...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Expedição luso-brasileira refaz caminhos percorridos por Dom Pedro I

Expedição luso-brasileira refaz caminhos percorridos por Dom Pedro I

Repro­dução: © Divul­gação

Viagem começa nesta terça-feira e termina no dia 7 de setembro


Pub­li­ca­do em 29/08/2023 — 08:13 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Começa nes­ta terça-feira (29), às 9h, no Palá­cio da Liber­dade, em Belo Hor­i­zonte (MG), a expe­dição luso-brasileira que vai refaz­er os pas­sos do príncipe regente Dom Pedro I. A expe­dição resul­tou na procla­mação da Inde­pendên­cia do Brasil de Por­tu­gal, em 7 de setem­bro de 1822, às mar­gens do Rio Ipi­ran­ga, em São Paulo.

Refazen­do os cam­in­hos de Dom Pedro I, a comi­ti­va, integra­da por dez pes­soas dos dois país­es, pas­sará por 24 cidades nos esta­dos de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro. O final da expe­dição ocor­rerá no dia 7 de setem­bro próx­i­mo, no Museu do Ipi­ran­ga, na cap­i­tal paulista. A comi­ti­va é coor­de­na­da pela Fed­er­ação das Câmaras Por­tugue­sas de Comér­cio no Brasil, ide­al­izado­ra do pro­je­to Heróis Por­tugue­ses do Brasil, e cel­e­bra os 200 anos da Inde­pendên­cia, com­ple­ta­dos no ano pas­sa­do.

O coor­de­nador do pro­je­to, Vit­to­rio Lanari, disse à Agên­cia Brasil que o plano foi con­ce­bido entre 2013 e 2014, com a ideia de res­gatar nomes de cidadãos por­tugue­ses que foram impor­tantes para a con­cepção do Esta­do brasileiro na for­ma como é hoje. O primeiro hom­e­nagea­do foi Pedro Teix­eira, respon­sáv­el por ampli­ar as divisas da Amazô­nia brasileira para além do Trata­do de Torde­sil­has da época. Seguiu-se o capitão mor por­tuguês Mar­tins Soares Moreno, que aju­dou a expul­sar os france­ses e holan­deses do Nordeste do país e foi fun­dador do esta­do do Ceará. O ter­ceiro é Dom Pedro I, respon­sáv­el pela Inde­pendên­cia do Brasil, “que nós esta­mos comem­o­ran­do com um ano de atra­so”, afir­mou Lanari.

A expe­dição 200 anos — Os cam­in­hos da Inde­pendên­cia do Brasil vai refaz­er os pas­sos de Dom Pedro, não só em agos­to e setem­bro, quan­do ele foi do Rio de Janeiro para São Paulo. “A gente começa por Ouro Pre­to, porque entre março e abril de 1822, Dom Pedro I fez a primeira viagem para o inte­ri­or do Brasil, a fim de con­ter uma pos­sív­el rebe­lião sep­a­ratista que podia ocor­rer naque­la provín­cia de Ouro Pre­to. Esse foi o primeiro pas­so”, disse o coor­de­nador.

Em maio, ocor­reu uma rebe­lião em São Paulo, dev­i­do à morte de alguns mil­itares. “A coisa começou a pio­rar e aí ele resolveu faz­er uma viagem tam­bém para aque­le esta­do, com o mes­mo moti­vo, de neu­tralizar uma pos­sív­el rebe­lião, e acabou declaran­do a Inde­pendên­cia”. Segun­do o coor­de­nador, “esse é o grande obje­ti­vo da expe­dição: res­gatar a memória dess­es por­tugue­ses que foram impor­tantes para o Brasil”.

Rio de Janeiro (RJ) - Expedição refaz passos de Dom Pedro I até a proclamação da Independência. Foto: Divulgação
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — Expe­dição refaz pas­sos de Dom Pedro I até a procla­mação da Inde­pendên­cia. Foto: Divul­gação — Divul­gação

Novas demandas

Já exis­tem várias deman­das de nomes de cidadãos por­tugue­ses que agi­ram em favor do Brasil. Elas pro­ce­dem do Rio Grande do Sul, de San­ta Cata­ri­na e do Cen­tro-Oeste do país. Vit­to­rio Lanari expli­cou que será fei­ta uma análise históri­ca do que cada um dos nomes sug­eri­dos tem de impor­tante. “Acred­i­to que todos estarão na mes­ma bal­ança, com o mes­mo peso, e aí dev­erá ser por sorteio”. A tendên­cia, porém, é que seja escol­hi­do um nome do Sul brasileiro. Ape­sar de a região ter col­o­niza­ção europeia, com destaque para alemães e polone­ses, tem tam­bém uma colô­nia aço­ri­ana muito grande, expli­cou.

A decisão será dada pelo con­sel­ho da Fed­er­ação das Câmaras Por­tugue­sas de Comér­cio no Brasil, enti­dade que ide­al­i­zou o pro­je­to. A expec­ta­ti­va é que, até o fim do ano, será con­heci­do o nome do quar­to hom­e­nagea­do, quan­do his­to­ri­adores ini­cia­rão um tra­bal­ho de pesquisa mais apro­fun­da­do, exam­i­nan­do os roteiros que foram impor­tantes para aque­la pes­soa, para que pos­sa ser prepara­da toda a logís­ti­ca da próx­i­ma expe­dição luso-brasileira. Os patroci­nadores são empresários dos dois país­es.

Livros

A cada expe­dição, são pub­li­ca­dos dois livros difer­entes. Um, de cun­ho didáti­co, con­ta a história do que ocor­reu de foma lúdi­ca e é des­ti­na­do para cri­anças e alunos do ensi­no fun­da­men­tal. Os livros são doa­d­os para a comu­nidade por meio das sec­re­tarias munic­i­pais de Edu­cação e bib­liote­cas públi­cas. Em algu­mas cidades, é fei­ta uma per­for­mance, con­tex­tu­al­izan­do o livro e a expe­dição para as cri­anças do local.

Rio de Janeiro (RJ) - Expedição refaz passos de Dom Pedro I até a proclamação da Independência. Foto: Divulgação
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — Expe­dição refaz pas­sos de Dom Pedro I até a procla­mação da Inde­pendên­cia. Foto: Divul­gação — Divul­gação

Em uma segun­da eta­pa, é pub­li­ca­do o livro da expe­dição que, além de abor­dar a parte históri­ca do even­to, inclui o diário de bor­do da comi­ti­va e sua relação com as comu­nidades por onde pas­sa. A ideia é faz­er tam­bém um doc­u­men­tário cin­e­matográ­fi­co sobre a expe­dição de Dom Pedro I que, além de procla­mar a Inde­pendên­cia do Brasil, out­or­gou a primeira Con­sti­tu­ição em 1824.

A ter­ceira jor­na­da tem lid­er­ança de Raul Pen­na, vice-pres­i­dente do Con­sel­ho Con­sul­ti­vo da Câmara Por­tugue­sa de Minas Gerais, e por Fer­nan­do Meira Ribeiro Dias, pres­i­dente do Con­sel­ho Con­sul­ti­vo da Câmara Por­tugue­sa do esta­do.

O roteiro históri­co com todas as local­i­dades vis­i­tadas por D. Pedro inclui Belo Hor­i­zonte, Ouro Pre­to, São João Del Rei, Tiradentes, Fazen­da Bor­da do Cam­po, Bar­ba­ce­na, Juiz de Fora, Fazen­da São Mateus — todas em Minas Gerais — Sebol­las, Petrópo­lis, Rio de Janeiro, Fazen­da Impe­r­i­al de San­ta Cruz — no Rio de Janeiro — e Fazen­da 3 Bar­ras, em Bananal, Fazen­da Pau d’Al­ho, em São José do Bar­reiro, Areias, Sil­veiras, Cachoeira Paulista, Lore­na, Guaratinguetá, Apare­ci­da, Pin­da­mon­hanga­ba, Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes, San­tos (e São Paulo em São Paulo.

Rio de Janeiro (RJ) - Expedição refaz passos de Dom Pedro I até a proclamação da Independência. Foto: Divulgação
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — Expe­dição refaz pas­sos de Dom Pedro I até a procla­mação da Inde­pendên­cia. Foto: Divul­gação — Divul­gação

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …