...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Entretenimento / Exposição retrata memória afetiva de brinquedos inspirados no futebol

Exposição retrata memória afetiva de brinquedos inspirados no futebol

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Entrada é gratuita nesta quinta-feira, no Dia da Criança


Pub­li­ca­do em 12/10/2023 — 11:09 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Fute­bol de botão, fute­bol de tab­uleiro, pebolim, jogo da vel­ha de times de fute­bol, mas­cotes da Copa do Mun­do fem­i­ni­na e mas­culi­na, álbuns de fig­ur­in­has, Super Trun­fo, uma Bar­bie jogado­ra de fute­bol e um Mick­ey Mouse usan­do uma camisa da seleção brasileira de fute­bol. Todos ess­es brin­que­dos — e muitos out­ros que diver­ti­ram cri­anças de vari­adas ger­ações — poderão ser vis­tos a par­tir des­ta quin­ta-feira (12), na nova exposição em car­taz no Museu do Fute­bol, chama­da de Fute­bol de Brin­que­do. A curado­ria é do jor­nal­ista e escritor Marce­lo Duarte, autor da série de livros O Guia dos Curiosos.

São Paulo SP 11/10/2023 . Museu do Futebol inaugura a nova exposição temporária “Futebol de Brinquedo.” Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Museu do Fute­bol inau­gu­ra a nova exposição tem­porária Fute­bol de Brin­que­do.- Paulo Pinto/Agência Brasil

Muitos dess­es obje­tos são da coleção do próprio curador e fiz­er­am parte de sua infân­cia.

“Eu brin­quei com todos eles. Muitos dos brin­que­dos que estão expos­tos são meus. A curado­ria foi uma grande brin­cadeira: procu­ramos cole­cionadores para res­gatar peças em bom esta­do e para mostrar o que era brin­car de fute­bol dos anos 50 para cá. Há coisas aqui que são min­has, há brin­que­dos que eu fiz [como o Tira-Teima e a revista Jogan­do com a Placar] e tem brin­que­dos que eu até joguei, mas não tin­ha guarda­do comi­go”, con­tou o curador à Agên­cia Brasil.

Um dos fil­hos de Duarte rela­tou à reportagem que chegou a brin­car com o Pre­gob­ol do pai, um dos obje­tos em exposição. Mas o fute­bol reple­to de pre­gos sim­u­lan­do jogadores em uma tábua de madeira parece não ter con­quis­ta­do o fil­ho, que pref­ere mes­mo brin­car de fute­bol — porém no videogame.

E esse é um dos obje­tivos da exposição: mostrar ao públi­co como foi brin­car de jog­ar fute­bol ao lon­go do tem­po.

“A primeira bola, que é o primeiro brin­que­do da humanidade, teria surgi­do há 6 mil anos antes de Cristo. O ser humano chutar uma bola é algo muito mile­nar e ances­tral. Mas o fute­bol foi sis­tem­ati­za­do com regras na vira­da do sécu­lo 19 para o sécu­lo 20, pelos ingle­ses, mas há reg­istros de fute­bol na Chi­na, no Méx­i­co e em lugares da Europa. Então, brin­car de fute­bol, de fato, é ances­tral”, expli­ca Marília Bonas, dire­to­ra téc­ni­ca do Museu do Fute­bol.

A mostra faz um mer­gul­ho na memória afe­ti­va de brin­que­dos rela­ciona­dos ao esporte mais con­heci­do do mun­do. Se para os adul­tos é um res­gate de memórias, para as cri­anças, ela dev­erá des­per­tar a curiosi­dade. “É um pas­seio pela memória afe­ti­va — e, imag­i­no, de muitos pais, que hoje sofrem com os fil­hos mais novos jogan­do videogame, que é o meu caso, em que per­co sem­pre de golea­da. Mas essa exposição é para mostrar aos fil­hos que, quan­do não tin­ha videogame, a gente brin­ca­va assim. E era tão diver­tido quan­to hoje em dia”, desta­cou Duarte.

“Temos muito claro que o fute­bol é um pon­to de conexão entre pais e fil­hos e fil­has. O que quise­mos aqui foi hom­e­nagear os adul­tos, mostran­do como se brin­ca­va de fute­bol. E traz­er esse uni­ver­so para os pais mostrarem a seus fil­hos como brin­cavam. O brin­car de fute­bol é um jeito de conec­tar as ger­ações”, disse.

Alguns dos brin­que­dos em exposição são raros, como um boneco do Pelé, de 1958. Há tam­bém o Ludo­pe­dio, um jogo cri­a­do pelo can­tor Chico Buar­que, lança­do em 1970, perío­do em que ele ficou exi­la­do na Itália.

São Paulo SP 11/10/2023 . Museu do Futebol inaugura a nova exposição temporária “Futebol de Brinquedo.” Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Alguns dos brin­que­dos em exposição são raros, como um boneco do Pelé, de 1958– Paulo Pinto/Agência Brasil

“Um dos obje­tos de que mais gos­to é o Man­u­al do Zé Car­i­o­ca. O Man­u­al foi lança­do pela primeira vez em 1974, e foi o primeiro livro de fute­bol da min­ha ger­ação. Eu tin­ha quase 10 anos quan­do saiu esse man­u­al e era o livro que trazia as curiosi­dades do fute­bol. Foi o ‘Guia dos Curiosos’ que eu li quan­do era cri­ança e que me inspirou a faz­er livros assim depois”, afir­mou.

São Paulo SP 11/10/2023 . Museu do Futebol inaugura a nova exposição temporária “Futebol de Brinquedo.” Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Man­u­al do Zé Car­i­o­ca — Paulo Pinto/Agência Brasil

Representatividade

Segun­do a dire­to­ra téc­ni­ca do Museu do Fute­bol, a curado­ria bus­cou tam­bém apre­sen­tar que os brin­que­dos podem diver­tir meni­nos e meni­nas. Antiga­mente, eram volta­dos somente aos meni­nos e ao fute­bol mas­culi­no. Por isso, o vis­i­tante vai encon­trar des­de a mas­cote da Copa do Mun­do de Fute­bol Fem­i­ni­no de 2023, a Tazu­ni, a um time de botão fem­i­ni­no.

São Paulo SP 11/10/2023 . Museu do Futebol inaugura a nova exposição temporária “Futebol de Brinquedo.” Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Museu do Fute­bol inau­gu­ra a nova exposição tem­porária Fute­bol de Brin­que­do.- Paulo Pinto/Agência Brasil

“A gente que­ria cel­e­brar esse brin­car de fute­bol e tam­bém traz­er esse uni­ver­so dos brin­que­dos de fute­bol, que é algo no Brasil a par­tir da déca­da de 50 e que aí é atrav­es­sa­do por questões de rep­re­sen­tação. Temos muitos brin­que­dos aqui que, em tese, são volta­dos para meni­nos, emb­o­ra as meni­nas tam­bém brin­quem. Os times fem­i­ni­nos ain­da são pouco rep­re­sen­ta­dos, mas o museu trouxe isso: pro­duz­i­mos alguns brin­que­dos [como as bonecas Mini Craques da seleção fem­i­ni­na de fute­bol] para mostrar que não é difí­cil ter o fute­bol fem­i­ni­no rep­re­sen­ta­do nos brin­que­dos”.

Entrada gratuita no feriado

No Dia da Cri­ança, cel­e­bra­do nes­ta quin­ta-feira, a entra­da na mostra será gra­tui­ta. Além da exposição, as cri­anças poderão se diver­tir com uma série de ativi­dades preparadas pelo museu. Entre elas, brin­que­dos infláveis, como escal­a­da e desafio de chute a gol, e con­tação de histórias. Na área exter­na, haverá um Pre­gob­ol gigante e um pebolim humano, que farão parte da exposição e aber­tos para uso do públi­co. A Orques­tra de Heliópo­lis irá se apres­ne­tar às 11h.

A exposição Fute­bol de Brin­que­do pode ser vis­i­ta­da até abril do ano que vem, com entra­da gra­tui­ta para o públi­co às terças-feiras. Cri­anças de até 7 anos não pagam a entra­da.

Mais infor­mações sobre a mostra podem ser obti­das no site do Museu do Fute­bol .

São Paulo SP 11/10/2023 . Museu do Futebol inaugura a nova exposição temporária “Futebol de Brinquedo.” Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Exposição está disponív­el no Museu do Fute­bol– Paulo Pinto/Agência Brasil

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …