...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Ex-companheira de autor de atentado ao STF é transferida para Lages

Ex-companheira de autor de atentado ao STF é transferida para Lages

Daiane está agora em unidade referência em atendimento de queimados

Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/11/2024 — 13:55
Brasília
Ver­são em áudio
Rio do Sul (SC), 17/11/2024 - Incêndio na casa de Francisco Wanderley Luiz, que atentou contra a democracia no STF. Foto: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina/Divulgação
Repro­dução: © Cor­po de Bombeiros de San­ta Catarina/Divulgação

A ex-com­pan­heira do homem que mor­reu ao det­onar uma car­ga explo­si­va em frente ao pré­dio do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), na últi­ma quar­ta-feira (13), foi trans­feri­da do Hos­pi­tal Region­al Alto Vale, em Rio do Sul (SC), para o Hos­pi­tal e Mater­nidade Tereza Ramos, de Lages (SC), na noite deste domin­go (17).

Daiane Dias, de 41 anos, sofreu queimaduras graves por todo o cor­po ao ser atingi­da pelas chamas que destruíram a casa de seu ex-com­pan­heiro (foto em destaque), Fran­cis­co Wan­der­ley Luiz, o Tiü França, na man­hã deste domin­go. Socor­ri­da por viz­in­hos, ela foi lev­a­da de ambulân­cia para o Hos­pi­tal Region­al Alto Vale, onde rece­beu os primeiros cuida­dos médi­cos. À noite, con­tu­do, teve que ser trans­feri­da para o Tereza Ramos, refer­ên­cia estad­ual no atendi­men­to a víti­mas de queimaduras e dis­tante cer­ca de 130 quilômet­ros. O esta­do clíni­co de Daiane não foi divul­ga­do.

A Polí­cia Civ­il e a Polí­cia Fed­er­al (PF) estão inves­ti­gan­do as cir­cun­stân­cias do incên­dio. Agentes fed­erais e per­i­tos do Cor­po de Bombeiros cole­taram mate­r­i­al e realizaram as primeiras perí­cias para ten­tar iden­ti­ficar a origem das chamas. O Cor­po de Bombeiros tem até 30 dias para divul­gar um lau­do. Teste­munhas relataram ter vis­to Daiane lançan­do gasoli­na e ate­an­do fogo no imóv­el.

Atentado

Por vol­ta das 19h30 de quar­ta-feira (13), o chaveiro Fran­cis­co Wan­der­ley Luiz, de 59 anos, con­heci­do como Tiu França, ten­tou entrar com explo­sivos na sede do STF, mas foi abor­da­do pelos segu­ranças do local. Vídeo das câmeras de segu­rança mostram o homem ati­ran­do os artefatos em direção à escul­tura A Justiça, que fica em frente ao pré­dio da Corte e, em segui­da, acen­den­do um explo­si­vo no próprio cor­po.

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Repro­dução: Escul­tura A Justiça, em frente ao STF — Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Tam­bém foram encon­tra­dos artefatos explo­sivos na casa onde Fran­cis­co esta­va hospeda­do, há qua­tro meses, em Ceilân­dia, região admin­is­tra­ti­va a cer­ca de 30 quilômet­ros do cen­tro de Brasília, e em um car­ro  de Fran­cis­co, para­do no esta­ciona­men­to próx­i­mo de um pré­dio anexo da Câmara dos Dep­uta­dos.

A PF inves­ti­ga as explosões como ato ter­ror­ista e apu­ra se o chaveiro agiu soz­in­ho ou rece­beu algum tipo de apoio.

Fran­cis­co foi can­dida­to a vereador pelo PL em Rio do Sul, cidade catari­nense do Alto Vale do Ita­jaí, nas eleições de 2020. Em entre­vista à TV Brasil, um dos irmãos dele disse que ele esta­va obceca­do por políti­ca nos últi­mos anos, par­ticipou de acam­pa­men­tos em rodovias con­tra a eleição do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e esta­va com com­por­ta­men­to irrecon­hecív­el.

Para o min­istro do STF Alexan­dre de Moraes, o aten­ta­do teve como fonte de estí­mu­lo a polar­iza­ção políti­ca insta­l­a­da no país nos últi­mos anos e o “gabi­nete do ódio”, mon­ta­do durante o gov­er­no do pres­i­dente Jair Bol­sonaro. O pres­i­dente da Supre­ma Corte, Luís Rober­to Bar­roso, tam­bém afir­mou que as explosões ocor­ri­das na frente da sede do tri­bunal rev­e­lam a neces­si­dade de respon­s­abi­liza­ção de quem aten­ta con­tra a democ­ra­cia.

Moraes foi escol­hi­do por Bar­roso para ser o rela­tor do inquéri­to que vai apu­rar as explosões. A escol­ha foi fei­ta com base na regra de pre­venção, pois Moraes já atua no coman­do das inves­ti­gações sobre os atos golpis­tas de 8 de janeiro de 2023.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …