...
segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Noticias / Exército e PM fazem operação em Guarulhos sobre furto de metralhadoras

Exército e PM fazem operação em Guarulhos sobre furto de metralhadoras

Repro­du­ção: © Polí­cia Civil/RJ

Busca foi autorizada pela Justiça Militar da União


Publi­ca­do em 31/10/2023 — 09:42 Por Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

O Exér­ci­to e a Polí­cia Mili­tar de São Pau­lo (PMSP) fazem ope­ra­ção na manhã des­ta ter­ça-fei­ra (31) em ende­re­ços do bair­ro Jar­dim Vila Gal­vão, em Gua­ru­lhos, na região metro­po­li­ta­na, como par­te das inves­ti­ga­ções do fur­to de 21 metra­lha­do­ras do Arse­nal de Guer­ra do Exér­ci­to em Baru­e­ri. Qua­tro armas seguem desa­pa­re­ci­das.

O pedi­do de bus­ca e apre­en­são foi auto­ri­za­do pela Jus­ti­ça Mili­tar da União no cur­so do Inqué­ri­to Poli­ci­al Mili­tar que inves­ti­ga o rou­bo. Par­ti­ci­pam da ação 45 mili­ta­res do Exér­ci­to e da PM, com oito via­tu­ras espe­ci­a­li­za­das.

Na últi­ma quin­ta-fei­ra (26), 17 mili­ta­res foram pre­sos admi­nis­tra­ti­va­men­te pelo fur­to do arma­men­to. Em nota, o Coman­do Mili­tar do Sudes­te infor­mou que eles cum­prem puni­ção dis­ci­pli­nar por “falha de con­du­ta e/ou erro de pro­ce­di­men­to nos pro­ces­sos de fis­ca­li­za­ção e con­tro­le de arma­men­to”.

Armas recuperadas

No dia 19 de outu­bro, a Polí­cia do Rio de Janei­ro recu­pe­rou oito metra­lha­do­ras que esta­vam no bair­ro Gar­dê­nia Azul, situ­a­do na zona oes­te da capi­tal flu­mi­nen­se. Na madru­ga­da do dia 21 de outu­bro, a Polí­cia Civil de São Pau­lo encon­trou mais nove metra­lha­do­ras.

Levan­ta­men­to do Ins­ti­tu­to Sou da Paz mos­trou que o sumi­ço de 21 metra­lha­do­ras no Coman­do Mili­tar do Sudes­te, em Baru­e­ri, na Gran­de São Pau­lo, foi o mai­or fur­to de armas do exér­ci­to des­de 2009. O rou­bo foi des­co­ber­to em 10 de outu­bro com uma ins­pe­ção que reve­lou a dis­cre­pân­cia e o sumi­ço de 21 metra­lha­do­ras, 13 delas seri­am cali­bre pon­to 50, com capa­ci­da­de de per­fu­rar aero­na­ves.

O caso ante­ri­or com mai­or des­vio ocor­reu em 2009 quan­do sete fuzis foram rou­ba­dos de um quar­tel em Caça­pa­va, cida­de do Vale do Paraí­ba. Pos­te­ri­or­men­te, os sete fuzis foram encon­tra­dos.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sobe para 175 o número de mortos no RS após enchentes

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Dois corpos foram encontrados em Teutônia e Agudo Publicado em …