...
domingo ,20 abril 2025
Home / Meio Ambiente / Expedição brasileira à Antártica pesquisa danos ambientais

Expedição brasileira à Antártica pesquisa danos ambientais

Repro­dução: © Asses­so­ria de comu­ni­cação do Museu Nacional

Grupo de 12 pesquisadores ficará 40 dias no continente gelado


Pub­li­ca­do em 24/12/2022 — 12:32 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A maior expe­dição brasileira à Antár­ti­ca, com­pos­ta por 12 pesquisadores brasileiros, ficará 40 dias no inte­ri­or do con­ti­nente gela­do com o obje­ti­vo de estu­dar mais de 200 anos da dados ambi­en­tais. A infor­mação é do Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI).

A expe­dição foi ini­ci­a­da no dia 7 deste mês. O rela­to mais recente, rece­bido no últi­mo dia 20 do líder da expe­dição, pro­fes­sor Jef­fer­son Simões, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio Grande do Sul (UFRGS), infor­ma: “Exce­lentes dias enso­lara­dos, com tem­per­atu­ra média ao redor de 17 graus neg­a­tivos. Madru­gadas cain­do a 22 neg­a­tivos. Ven­tos con­stantes ao redor de 20 a 25 quilômet­ros (km) por hora, o que causa sen­sação tér­mi­ca de até 25 graus neg­a­tivos”.

Os pesquisadores brasileiros estão divi­di­dos em três gru­pos e acam­pa­dos em locais difer­entes: na geleira da Ilha Pine, no módu­lo Crios­fera 1, e no local onde será insta­l­a­do o módu­lo Crios­fera 2, com quase 700 km de dis­tân­cia entre eles. O acam­pa­men­to situ­a­do no módu­lo Crios­fera 1 está a 2,5 mil km ao sul da Estação Antár­ti­ca Coman­dante Fer­raz. Os pesquisadores farão a manutenção desse lab­o­ratório lati­no-amer­i­cano, local­iza­do mais ao sul do plan­e­ta.

Simões está na Ilha Pine e acom­pan­ha o tra­bal­ho para cole­ta de gelo em pro­fun­di­dade. Com o sol, os tra­bal­hos estão adi­anta­dos, infor­mou por e‑mail. “Já esta­mos a 90 met­ros de pro­fun­di­dade no nos­so poço, o que garante mais de 200 anos de dados ambi­en­tais”. A análise dos blo­cos de gelo per­mite com­preen­der a história climáti­ca da Ter­ra.

Criosfera 2

Um dos obje­tivos da expe­dição é insta­lar o módu­lo Crios­fera 2, lab­o­ratório 100% autom­a­ti­za­do que ampli­ará a cole­ta de dados ambi­en­tais, incluin­do infor­mações mete­o­rológ­i­cas e sobre a quími­ca atmos­féri­ca. O módu­lo foi con­struí­do com tec­nolo­gia brasileira para cole­tar dados do cli­ma e da con­cen­tração de dióx­i­do de car­bono, ou CO2, prin­ci­pal gás de efeito est­u­fa, ao lon­go do ano.

O Crios­fera 2 será insta­l­a­do pela equipe do pro­fes­sor Fran­cis­co Aquino. Todos os inte­grantes da equipe já se encon­tram no con­ti­nente antár­ti­co. O módu­lo foi trans­porta­do de Pun­ta Are­nas, no extremo sul do Chile, há dez dias, em avião car­gueiro Ilyushin Il-76TD, mod­e­lo apto a pousar sobre o gelo no inte­ri­or da Antár­ti­ca.

Nos próx­i­mos dias, um tra­tor polar vai cruzar cer­ca de 180 km entre a pista de pouso no gelo, que está local­iza­da na geleira Union, mon­tan­has Ellsworth, até o local de insta­lação do módu­lo. Os qua­tro pesquisadores — três da UFRGS e um do Chile — voarão de avião com esqui até o local chama­do Sky­train ice rise, na posição 79,5 graus Sul, 78 graus oeste.

A expe­dição con­ta com a par­tic­i­pação de pro­fes­sores da UFRGS, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Pará e da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro. As ativi­dades inte­gram o Pro­gra­ma Antár­ti­co Brasileiro e a 41ª Oper­an­tar, coor­de­na­da pela Sec­re­taria Inter­min­is­te­r­i­al para os Recur­sos do Mar.

Investimentos

A oper­ação logís­ti­ca, que envolve o trans­porte, a insta­lação do módu­lo Crios­fera 2 na Antár­ti­ca e a manutenção do módu­lo Crios­fera 1, tem cus­to de R$ 3,5 mil­hões. Esse val­or é finan­cia­do pelo MCTI e pela Finan­ciado­ra de Estu­dos e Pro­je­tos (Finep), por meio dos recur­sos do Fun­do Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co e da Fun­dação de Amparo à Pesquisa do Esta­do do Rio Grande do Sul.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hospitais têm programação especial de Páscoa para crianças internadas

Profissionais e voluntários levaram alegria para os pequenos Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil …