...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias / F20: favelas cariocas promovem fórum de debates sociais de olho no G20

F20: favelas cariocas promovem fórum de debates sociais de olho no G20

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Objetivo é ampliar participação das comunidades na cúpula


Publicado em 08/07/2024 — 07:02 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Lid­er­anças de fave­las do Rio de Janeiro se reúnem nes­ta segun­da-feira (8) para o Fave­las 20 (F20), fórum de debates que pre­tende apre­sen­tar deman­das para o G20 Social. O even­to será na Casa Voz Vidi­gal, na zona sul da cidade. Já con­fir­maram pre­sença rep­re­sen­tantes da Vila Kennedy, de Man­guin­hos, da Rocin­ha, do Vidi­gal, Com­plexo do Alemão, da Maré, de Acari, do Caju, Fumacê e Jacarez­in­ho.

A Cúpu­la Social do G20 será real­iza­da entre os dias 14 e 16 de novem­bro, tam­bém no Rio de Janeiro. O F20 pre­tende ampli­ar a base de par­tic­i­pação e de decisão dos movi­men­tos de fave­las nos proces­sos da Cúpu­la. Lid­er­anças enten­dem que é uma opor­tu­nidade para for­t­ale­cer a estraté­gia de deixar a par­tic­i­pação social como grande lega­do da presidên­cia brasileira no G20.

O F20 quer dar pro­tag­o­nis­mo às vozes fave­ladas na luta por justiça social e for­t­ale­cer as pau­tas que visam a super­ar prob­le­mas como pobreza, vio­lên­cia, impactos ambi­en­tais e fal­ta de infraestru­tu­ra. Sem a per­spec­ti­va das fave­las nas dis­cussões do G20, existe a pre­ocu­pação de que neces­si­dades especí­fi­cas dessas comu­nidades pos­sam ser igno­radas.

“O obje­ti­vo do F20 é faz­er a pop­u­lação da favela par­tic­i­par da toma­da de decisão. A gente quer incluir muito mais a favela nos debates locais, region­ais e espe­cial­mente globais a par­tir do que acon­tece den­tro dela. Vamos levar a favela para as dis­cussões globais”, afir­ma Gabriela San­tos, dire­to­ra exec­u­ti­va do Voz das Comu­nidades.

O F20 é divi­di­do em cin­co gru­pos de tra­bal­ho (GTs): com­bate às desigual­dades, pobreza, fome e pro­moção da saúde men­tal; aces­so à água potáv­el, sanea­men­to bási­co e higiene pes­soal; com­bate à crise climáti­ca e pro­moção da tran­sição energéti­ca jus­ta; com­bate ao risco de desas­tres nat­u­rais;  trans­for­mação, inclusão dig­i­tal e cul­tur­al.

Serviço

Cer­imô­nia de lança­men­to do F20

Data: segun­da-feira, 8 de jul­ho de 2024

Horário: 9h às 11h da man­hã

Local: Casa Voz Vidi­gal — Rua Arman­do Almei­da Lima, número 8 — Vidi­gal

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …