...
domingo ,14 julho 2024
Home / Economia / Expo Favela Innovation Rio de Janeiro começa neste sábado

Expo Favela Innovation Rio de Janeiro começa neste sábado

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Meta é estabelecer conexões entre favelas e asfalto


Pub­li­ca­do em 29/07/2023 — 09:05 Por Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Começa neste sába­do (29) e vai até segun­da-feira (31) a Expo Favela Inno­va­tion Rio 2023, na Cidade das Artes, na zona oeste da cidade. A feira de empreende­doris­mo, que esta­b­elece conexões entre favela e asfal­to, tem ingres­sos disponíveis pelo site. O even­to é uma ini­cia­ti­va da Favela Hold­ing, sendo pro­duzi­do pela InFavela, em parce­ria com a Cen­tral Úni­ca das Fave­las (Cufa). Menores de 14 anos e maiores de 65 anos não pagam.

A pro­moção terá palestras com o min­istro dos Dire­itos Humanos e da Cidada­nia, Sil­vio Almei­da, com o tema Reflexões sobre econo­mia, favela e dire­itos humanos; a atriz Regi­na Casé, com o tema Edu­cação antir­racista, o que você está fazen­do?, os rap­pers MV Bill e Nega Giz­za, com o tema Rap é com­pro­mis­so, entre out­ras con­fer­ên­cias, além de exposições, con­tação de histórias, lança­men­to de livros, work­shops e shows.

Empreendedorismo

Tam­bém será apre­sen­ta­da pesquisa sobre empreende­doris­mo real­iza­da pelo Insti­tu­to Data Favela, por seu fun­dador Rena­to Meirelles. Segun­do o estu­do, quase 40% dos moradores de fave­las no Rio de Janeiro têm negó­cio próprio, e para 23% essa é a prin­ci­pal fonte de ren­da. Entre aque­les que não têm um negó­cio próprio, 22% têm a intenção de começar a empreen­der nos próx­i­mos 12 meses.

Quan­do falo que a favela não é carên­cia, mas uma grande potên­cia, é uma for­ma de cor­ri­gir o olhar rec­hea­do de com­paixão equiv­o­ca­da e pre­con­ceito por uma região que pro­duz e con­some R$ 208 bil­hões por ano. Por­tan­to, é impor­tante olhar a potên­cia dessas pes­soas, não ape­nas olhar para o que fal­ta para elas. E a Expo Favela Inno­va­tion chegou para poten­cializar ain­da mais. É muito impor­tante [que a pro­moção] tam­bém ven­ha a ser um lugar em que os empreende­dores do asfal­to se recon­heçam, trazen­do a opor­tu­nidade para os empreende­dores da favela se conectarem com eles, tor­nan­do-se o berço do empreende­doris­mo em que todos pos­sam chamar de seu”, afir­mou, em nota, Cel­so Athayde, ide­al­izador do even­to.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Secretário de Educação de Belford Roxo é preso em operação da PF

Repro­dução: © Polí­cia Federal/divulgação Ação conta com o apoio do Ministério Público Federal no Rio …