...
sábado ,15 março 2025
Home / Cultura / Exposição Atrás da Grande Muralha pode ser vista até esta semana

Exposição Atrás da Grande Muralha pode ser vista até esta semana

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Mostra apresenta nova arte chinesa e brasileira


Pub­li­ca­do em 31/05/2022 — 08:02 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Esta é a últi­ma sem­ana para o públi­co vis­i­tar a exposição Atrás da Grande Mural­ha: Nova Arte Chi­ne­sa e Brasileira, que ter­mi­na a tem­po­ra­da no Museu de Arte de Brasília (MAB) no próx­i­mo domin­go (5).

A exposição foi aber­ta no dia 23 de março e ago­ra segue para o Rio de Janeiro (RJ), no Cen­tro Cul­tur­al Cor­reios, e depois para a Camp­inas (SP), no Insti­tu­to CPFL.

A curado­ria criou a exposição espe­cial­mente para o públi­co brasileiro. Um dos obje­tivos é mostrar as difer­entes maneiras pelas quais os artis­tas uti­lizam ele­men­tos tradi­cionais da própria cul­tura, como a caligrafia, a tin­ta chi­ne­sa e os vestí­gios da pin­tu­ra real­ista social­ista, para cri­ar obras cria­ti­vas e de impacto, voltadas a questões atu­ais e globais.

Segun­do a orga­ni­za­ção do even­to, os tra­bal­hos traduzem esteti­ca­mente a pan­demia de covid-19, as desigual­dades da glob­al­iza­ção, a frag­ili­dade da matéria, os prob­le­mas ambi­en­tais, a hipocrisia humana e o ter­ritório estre­ito e des­o­lador do pre­con­ceito.

Para reunir as obras expostas no Brasil, o curador Clay D’Paula fez várias via­gens à Chi­na, e algu­mas obras foram cri­adas espe­cial­mente para a exposição. Um pon­to alto é a relação que alguns artis­tas brasileiros esta­b­ele­cem com a cul­tura chi­ne­sa.

“É tão forte, que quan­do o vis­i­tante chegar às salas da exposição será prati­ca­mente impos­sív­el para ele deter­mi­nar se a obra foi cri­a­da por um artista chinês ou brasileiro. Há uma con­vergên­cia estéti­ca imen­sa entre os dois gru­pos. É jus­ta­mente essa con­fluên­cia cul­tur­al que me estim­u­lou a pro­duzir a exposição, que lev­ou qua­tro anos para ser orga­ni­za­da”, disse  Clay, em nota.

Os artis­tas par­tic­i­pantes são Pu Jie, Angel HUI Hoi Kiu, Zinan Lam, Glênio Lima, Yao Lu, Ilana Lan­sky, Lígia de Medeiros, Tai­go Meire­les, Mzyel­low, Raquel Nava, Wil­son Neto, Chris­tus Nóbre­ga, Alber­to Oliveira, Heloisa Oliveira, Fer­nan­da Pac­ca, Phil, Sanagê, Dulce Schuck Schunck, Joseph Tong, O Trop­i­cal­ista, Wang Wu, Sun Xun, Tian­li Zu.

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …