...
domingo ,21 julho 2024
Home / Saúde / Fase vermelha começa hoje em SP com comércio e parques fechados

Fase vermelha começa hoje em SP com comércio e parques fechados

2020-03-24t205735z_1067925379_rc2jqf9q10h6_rtrmadp_3_health-coronavirus-brazil

© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reser­va­dos (Repro­dução)

Medida vale por 14 dias, até 19 deste mês


Pub­li­ca­do em 06/03/2021 — 11:14 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Para ten­tar con­ter o avanço do novo coro­n­avírus, todo o esta­do de São Paulo entra, a par­tir de hoje (6), na fase 1‑vermelha do Plano São Paulo, onde somente serviços con­sid­er­a­dos essen­ci­ais podem fun­cionar. A medi­da vale pelo perío­do de 14 dias, até 19 de março.

Na fase ver­mel­ha, a mais restri­ti­va do Plano São Paulo, somente serviços con­sid­er­a­dos essen­ci­ais, como indús­tria, far­má­cias, padarias, pos­tos de com­bustíveis, trans­porte, ban­cos, hotéis e super­me­r­ca­dos, podem fun­cionar. Tam­bém podem fun­cionar esta­b­elec­i­men­tos reli­giosos, que foram recen­te­mente incluí­dos como ativi­dade essen­cial pelo gov­er­nador João Doria.

As aulas pres­en­ci­ais nas esco­las da rede públi­ca ou pri­va­da não serão sus­pen­sas nesse perío­do. A fre­quên­cia dos alunos, no entan­to, não é obri­gatória e a capaci­dade é lim­i­ta­da a 35%. Segun­do o gov­er­no paulista, as aulas serão per­mi­ti­das prin­ci­pal­mente para aten­der aos alunos de maior vul­ner­a­bil­i­dade.

Par­ques, comér­cio de rua, shop­pings, acad­e­mias, museus e cin­e­mas terão que ficar fecha­dos. Já bares e restau­rantes somente poderão fun­cionar para serviços de entre­ga ou dri­ve-thru.

A medi­da pre­tende diminuir a cir­cu­lação do vírus pelo esta­do. Esta sem­ana, São Paulo bateu recorde de mortes reg­istra­da em um úni­co dia. Tam­bém foi reg­istra­do recorde no número de pacientes inter­na­dos em unidades de ter­apia inten­si­va (UTIs), com diver­sos hos­pi­tais já atingin­do 100% de ocu­pação. Ontem (5), o esta­do atingiu o maior número de pacientes inter­na­dos em UTIs: 8.093. Soman­do aos pacientes inter­na­dos em enfer­marias, o esta­do con­tabi­liza mais de 18 mil pes­soas inter­nadas, o maior número já atingi­do des­de o iní­cio da pan­demia, em fevereiro do ano pas­sa­do.

O Plano São Paulo é divi­di­do em cin­co fas­es, que vão do nív­el máx­i­mo de restrição de ativi­dades não essen­ci­ais (ver­mel­ho) a eta­pas iden­ti­fi­cadas como con­t­role (laran­ja), flex­i­bi­liza­ção (amare­lo), aber­tu­ra par­cial (verde) e nor­mal con­tro­la­do (azul). O plano divide o esta­do em 17 regiões e cada uma delas é clas­si­fi­ca­da em uma fase do plano, depen­den­do de fatores como capaci­dade do sis­tema de saúde e evolução da epi­demia.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Diabetes não controlado pode causar problemas cardiovasculares

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialista recomenda que as pessoas façam check-ups periódicos Publicado em …