...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Farinha, a estrela do Acre é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

Farinha, a estrela do Acre é tema do Caminhos da Reportagem de hoje

Repro­dução: © Reprodução/EBC

Programa vai ao ar, às 22h, na TV Brasil


Pub­li­ca­do em 11/12/2022 — 09:33 Por EBC — Brasília

ouvir:

A cidade de Cruzeiro do Sul (AC), quase na fron­teira entre o Brasil e o Peru, já teve o extra­tivis­mo da bor­racha como sua prin­ci­pal ativi­dade econômi­ca, até o iní­cio do sécu­lo 20. Hoje, é a far­in­ha de man­dio­ca quem movi­men­ta e traz ren­da para as comu­nidades locais. Des­de 2017, a far­in­ha de Cruzeiro do Sul con­ta com o selo de indi­cação geográ­fi­ca (IG), que recon­hece a qual­i­dade e tradição de um pro­du­to a par­tir das condições ambi­en­tais e modo de faz­er local. 

Resul­ta­do da mis­tu­ra da cul­tura indí­ge­na da man­dio­ca com os hábitos dos nordes­ti­nos que migraram para o Norte, a far­in­ha vem con­qui­s­tan­do mer­ca­dos den­tro e fora do Brasil.  Em parce­ria com o Sebrae, nos­sa equipe vis­i­tou a região para con­hecer como é feito o proces­so des­de o plan­tio da man­dio­ca até a ven­da nos mer­ca­dos. O pro­gra­ma vai ao ar às 22h, na TV Brasil.

Farinha, a estrela do Acre é tema do Caminhos da Reportagem de hoje.
pro­dução: Far­in­ha, a estrela do Acre é tema do Cam­in­hos da Reportagem de hoje. — Reprodução/EBC

“Os indí­ge­nas tiver­am papel de grande relevân­cia na pas­sagem de seus con­hec­i­men­tos ances­trais para o homem bran­co. Eles pas­saram essa for­ma cul­tur­al deles de faz­er a far­in­ha, que é man­ti­da sec­u­lar­mente até hoje”, expli­ca o his­to­ri­ador Nar­célio Gen­eroso.

Cruzeiro do Sul  tem cer­ca de 90 mil habi­tantes e 12 mil casas de far­in­ha em fun­ciona­men­to. Maria José Maciel, a “Veia”, é a pres­i­dente da coop­er­a­ti­va que orga­ni­za essa pro­dução. “Antes do selo de indi­cação geográ­fi­ca era muito difí­cil porque qual­quer pes­soa podia usar o nome ‘Far­in­ha de Cruzeiro do Sul’, mas hoje só nós da Cen­tral do Juruá é que podemos. O selo começou a nos abrir por­tas”, con­ta.

Farinha, a estrela do Acre é tema do Caminhos da Reportagem de hoje
~Repro­dução: Far­in­ha, a estrela do Acre é tema do Cam­in­hos da Reportagem de hoje — Reprodução/EBC

A orga­ni­za­ção dos agricul­tores na coop­er­a­ti­va otimiza a pro­dução, mel­ho­ra o preço final e traz mais qual­i­dade de vida para o pro­du­tor. O ofí­cio, muitas vezes, é pas­sa­do de ger­ação em ger­ação, como Fran­cis­co da Sil­va Maciel, que apren­deu a faz­er a far­in­ha com o pai.

“Eu ten­ho orgul­ho de ser pro­du­tor. Foi o que meu pai me ensi­nou, o lega­do que ele deixou para nós é tra­bal­har. O que eu apren­di foi faz­er far­in­ha e até hoje eu levo”, con­ta Fran­cis­co, que mostrou em detal­h­es como é o proces­so arte­sanal de tingi­men­to da far­in­ha feito na coop­er­a­ti­va. O tom “amare­lin­ho” do grão, obti­do por meio do açafrão, vai ao gos­to do freguês e Fran­cis­co encara com uma arte.

A estrela de Cruzeiro do Sul tam­bém ocu­pa espaço de destaque na culinária. A far­in­ha já faz parte dos hábitos ali­menta­res diários dos acre­anos, mas o chefe Jairé Cun­ha tra­bal­ha o ingre­di­ente em pratos pouco habit­u­ais, como sushi feito com a far­in­ha de man­dio­ca. A região apos­ta que as belezas da flo­res­ta, a tradição dos povos indí­ge­nas e a culinária local podem impul­sion­ar tam­bém o tur­is­mo.

“Nós somos um grande des­ti­no de sur­pre­sa. A visão de fora ain­da é muito ref­er­ente às flo­restas, que são a nos­sa grande potên­cia, de fato. Mas as pes­soas ficam muito sur­pre­sas com o que vão encon­trar por aqui. Tem que vir com o coração aber­to, porque vai ser sur­preen­di­do, mas pos­i­ti­va­mente”, afir­ma Thaly Figueire­do, pro­du­to­ra de con­teú­do que incen­ti­va o tur­is­mo na região, com­par­til­han­do nas redes soci­ais infor­mações sobre atrações e des­ti­nos do esta­do.

Farinha, a estrela do Acre é tema do Caminhos da Reportagem de hoje.
Repro­dução: Far­in­ha, a estrela do Acre é tema do Cam­in­hos da Reportagem de hoje. — Reprodução/EBC
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …