...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas

Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas

Repro­dução: © Michel Nisenbaum/Facebook

Michel Nisembaum, de 59 anos, tinha cidadania brasileira e israelense


Publicado em 24/05/2024 — 08:47 Por Paula Laboissière e Andreia Verdélio – Repórteres da Agência Brasil* — Brasília

O Exérci­to israe­lense anun­ciou nes­ta sex­ta-feira (24) que recu­per­ou os cor­pos de três reféns sequestra­dos em out­ubro de 2023 pelo grupo palesti­no Hamas. Entre eles está o brasileiro Michel Nisem­baum, de 59 anos.

Os cor­pos foram recu­per­a­dos durante a madru­ga­da, numa oper­ação con­jun­ta do Exérci­to e dos serviços secre­tos de Israel em Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza. Os out­ros dois reféns foram iden­ti­fi­ca­dos por autori­dades israe­lens­es como Orión Hernán­dez Radoux, de 30 anos, Hanan Yablon­ka, de 42 anos.

Nas redes soci­ais, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va lamen­tou a morte do brasileiro e disse que o gov­er­no segue enga­ja­do nos esforços para que todos os reféns man­ti­dos pelo Hamas sejam lib­er­ta­dos.

“Soube, com imen­sa tris­teza, da morte de Michel Nisem­baum, brasileiro man­ti­do refém pelo Hamas. Con­heci sua irmã e fil­ha, e sei do amor imen­so que sua família tin­ha por ele. Min­ha sol­i­dariedade aos famil­iares e ami­gos de Michel”, pos­tou.

“O Brasil con­tin­uará lutan­do e seguire­mos enga­ja­dos nos esforços para que todos os reféns sejam lib­er­ta­dos, para que ten­hamos um ces­sar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palesti­na”, com­ple­tou.

Nisem­baum, que tin­ha cidada­nia brasileira e israe­lense, era res­i­dente em Israel e con­sid­er­a­do desa­pare­ci­do des­de o dia 7 de out­ubro do ano pas­sa­do. Na ocasião, ele par­tic­i­pa­va de um fes­ti­val de músi­ca alvo de ataque do Hamas.

Embaixada

Em nota, a Embaix­a­da de Israel no Brasil tam­bém lamen­tou a morte do brasileiro. “Todos os nos­sos corações doer­am com a ter­rív­el notí­cia de seu assas­si­na­to. O povo de Israel, o Min­istério das Relações Exte­ri­ores e a Embaix­a­da do Esta­do de Israel no Brasil par­til­ham a tris­teza da família”.

“O Esta­do de Israel comu­ni­ca, com extremo pesar, o assas­si­na­to do israe­lense-brasileiro Michel Nis­senbaum, mor­to pelos ter­ror­is­tas do Hamas”, afir­ma o comu­ni­ca­do. “Seu cor­po foi encon­tra­do pelas forças de segu­rança de Israel num túnel na Faixa de Gaza e lev­a­do de vol­ta para Israel.”

O conflito

Em out­ubro pas­sa­do, o Hamas, que con­tro­la a Faixa de Gaza des­de 2007, lançou um ataque sur­pre­sa de mís­seis con­tra Israel, com incursão de com­bat­entes arma­dos por ter­ra, no sul do país. De acor­do com autori­dades israe­lens­es, cer­ca de 1,2 mil pes­soas foram mor­tas e duas cen­te­nas de israe­lens­es e estrangeiros foram feitos reféns.

Em respos­ta, Israel vem bom­barde­an­do as infraestru­turas em Gaza e impôs cer­co total ao ter­ritório, que difi­cul­ta, inclu­sive, a entra­da de aju­da human­itária aos palesti­nos. Além dos mais de 35 mil mor­tos, a ofen­si­va mil­i­tar de Israel na Faixa de Gaza já deixou cer­ca de 80 mil feri­dos em sete meses, segun­do dados do Min­istério da Saúde do enclave.

A guer­ra entre Israel e Hamas tem origem na dis­pu­ta por ter­ritórios que já foram ocu­pa­dos por diver­sos povos, como hebreus e fil­is­teus, dos quais descen­dem israe­lens­es e palesti­nos.

*Colaborou Lucas Pordeus León

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler é nomeado cardeal

Papa Francisco indicou neste sábado mais 21 cardeais Agên­cia Brasil* Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 14:10 …