...
domingo ,23 março 2025
Home / Esportes / Fãs de Roberto Dinamite se despedem do craque vascaíno em São Januário

Fãs de Roberto Dinamite se despedem do craque vascaíno em São Januário

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Velório termina hoje às 19h e na terça corpo sairá em cortejo às 10h30


Pub­li­ca­do em 09/01/2023 — 16:56 Por Agên­cia Brasil* — Rio de Janeiro

ouvir:

Mil­hares de torce­dores prestam as últi­mas hom­e­na­gens ao craque e ído­lo vas­caíno Rober­to Dina­mite, cujo cor­po é vela­do no Está­dio de São Januário, sede do clube em São Cristóvão, zona norte do Rio, des­de as 10h15 de hoje (9). O ex-jogador, de 68 anos, mor­reu no domin­go (8), após mais de um ano de trata­men­to con­tra um câncer de intesti­no. 

Antes de os portões serem aber­tos, a fila de fãs com faixas e car­tazes já dobra­va o quar­teirão de São Januário do lado de fora do está­dio. Pela man­hã, Edmun­do, ex-ata­cante do Cruz­malti­no, com­pare­ceu à cer­imô­nia e não con­teve as lágri­mas diante do caixão.

“É muito difí­cil falar de quem a gente ama, idol­a­tra, admi­ra e con­vive. Eu entrei aqui em São Januário, com cin­co ou seis anos para treinar fut­sal e o Rober­to esta­va treinan­do em cam­po e eu quase per­di a hora porque fiquei agar­ra­do à grade assistin­do. Vin­do de casa para cá esse filme me pas­sou pela cabeça, e ao chegar aqui essa tris­teza de vê-lo numa posição que a gente não gostaria de ver. Mas o que con­for­ta é que ele vai des­cansar e a mul­ti­dão de apaixon­a­dos aqui [pre­sente], desabafou Edmun­do.

Quem tam­bém se des­pediu do craque cruz­malti­no foi Zico, ído­lo rubro-negro.  Adver­sários den­tro de cam­po, fora dele os dois jogadores tornaram-se ami­gos.

“Tive­mos tan­tos momen­tos de vitórias e de der­ro­tas, mas a amizade sem­pre foi pau­ta­da pelo respeito, pelo car­in­ho e tive opor­tu­nidade de con­viv­er por muitos e muitos anos com ele. Foram prati­ca­mente 50 anos de amizade e grandes momen­tos vivi­dos. Na seleção brasileira nós nun­ca fomos der­ro­ta­dos jogan­do jun­tos. É lógi­co que é uma per­da muito grande pro nos­so fute­bol, uma per­da muito grande pro nos­so país por tudo aqui­lo que ele rep­re­sen­tou no fute­bol brasileiro”, afir­mou Zico, rece­bido com aplau­sos no velório do ami­go.

Campeão mundi­al em 1994 com a seleção brasileira, o ex-lat­er­al Bran­co esteve em São Januário para dar o últi­mo adeus a Dina­mite. Foram muitos con­fron­tos em que os dois ficarm em lados opos­tos do cam­po: Bran­co no Flu­mi­nense, e Dina­mite no Vas­co.

“O Rober­to foi e sem­pre será uma grande refer­ên­cia como atle­ta, jogador de fute­bol e aci­ma de tudo como homem, uma pes­soa espetac­u­lar, uma humil­dade ina­cred­itáv­el. Mas com certeza ficará na nos­sa memória e no nos­so coração pro resto da vida”, disse o lat­er­al.

A cer­imô­nia segue aber­ta ao públi­co em São Januário até às 19h (horário de Brasília) de hoje (9). Na terça-feira (10), ape­nas famil­iares e con­vi­da­dos prestarão as últi­mas hom­e­na­gens ao craque cruz­mati­no,  das 9h às 10h. Na sequên­cia, às 10h30, o cor­po de Rober­to Dina­mite será lev­a­do em corte­jo por veícu­lo do Cor­po de Bombeiros até o Cemitério Nos­sa Sen­ho­ra de Belém, em Duque de Cax­i­as (RJ), onde será sepul­ta­do ao lado dos pais.

* Colab­o­ração de Pedro Dabés (estag­iário), sob super­visão de Verôni­ca Dal­canal

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …