...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Educação / Estudantes apresentam projetos de tecnologia em evento gratuito no Rio

Estudantes apresentam projetos de tecnologia em evento gratuito no Rio

 

Repro­du­ção: sympla.com.br

Primeira edição do Decola será realizada nesta quarta-feira (4)


Publi­ca­do em 04/10/2023 — 06:45 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Rio de Janeiro, 03/10/2023, Allana Silvia Gadêlha, do NAVE Recife. Alunos do Núcleo Avançado de Ensino apresentam projetos de tecnologia no Rio. Foto: NAVE Mídia_LAB
Repro­du­ção: Alla­na Sil­via Gadê­lha está no NAVE Reci­fe des­de 2021 — NAVE Mídia_LAB

A estu­dan­te Alla­na Sil­via Gadê­lha e sua equi­pe, do Núcleo Avan­ça­do de Ensi­no (NAVE) do Reci­fe, clas­si­fi­ca­ram-se em segun­do lugar na Olim­pía­da Per­nam­bu­ca­na de Apli­ca­ti­vos (OPA) des­te ano com o apli­ca­ti­vo Clepher, des­ti­na­do a fami­li­a­res de ido­sos. Alla­na par­ti­ci­pa nes­ta quar­ta-fei­ra (4) da pri­mei­ra edi­ção do Deco­la, even­to gra­tui­to que será rea­li­za­do na Bibli­o­te­ca Par­que Esta­du­al, região cen­tral do Rio de Janei­ro, a par­tir das 10h. Na oca­sião, estu­dan­tes do NAVE do Per­nam­bu­co e do Rio de Janei­ro apre­sen­ta­rão seus pro­je­tos de tec­no­lo­gia.

O Clepher foi desen­vol­vi­do a par­tir de uma pes­qui­sa de cam­po fei­ta pelos alu­nos do NAVE do Reci­fe por meio de for­mu­lá­ri­os dis­tri­buí­dos à popu­la­ção. O apli­ca­ti­vo per­mi­te que fami­li­a­res pos­sam, do seu tra­ba­lho, fazer o moni­to­ra­men­to mais efi­ci­en­te da saú­de do ido­so, por inter­mé­dio de um soft­ware aces­sí­vel e de fácil uti­li­za­ção. Entre outras fun­ci­o­na­li­da­des, o Clepher per­mi­te, por exem­plo, veri­fi­car a dis­tân­cia a agen­da do ido­so, se ele tomou o remé­dio na hora cer­ta, se tem con­sul­ta médi­ca, como estão sua pres­são e bati­men­tos car­día­cos. O apli­ca­ti­vo tem dois per­fis de aces­so, sen­do um para o fami­li­ar e outro para o ido­so. A dife­ren­ça, con­for­me Alla­na expli­cou à Agên­cia Bra­sil, é que no per­fil do ido­so há um botão de emer­gên­cia. “Bas­ta ele cli­car que liga com a emer­gên­cia mais pró­xi­ma”, des­ta­cou a estu­dan­te.

Alla­na Sil­via está no NAVE Reci­fe des­de 2021 e pre­ten­de fazer o Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) este ano para con­cor­rer a uma vaga do cur­so de design, na Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Per­nam­bu­co (UFPE).

Rio de Janeiro, 03/10/2023, Samuel Araújo (Esquerda em pé) e equipe criaram o aplicativo Life Fit. Alunos do Núcleo Avançado de Ensino apresentam projetos de tecnologia no Rio. Foto: NAVE Mídia_LAB
Repro­du­ção: Samu­el Araú­jo (Esquer­da em pé) e equi­pe cri­a­ram o apli­ca­ti­vo Life Fit — NAVE Mídia_LAB

Nutrição

O NAVE Rio de Janei­ro esta­rá repre­sen­ta­do no Deco­la, entre outros pro­je­tos, pelo apli­ca­ti­vo Life Fit, cuja fun­ção é moni­to­rar todos os ali­men­tos inge­ri­dos por uma pes­soa duran­te o dia. Um dos inte­gran­tes da equi­pe, for­ma­da por dois pro­gra­ma­do­res e dois desig­ners, Samu­el Araú­jo, infor­mou que o pro­je­to, embo­ra ain­da não este­ja 100% desen­vol­vi­do, “tem um pro­tó­ti­po óti­mo”. A par­tir do per­fil cri­a­do pelo usuá­rio, com suas carac­te­rís­ti­cas e obje­ti­vos, o apli­ca­ti­vo pode cri­ar uma die­ta vol­ta­da ao que se pre­ten­de atin­gir, como ema­gre­ci­men­to, recom­po­si­ção cor­po­ral ou ganho de mas­sa mus­cu­lar. “Por lá, você já vai ter uma die­ta base­a­da nis­so”, des­ta­cou Samu­el. A ideia da equi­pe, no futu­ro, é inter­li­gar o Life Fit a algu­ma clí­ni­ca de nutri­ci­o­nis­tas. “Diga­mos que um nutri­ci­o­nis­ta pas­se uma die­ta res­tri­ta para uma pes­soa. Ela pode usar o apli­ca­ti­vo para moni­to­rar a sua die­ta e o mes­mo acon­te­ce com o nutri­ci­o­nis­ta. Pode ser uti­li­za­do pelos dois.”

Fal­ta ago­ra mon­tar o ban­co de dados, ou bibli­o­te­ca de ali­men­tos, que vai exi­gir mais tem­po da equi­pe, uma vez que terão de ser colo­ca­das as vari­a­ções dos ali­men­tos, apon­tou Samu­el Araú­jo. O apli­ca­ti­vo terá uma aba para que a pró­pria pes­soa que o uti­li­zar colo­que itens adi­ci­o­nais na lis­ta. Samu­el pre­ten­de fazer o Enem em 2024 para nutri­ção ou edu­ca­ção físi­ca. “Meu inte­res­se real é em nutri­ção espor­ti­va”, dis­se.

NAVE

O NAVE é um pro­gra­ma de ensi­no do Ins­ti­tu­to Oi Futu­ro, exis­ten­te há 17 anos, e rea­li­za­do em par­ce­ria com as secre­ta­ri­as de Esta­do de Edu­ca­ção do Rio de Janei­ro e de Per­nam­bu­co, visan­do a uma for­ma­ção inte­gra­da pro­fis­si­o­na­li­zan­te ao ensi­no médio. “A gen­te for­ma jovens para a eco­no­mia cri­a­ti­va e digi­tal. A gen­te está falan­do de pro­gra­ma­do­res de games digi­tais, de apli­ca­ti­vos, de solu­ções audi­o­vi­su­ais, ani­ma­ção. E por aí vai”, dis­se a geren­te de Edu­ca­ção, Ino­va­ção Soci­al e Comu­ni­ca­ção do Oi Futu­ro, Ali­ne Almei­da.

O Deco­la é uma exten­são des­se pro­gra­ma, uma vez que bus­ca conec­tar esses jovens, que já estão con­cluin­do seu ciclo de for­ma­ção, ou já estão recém-for­ma­dos, com o mer­ca­do de tra­ba­lho. “A ideia é ter, em um dia intei­ro, esse gran­de encon­tro de jovens qua­se for­ma­dos, que estão desen­vol­ven­do seus pro­je­tos e já pen­sam em pro­por solu­ções para o mer­ca­do, com pro­fis­si­o­nais que são feras nes­sa área de atu­a­ção, para que se conhe­çam e dia­lo­guem entre si. Esse é o gran­de pro­pó­si­to do Deco­la: fazer essa cone­xão, essa tro­ca medi­a­da entre esses dois extre­mos, ou lados”, dis­se Ali­ne.

A for­ma­ção ofe­re­ci­da pelo NAVE se pro­põe a ser dife­ren­ci­a­da. Isso por­que, no pro­gra­ma, os jovens são for­ma­dos tec­ni­ca­men­te em diver­sas áre­as da indús­tria cri­a­ti­va e digi­tal, mas, tam­bém, desen­vol­vem habi­li­da­des e com­pe­tên­ci­as que os pre­pa­ram para esse novo mer­ca­do de tra­ba­lho e para essas novas con­fi­gu­ra­ções e rea­li­da­des. O índi­ce de empre­ga­bi­li­da­de para os jovens for­ma­dos pelo pro­gra­ma alcan­ça 86%, dis­se Ali­ne  Almei­da. O res­tan­te deci­diu inves­tir na con­ti­nui­da­de dos seus estu­dos. Segun­do ela, 93% dos jovens for­ma­dos no NAVE cur­sam, ou cur­sa­ram, uni­ver­si­da­des, em sua mai­o­ria públi­cas.

A pri­mei­ra edi­ção do Deco­la se esten­de­rá até as 16h. A entra­da é gra­tui­ta, mas os inte­res­sa­dos devem reti­rar os ingres­sos nes­te link, onde a pro­gra­ma­ção pode­rá tam­bém ser aces­sa­da. A pro­gra­ma­ção con­ta com ofi­ci­nas prá­ti­cas com espe­ci­a­lis­tas, rodas de con­ver­sa com pro­fis­si­o­nais do mer­ca­do de tra­ba­lho, pales­tras e expo­si­ção de 12 pro­je­tos desen­vol­vi­dos por estu­dan­tes do NAVE.

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Envio de informações para Pé-de-Meia termina nesta sexta

Repro­du­ção: © Stu­dio Formatura/Galois Dados devem ser enviados via Sistema Gestão Presente Publi­ca­do em 08/03/2024 …