...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Cultura / Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Mostra está sendo apresentada no Centro Cultural São Paulo


Publicado em 18/07/2024 — 08:58 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

No dia 18 de jul­ho é cel­e­bra­do o Dia Inter­na­cional Nel­son Man­dela, data esta­b­ele­ci­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) em recon­hec­i­men­to à con­tribuição de Man­dela para a paz e liber­dade em todo o mun­do.

Mor­to em dezem­bro de 2013, aos 95 anos, Man­dela lutou incansavel­mente pelo fim do regime de seg­re­gação racial (apartheid) na África do Sul.

Ele foi o primeiro pres­i­dente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e rece­beu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. O líder ficou con­heci­do como Madi­ba (rec­on­cil­i­ador) dev­i­do ao clã a que per­ten­cia e rece­beu o títu­lo de O Pai da Pátria.

E para cel­e­brar sua história, o Cen­tro Cul­tur­al São Paulo (CCSP) está pro­moven­do uma exposição gra­tui­ta em hom­e­nagem a Man­dela. Chama­da de Man­dela, Ícone Mundi­al de Rec­on­cil­i­ação, a mostra apre­sen­ta 50 painéis fotográ­fi­cos que foram trazi­das ao país pelo Insti­tu­to Brasil África (IBRAF) em parce­ria exclu­si­va com a Nel­son Man­dela Foun­da­tion, enti­dade cri­a­da por Man­dela em Joanes­bur­go, na África do Sul.

A exposição bus­ca apre­sen­tar ao públi­co alguns aspec­tos menos con­heci­dos sobre sua vida. Entre elas, o fato de Man­dela ter fugi­do de um casa­men­to arran­ja­do e de uma posição de destaque em uma sociedade tradi­cional para perseguir um futuro políti­co. A exposição tam­bém apre­sen­ta um Man­dela jovem, que cor­ria lon­gas dis­tân­cias e prat­i­ca­va boxe.

“Na exposição, é pos­sív­el obser­var não ape­nas uma fac­eta de Man­dela, mas várias. Madi­ba era muitos, por vezes uma figu­ra con­tro­ver­sa, e o que a exposição nos mostra é que ele era, aci­ma de tudo, uma pes­soa nor­mal, com defeitos, assim como eu e você”, disse o pro­fes­sor João Bosco Monte, fun­dador e pres­i­dente do Insti­tu­to Brasil África, por meio de nota.

Em car­taz até 30 de agos­to, a mostra já pas­sou por Brasília e seguirá por out­ras cidades brasileiras até 2025. Em São Paulo, ela é gra­tui­ta e incluirá uma ação espe­cial que será real­iza­da hoje (18), data em que se cel­e­bra Man­dela Day. O sem­i­nário A vida e o lega­do de Nel­son Man­dela acon­tece no CCSP, na Sala Jardel Fil­ho, e tem iní­cio às 16h.

Seminário

Nesse sem­i­nário serão real­iza­dos debates que vão abor­dar as estraté­gias de Man­dela para pro­mover a paz, a luta con­tra o racis­mo e a dis­crim­i­nação e a edu­cação como fer­ra­men­ta para o desen­volvi­men­to social e econômi­co.

Mais infor­mações sobre a exposição e o sem­i­nário poderão ser obti­das no site do CCSP.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …