...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Educação / Evento online da UFRJ apresenta 5,8 mil trabalhos

Evento online da UFRJ apresenta 5,8 mil trabalhos

Repro­dução: © Raphael Pizzi­no — Coordcom/UFRJ

A 11ª Semana de Integração Acadêmica começa nesta segunda-feira


Pub­li­ca­do em 13/02/2022 — 19:11 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil  — Rio de Janeiro

A Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ) real­iza, de segun­da (14) a sex­ta-feira (18), a 11ª Sem­ana de Inte­gração Acadêmi­ca (SIAc). Ao todo, serão apre­sen­ta­dos mais de 5,8 mil tra­bal­hos de pesquisa, ensi­no e exten­são desen­volvi­dos na insti­tu­ição em diver­sas áreas. Por con­ta da pan­demia, o even­to será online, gra­tu­ito e aber­to a quem quis­er par­tic­i­par. As inscrições podem ser feitas pela inter­net até o últi­mo dia do even­to. 

“A Sem­ana de Inte­gração Acadêmi­ca é o maior even­to acadêmi­co da UFRJ”, diz a pró-reito­ra de Exten­são da UFRJ e uma das respon­sáveis pela orga­ni­za­ção do even­to, Ivana Bentes. “A sem­ana tem essa função de apre­sen­tar o resul­ta­do da pesquisa, da for­mação dos estu­dantes. É uma vit­rine da pro­dução cien­tí­fi­ca e cul­tur­al da UFRJ bem sig­ni­fica­ti­va”, acres­cen­ta.

O públi­co poderá par­tic­i­par de debates, mesas temáti­cas, ofic­i­nas, mini­cur­sos e faz­er vis­i­tas vir­tu­ais guiadas. Entre os destaques estão temas como inteligên­cia arti­fi­cial, desen­volvi­men­to de vaci­nas con­tra covid-19, mudanças climáti­cas e econo­mia cir­cu­lar.

“A gente vai con­seguir expor nos­so tra­bal­ho para as pes­soas verem a importân­cia de tudo que faze­mos den­tro do lab­o­ratório. Às vezes, tem-se a ideia de que a ciên­cia está muito dis­tante, que é algo muito impos­sív­el, mas não é. É algo que está muito mais próx­i­mo do que a gente imag­i­na”, diz o estu­dante de engen­haria de bio­proces­sos e pesquisador na área de biotec­nolo­gia, Eduar­do Oliveira Júnior.

Como pro­je­to de ini­ci­ação cien­tí­fi­ca desen­volvi­do em parce­ria com a Petro­bras, o estu­dante tra­bal­ha com deter­gentes biode­gradáveis capazes de diluir óleos e petróleo em oceanos e no solo. “Imag­i­na que tem der­ra­ma­men­to de óleo ou de petróleo. Faze­mos uma solução e apli­camos no local. Ela vai dis­per­sar os con­t­a­m­i­nantes e faz­er com que aque­le mate­r­i­al fique disponív­el para os micror­gan­is­mos daque­la região. Com isso, aque­le petróleo vai ser degrada­do em veloci­dade maior do que quan­do esta­va muito con­cen­tra­do”, expli­ca.

Ape­sar do foco do pro­je­to ser a diluição de petróleo, Júnior diz que a sub­stân­cia com a qual tra­bal­ha tem diver­sos out­ros usos. “Tem grande poten­cial para ser apli­ca­do em pro­du­tos cos­méti­cos e até em alguns remé­dios, por ele ser com­patív­el com nos­sa pele e ser menos tóx­i­co para ani­mais mar­in­hos”.

Out­ro pro­je­to que irá inte­grar a SIAc é o Toma essa canção como um bei­jo, um tra­bal­ho de exten­são, vin­cu­la­do ao cur­so de musi­coter­apia da UFRJ. Desen­volvi­do em parce­ria com profis­sion­ais de psi­colo­gia atu­antes no Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Pedro Ernesto, da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro (UERJ), o pro­je­to leva men­sagens de voz e músi­cas envi­a­dos por famil­iares a par­entes que estão inter­na­dos com covid-19, além de ofer­e­cer suporte às famílias, com gru­pos de apoio.

“A gente acred­i­ta que a voz mod­u­la afe­tos, esta­b­elece vín­cu­los. Acred­i­ta­mos nes­sa pos­si­bil­i­dade, de tan­to traz­er von­tade de viv­er quan­to ser impor­tante para o famil­iar faz­er o endereça­men­to dessa men­sagem”, diz a estu­dante de enfer­magem Bár­bara Fran­co, uma das inte­grantes do pro­je­to.

Para Bár­bara, o pro­je­to cer­ta­mente a aju­da a ser uma mel­hor profis­sion­al no futuro. “A  gente sai muito da acad­e­mia com uma for­mação téc­ni­co cien­tí­fi­ca, apren­demos a realizar a táti­ca ade­qua­da para o cuida­do ade­qua­do. O pro­je­to tem me mostra­do uma nova for­ma de cuidar e de olhar para o paciente. Me per­mite olhar para o sujeito como sendo um sujeito e não um obje­to de cuida­do”, diz a estu­dante. “Às vezes eu ten­ho a téc­ni­ca que eu pre­ciso faz­er, mas o paciente não está con­fortáv­el e eu ten­ho que iden­ti­ficar isso. É um novo olhar para o sujeito e para o sofri­men­to do famil­iar”.

 A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, entre segunda-feira (14) e sexta-feira (18), a 11ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc).
Reprodução: A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, entre segunda-feira (14) e sexta-feira (18), a 11ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc). — Raphael Pizzino — Coordcom/UFRJ

Evento online

Após dois anos de inter­rupção, por con­ta da pan­demia, esta é a primeira vez que a SIAc será feito online. Serão 5.826 tra­bal­hos apre­sen­ta­dos. Haverá emis­são de cer­ti­fi­ca­dos para ouvintes e para as ofic­i­nas e mini­cur­sos que neces­sitem de inscrição prévia. As mesas ao vivo con­tarão com inter­pre­tação para Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) e, no Face­book, com leg­en­das automáti­cas. O even­to será de 14 a 18 de fevereiro, das 10h às 20h30.

“Pes­soas de qual­quer lugar podem par­tic­i­par, podem con­hecer a uni­ver­si­dade, sejam, por exem­p­lo, estu­dantes de ensi­no médio ou pro­fes­sores que tra­bal­ham com deter­mi­na­dos temas que estão sendo pesquisa­dos aqui e querem con­hecer a pesquisa quente, porque são pesquisas em anda­men­to em todo cam­po da pro­dução do con­hec­i­men­to”, diz Ivana.

A exten­são uni­ver­sitária é o setor respon­sáv­el por conec­tar a uni­ver­si­dade aos demais setores da sociedade. Segun­do a UFRJ, na insti­tu­ição, as ações são desen­volvi­das por 50 mil alunos, envolvi­dos em 3 mil ini­cia­ti­vas de difer­entes áreas. As ações, de acor­do com a uni­ver­si­dade, ben­e­fi­ci­am um públi­co de mais de 2 mil­hões de pes­soas por ano, no Rio e em out­ros esta­dos, com pesquisas, even­tos, cur­sos, ofic­i­nas e capac­i­tações.

 A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, entre segunda-feira (14) e sexta-feira (18), a 11ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc).
Reprodução: A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza, entre segunda-feira (14) e sexta-feira (18), a 11ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc). — Raphael Pizzino — Coordcom/UFRJ

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

CPI das Bets prende empresário por falso testemunho no Senado

Daniel Pardim não convenceu senadores ao negar que conhecia sócia Lucas Pordeus León – Repórter …