...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias do Mundo / EUA vão ampliar recomendação de não viajar para 80% dos países

EUA vão ampliar recomendação de não viajar para 80% dos países

Avião Boeing 747
Repro­du­ção: © REUTERS/Arnd Wiegmann/Direitos Reser­va­dos

Departamento de Estado alega “risco sem precedentes” aos viajantes


Publi­ca­do em 20/04/2021 — 07:52 Por *David She­pard­son — Repór­ter da Reu­ters — Washing­ton

Reuters

O Depar­ta­men­to de Esta­do dos Esta­dos Uni­dos (EUA)  anun­ci­ou que vai aumen­tar a ori­en­ta­ção de “Não via­jar” para cer­ca de 80% dos paí­ses do mun­do, apon­tan­do um “ris­co sem pre­ce­den­tes aos via­jan­tes” por cau­sa da pan­de­mia de covid-19.

“Essa atu­a­li­za­ção resul­ta­rá no aumen­to sig­ni­fi­ca­ti­vo do núme­ro de paí­ses no Nível 4: ‘Não via­jar’, para 80% dos paí­ses do mun­do”, afir­mou em nota.

O Depar­ta­men­to já havia lis­ta­do 34 de cer­ca de 200 paí­ses no Nível 4, incluin­do luga­res como Cha­de, Koso­vo, Quê­nia, Bra­sil, Argen­ti­na, Hai­ti, Moçam­bi­que, Rús­sia e Tan­zâ­nia. Che­gar a 80% do mun­do impli­ca­ria a inclu­são de mais 130 paí­ses à lis­ta, apro­xi­ma­da­men­te.

A mai­o­ria dos nor­te-ame­ri­ca­nos já esta­va impe­di­da de via­jar para gran­de par­te da Euro­pa por cau­sa de res­tri­ções impos­tas pela pan­de­mia de covid-19. Washing­ton bar­rou qua­se todos os não cida­dãos nor­te-ame­ri­ca­nos que esti­ve­ram recen­te­men­te em paí­ses euro­peus, na Chi­na, no Bra­sil, Irã e na Áfri­ca do Sul.

O Depar­ta­men­to de Esta­do dis­se que a medi­da não impli­ca a rea­va­li­a­ção das atu­ais situ­a­ções sani­tá­ri­as em alguns paí­ses, mas “refle­te um ajus­te no sis­te­ma de acon­se­lha­men­to de via­gens do Depar­ta­men­to de Esta­do para se apoi­ar mais em ava­li­a­ções epi­de­mi­o­ló­gi­cas exis­ten­tes (do Cen­tro de Con­tro­le e Pre­ven­ção de Doen­ças dos EUA, o CDC).”

O CDC não res­pon­deu ime­di­a­ta­men­te a um pedi­do de comen­tá­rio.

No iní­cio do mês, o CDC anun­ci­ou que as pes­so­as vaci­na­das com­ple­ta­men­te con­tra a covid-19 podem via­jar com segu­ran­ça pelos Esta­dos Uni­dos com “ris­co bai­xo”, mas a dire­to­ra do CDC, Rochel­le Walenksy, desen­co­ra­jou os nor­te-ame­ri­ca­nos a fazê-lo devi­do ao alto núme­ro de casos no país.

* Repor­ta­gem adi­ci­o­nal de Tim Ahmann

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nildo Ouriques - Impactos da vitória de Milei nas eleições argentinas. - Foto: Arquivo Pessoal

Entenda as origens da atual crise de segurança do Equador

Repro­du­ção: © REUTERS/Karen Toro Situação tem origem na pobreza, dizem especialistas Publi­ca­do em 10/01/2024 — …