...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Cultura / Exposição no Complexo da Maré destaca estética dos bailes de favela

Exposição no Complexo da Maré destaca estética dos bailes de favela

Repro­dução: © Thais Valencio/ Divul­gação

Trabalhos são de artistas que vivem em comunidades periféricas do Rio


Pub­li­ca­do em 12/08/2023 — 17:40 Por Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Bailes de favela são o tema da exposição Pista Rit­mo Fluxo, que estreia hoje (12) no Galpão Bela Maré, espaço cul­tur­al na favela Nova Holan­da, Com­plexo da Maré, no Rio de Janeiro. A mostra apre­sen­ta pin­turas, fotografias e insta­lações pro­duzi­das por artis­tas de comu­nidades per­iféri­c­as do Rio de Janeiro. A ini­cia­ti­va é coor­de­na­da pelo Obser­vatório de Fave­las, orga­ni­za­ção da sociedade civ­il que defende políti­cas públi­cas e dire­itos às pop­u­lações de fave­las.

Durante três meses, os artis­tas par­tic­i­param de uma residên­cia-for­ma­ti­va na Esco­la Livre de Artes (ELÃ). Nos encon­tros, eles estu­daram a estéti­ca dos bailes, com ênfase nos aspec­tos cul­tur­ais e políti­cos. Nesse perío­do, foi prepara e mon­ta­da a exposição. E o públi­co em ger­al teve a opor­tu­nidade de par­tic­i­par de uma Aula Baile aber­ta.

12/08/2023, Exposição no Complexo da Maré destaca estética dos bailes de favela. Foto: Thais Valencio/ Divulgação
Repro­dução: 12/08/2023, Exposição no Com­plexo da Maré desta­ca estéti­ca dos bailes de favela. Foto: Thais Valencio/ Divul­gação — Thais Valencio/ Divul­gação

Os artis­tas res­i­dentes que expõem tra­bal­hos nes­sa edição do pro­je­to são: Agatha Maria, Aline Peres, Bruno Lyfe, Ciana, Guil­herme Kid, Idra Maria, Joel­ing­ton Rios, Mal­vo, Mapô, Mayra, Melis­sa de Oliveira, Myl­lena Arau­jo, Pre­ta QueenB Rull, Rober­ta Hol­i­day e Tainan Cabral. Todos de origem fave­la­da e per­iféri­ca. A curado­ria da exposição é de Jean Car­los Azu­os.

A parte pedagóg­i­ca ficou sob respon­s­abil­i­dade da coor­de­nado­ra Natália Nichols. Ela desta­cou a importân­cia do inter­câm­bio cul­tur­al entre os par­tic­i­pantes e da diver­si­dade de exper­iên­cias artís­ti­cas.

“A mostra cel­e­bra essa cena artís­ti­ca que nasce com o dese­jo de exal­tar refer­ên­cias cul­tur­ais que vem das fave­las e per­ife­rias. Será pos­sív­el ver tra­bal­hos em diver­sos suportes e influên­cias como pin­tu­ra, fotografia e insta­lação. A exposição é fru­to des­ta exper­iên­cia artís­ti­co-pedagóg­i­ca e tam­bém foi pen­sa­da cole­ti­va­mente pelo grupo”, disse Natália Nichols.

No even­to de lança­men­to da exposição, se apre­sen­tam a mul­ti­artista e pesquisado­ra de som Ciana, com par­tic­i­pações de Pre­ta QueenB Rull (can­tor, com­pos­i­tor, ator, cri­ador de con­teú­dos e drag queen) e Moth­er Idra Maria (per­former, fig­urin­ista e artista cêni­ca). Elas vão traz­er um pouco da cul­tura ball­room, bailes volta­dos tradi­cional­mente para a pop­u­lação afro-amer­i­cana e lati­na LGBTQ+. Tam­bém estão pre­vis­tas par­tic­i­pações dos DJ Glau e DJ Oníri­ca, e do Batekoo DJ Set (movi­men­to de artis­tas negros, per­iféri­cos e LGBTQ+).

A Esco­la Livre de Artes (ELÃ) existe des­de 2019 e tem apoio do Min­istério da Cul­tura. E con­ta com patrocínio do Insti­tu­to Cul­tur­al Vale, Itaú Uni­ban­co e White Mar­tins, por meio da Lei Fed­er­al de Incen­ti­vo à Cul­tura.

Serviço

Exposição Cole­ti­va PISTA RITMO FLUXO

Local: Galpão Bela Maré. Rua Bit­ten­court Sam­paio, 169, Maré, Rio de Janeiro — RJ.

Aber­tu­ra: Dia 12/08, a par­tir das 15h

Vis­i­tação: Até 14/10, de terça-feira a sába­dos, das 10h às 18h

Entra­da gra­tui­ta

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …