...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Justiça / Ex-assessor de Bolsonaro nega autoria de minuta de golpe

Ex-assessor de Bolsonaro nega autoria de minuta de golpe

Repro­dução: © Fil­ipe Martins/ X

Filipe Martins é apontado como um dos autores da minuta do golpe


Pub­li­ca­do em 15/03/2024 — 16:01 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Fil­ipe Mar­tins, ex-asses­sor de Assun­tos Inter­na­cionais do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, negou, em depoi­men­to à Polí­cia Fed­er­al (PF), ter saí­do do país um mês antes dos atos golpis­tas de 8 de janeiro de 2023. A declar­ação está em um dos depoi­men­tos que tiver­am o sig­i­lo reti­ra­do por deter­mi­nação do min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). 

De acor­do com as inves­ti­gações da PF, Mar­tins é apon­ta­do como um dos respon­sáveis pela elab­o­ração da min­u­ta de golpe de Esta­do que teria sido pro­duzi­da no final do gov­er­no Bol­sonaro. Ele está pre­so des­de 8 de fevereiro em função das inves­ti­gações.

No depoi­men­to presta­do em fevereiro, ape­sar de não respon­der parte das per­gun­tas sob a ale­gação de não ter aces­so ao inquéri­to, o ex-asses­sor negou que ten­ha sido respon­sáv­el pela elab­o­ração da min­u­ta de golpe e disse que esta­va no Brasil no final de 2022.

Ele afir­mou que fez uma viagem de Brasília para Curiti­ba no dia 31 de dezem­bro de 2022. A PF sus­peita­va que Mar­tins ten­ha saí­do do país no avião pres­i­den­cial com Bol­sonaro com des­ti­no a Orlan­do, nos Esta­dos Unidos, nos últi­mos dias de manda­to do ex-pres­i­dente.

A sus­pei­ta é tam­bém apu­ra­da pelo min­istro Alexan­dre de Moraes, rela­tor das inves­ti­gações.

Na quin­ta-feira (14), Moraes pediu à admin­is­tração do Aero­por­to de Brasília ima­gens do embar­que de Fil­ipe Mar­tins e infor­mações sobre o voo à com­pan­hia Latam.

Em ofí­cio envi­a­do ao min­istro, a defe­sa de Mar­tins envi­ou uma cópia do com­pro­vante de embar­que no dia indi­ca­do no depoi­men­to.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo

Aposentado foi morto por asfixia em 2022 durante abordagem em Sergipe Gilber­to Cos­ta – Repórter …