...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Exército pune 38 militares com prisão disciplinar por furto de armas

Exército pune 38 militares com prisão disciplinar por furto de armas

Repro­du­ção: © Polí­cia Civil/RJ

De 21 metralhadoras que sumiram, 19 foram encontradas


Publi­ca­do em 09/01/2024 — 13:12 Por Elai­ne Patri­cia Cruz – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

O Exér­ci­to puniu admi­nis­tra­ti­va­men­te 38 mili­ta­res pelo fur­to de 21 metra­lha­do­ras do Arse­nal de Guer­ra de São Pau­lo, em Baru­e­ri. Segun­do o Coman­do Mili­tar do Sudes­te, a puni­ção admi­nis­tra­ti­va con­sis­te em pri­são dis­ci­pli­nar pelo perío­do de um a 20 dias.

A ausên­cia do arma­men­to que esta­va no Arse­nal de Guer­ra em Baru­e­ri foi nota­da no dia 10 de outu­bro do ano pas­sa­do, duran­te uma ins­pe­ção. Foi veri­fi­ca­da a fal­ta de 21 metra­lha­do­ras, sen­do 13 de cali­bre .50 – capa­zes de der­ru­bar aero­na­ves – e oito de cali­bre 7,62. Até o momen­to, das 21 metra­lha­do­ras que sumi­ram, 19 foram encon­tra­das.

No dia 19 de outu­bro, a polí­cia do Rio de Janei­ro recu­pe­rou oito metra­lha­do­ras que esta­vam no bair­ro Gar­dê­nia Azul, situ­a­do na zona oes­te da capi­tal flu­mi­nen­se. Dois dias depois, a Polí­cia Civil de São Pau­lo encon­trou nove metra­lha­do­ras. Em novem­bro, outras duas metra­lha­do­ras foram recu­pe­ra­das no Rio de Janei­ro. Duas armas ain­da seguem desa­pa­re­ci­das.

Por meio de nota, o Coman­do Mili­tar do Sudes­te infor­mou que o inqué­ri­to poli­ci­al mili­tar aber­to para inves­ti­gar o caso foi pror­ro­ga­do pela Jus­ti­ça Mili­tar da União em cará­ter excep­ci­o­nal, “por se tra­tar de um caso que deman­da a pro­du­ção de mui­tos ele­men­tos e do retor­no de infor­ma­ções e pes­qui­sas”. O Exér­ci­to não infor­mou por quan­tos dias o inqué­ri­to, que cor­re sob sigi­lo, foi pror­ro­ga­do.

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …