...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Noticias do Mundo / Estudo mostra que geleiras estão derretendo em ritmo acelerado

Estudo mostra que geleiras estão derretendo em ritmo acelerado

polar_geleira_0

Repro­du­ção: © Foto: ONU/Mark Gar­ten

É o que mostra estudo divulgado na revista científica Nature


Publi­ca­do em 29/04/2021 — 07:20 Por Cas­san­dra Gar­ri­son — Repór­ter da Reu­ters — Lon­dres

Reuters

Qua­se todas as gelei­ras do mun­do estão per­den­do mas­sa em rit­mo ace­le­ra­do, mos­tra novo estu­do divul­ga­do nes­sa quar­ta-fei­ra (28) na revis­ta cien­tí­fi­ca Natu­re. Isso pode afe­tar, segun­do a pes­qui­sa, pro­je­ções futu­ras sobre a per­da de gelo.

O tra­ba­lho for­ne­ce um dos pano­ra­mas mais abran­gen­tes sobre a per­da de mas­sa de gelo de cer­ca de 220 mil gelei­ras de todo o glo­bo, um gran­de cata­li­sa­dor da ele­va­ção do nível dos mares.

Usan­do ima­gens de alta reso­lu­ção de 2000 a 2019 do saté­li­te Ter­ra, da Agên­cia Aero­es­pa­ci­al dos Esta­dos Uni­dos (Nasa), um gru­po de cien­tis­tas inter­na­ci­o­nais des­co­briu que as gelei­ras, com exce­ção das pla­cas de gelo da Gro­en­lân­dia e da Antár­ti­da, que foram excluí­das do estu­do, per­de­ram em média 267 giga­to­ne­la­das de gelo por ano.

Uma giga­to­ne­la­da de gelo pre­en­che­ria o Cen­tral Park, da cida­de de Nova York, e che­ga­ria a 341 metros de altu­ra.

Os pes­qui­sa­do­res tam­bém des­co­bri­ram que a per­da de mas­sa das gelei­ras se ace­le­rou. As gelei­ras per­de­ram 227 giga­to­ne­la­das de gelo por ano entre 2000 e 2004, mas esse núme­ro subiu para uma média de 298 giga­to­ne­la­das de gelo a cada ano depois de 2015.

O der­re­ti­men­to está afe­tan­do os níveis dos mares em cer­ca de 0,74 milí­me­tros por ano, ou 21% da ele­va­ção do nível dos mares em geral, obser­va­da no perío­do.

As gelei­ras ten­dem a mos­trar uma rea­ção mais rápi­da à mudan­ça cli­má­ti­ca quan­do com­pa­ra­das com as pla­cas de gelo da Gro­en­lân­dia e da Antár­ti­da, e atu­al­men­te con­tri­bu­em mais para a ele­va­ção do nível dos mares do que qual­quer pla­ca de gelo indi­vi­du­al, dis­se­ram cien­tis­tas.

O estu­do pode pre­en­cher lacu­nas impor­tan­tes na com­pre­en­são da per­da de mas­sa de gelo e levar a pre­vi­sões mais exa­tas, dis­se Robert McNabb, coau­tor do estu­do e cien­tis­ta de detec­ção remo­ta da Uni­ver­si­da­de do Uls­ter bri­tâ­ni­ca. Estu­dos ante­ri­o­res a res­pei­to de gelei­ras indi­vi­du­ais só res­pon­dem por cer­ca de 10% do pla­ne­ta, dis­se ele.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 11/12/2023 – Yasmeen Rabee conversa com jornalistas após pouso do avião KC-30 . A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil Avião da FAB pousou em Brasília às 3h47 com 48 …