...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Economia / Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda

Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda

Repro­dução: © Cristi­na Indio do Brasil/Arquivo/Agência Brasil

Mudança abrange inicialmente operações de saque e depósito


Publicado em 08/07/2024 — 08:05 Por Bruno Bocchini — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

Os ter­mos uti­liza­dos nos extratos bancários pas­sarão a ser padroniza­dos a par­tir des­ta segun­da-feira (8). De acor­do com a Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban), a mudança vai abranger ini­cial­mente as denom­i­nações exis­tentes para as oper­ações de saque e depósi­to. Pos­te­ri­or­mente, as demais oper­ações finan­ceiras serão incluí­das no proces­so de padroniza­ção.

Pela nova nomen­clatu­ra, oper­ações como “depósi­to de cheque no ATM”, uti­liza­da por algu­mas insti­tu­ições finan­ceiras quan­do o cliente deposi­ta cheque nos caixas eletrôni­cos (ATM) da agên­cia, pas­sam a ser descritas no extra­to com a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Já as oper­ações em que o cliente saca din­heiro em espé­cie no caixa con­ven­cional da agên­cia, com o cartão da con­ta, serão impres­sas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Segun­do o dire­tor adjun­to de Serviços da Febra­ban, Wal­ter Faria, a medi­da tem o obje­ti­vo de tornar a com­preen­são das infor­mações mais acessív­el, prin­ci­pal­mente para os clientes que têm ou pre­cisam aces­sar con­tas bancárias de mais de uma insti­tu­ição finan­ceira.

“Atual­mente, os ban­cos usam mais de 4 mil tipos de nomen­clat­uras difer­entes em suas oper­ações, o que gera difer­enças sig­ni­fica­ti­vas entre eles para um mes­mo tipo de oper­ação finan­ceira”, desta­cou.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Com construção parada, Angra 3 investe em conservação de equipamentos

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil Alguns dos itens guardados pela usina são de 1984 Publicado …