra­madores e dois design­ers, Samuel Araújo, infor­mou que o pro­je­to, emb­o­ra ain­da não este­ja 100% desen­volvi­do, “tem um pro­tótipo óti­mo”. A par­tir do per­fil cri­a­do pelo usuário, com suas car­ac­terís­ti­cas e obje­tivos, o aplica­ti­vo pode cri­ar uma dieta volta­da ao que se pre­tende atin­gir, como ema­grec­i­men­to, recom­posição cor­po­ral ou gan­ho de mas­sa mus­cu­lar. “Por lá, você já vai ter uma dieta basea­da nis­so”, desta­cou Samuel. A ideia da equipe, no futuro, é interli­gar o Life Fit a algu­ma clíni­ca de nutri­cionistas. “Dig­amos que um nutri­cionista passe uma dieta restri­ta para uma pes­soa. Ela pode usar o aplica­ti­vo para mon­i­torar a sua dieta e o mes­mo acon­tece com o nutri­cionista. Pode ser uti­liza­do pelos dois.”

Fal­ta ago­ra mon­tar o ban­co de dados, ou bib­liote­ca de ali­men­tos, que vai exi­gir mais tem­po da equipe, uma vez que terão de ser colo­cadas as vari­ações dos ali­men­tos, apon­tou Samuel Araújo. O aplica­ti­vo terá uma aba para que a própria pes­soa que o uti­lizar coloque itens adi­cionais na lista. Samuel pre­tende faz­er o Enem em 2024 para nutrição ou edu­cação físi­ca. “Meu inter­esse real é em nutrição esporti­va”, disse.

NAVE

O NAVE é um pro­gra­ma de ensi­no do Insti­tu­to Oi Futuro, exis­tente há 17 anos, e real­iza­do em parce­ria com as sec­re­tarias de Esta­do de Edu­cação do Rio de Janeiro e de Per­nam­bu­co, visan­do a uma for­mação integra­da profis­sion­al­izante ao ensi­no médio. “A gente for­ma jovens para a econo­mia cria­ti­va e dig­i­tal. A gente está falan­do de pro­gra­madores de games dig­i­tais, de aplica­tivos, de soluções audio­vi­suais, ani­mação. E por aí vai”, disse a ger­ente de Edu­cação, Ino­vação Social e Comu­ni­cação do Oi Futuro, Aline Almei­da.

O Deco­la é uma exten­são desse pro­gra­ma, uma vez que bus­ca conec­tar ess­es jovens, que já estão con­cluin­do seu ciclo de for­mação, ou já estão recém-for­ma­dos, com o mer­ca­do de tra­bal­ho. “A ideia é ter, em um dia inteiro, esse grande encon­tro de jovens quase for­ma­dos, que estão desen­vol­ven­do seus pro­je­tos e já pen­sam em pro­por soluções para o mer­ca­do, com profis­sion­ais que são feras nes­sa área de atu­ação, para que se con­heçam e dia­loguem entre si. Esse é o grande propósi­to do Deco­la: faz­er essa conexão, essa tro­ca medi­a­da entre ess­es dois extremos, ou lados”, disse Aline.

A for­mação ofer­e­ci­da pelo NAVE se propõe a ser difer­en­ci­a­da. Isso porque, no pro­gra­ma, os jovens são for­ma­dos tec­ni­ca­mente em diver­sas áreas da indús­tria cria­ti­va e dig­i­tal, mas, tam­bém, desen­volvem habil­i­dades e com­petên­cias que os preparam para esse novo mer­ca­do de tra­bal­ho e para essas novas con­fig­u­rações e real­i­dades. O índice de empre­ga­bil­i­dade para os jovens for­ma­dos pelo pro­gra­ma alcança 86%, disse Aline  Almei­da. O restante decid­iu inve­stir na con­tinuidade dos seus estu­dos. Segun­do ela, 93% dos jovens for­ma­dos no NAVE cur­sam, ou cur­saram, uni­ver­si­dades, em sua maio­r­ia públi­cas.

A primeira edição do Deco­la se esten­derá até as 16h. A entra­da é gra­tui­ta, mas os inter­es­sa­dos devem reti­rar os ingres­sos neste link, onde a pro­gra­mação poderá tam­bém ser aces­sa­da. A pro­gra­mação con­ta com ofic­i­nas práti­cas com espe­cial­is­tas, rodas de con­ver­sa com profis­sion­ais do mer­ca­do de tra­bal­ho, palestras e exposição de 12 pro­je­tos desen­volvi­dos por estu­dantes do NAVE.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para olimpíada de educação financeira terminam dia 9

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil Ao todo, a competição vai sortear R$ …