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Federação dos bancos dá dicas de como evitar golpes na Black Friday

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Quadrilhas aproveitam promoções para roubar dados pessoais


Pub­li­ca­do em 23/11/2023 — 21:21 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

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A Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) está aler­tan­do os con­sum­i­dores sobre o aumen­to do número de golpes na Black Fri­day, que ocorre nes­ta sex­ta-feira (24). De acor­do com a enti­dade, é  pre­ciso redo­brar a atenção com ofer­tas muito atraentes, lojas em redes soci­ais e ter cuida­do com cartões.

O dire­tor do Comitê de Pre­venção a Fraudes da Febra­ban, Adri­ano Volpi­ni, desta­ca que as quadrilhas aproveitam o momen­to de eufo­ria com o grande vol­ume de pro­moções para aplicar golpes usan­do “engen­haria social”, que con­siste na manip­u­lação do usuário para que ele lhe forneça infor­mações con­fi­den­ci­ais para o roubo de dados pes­soais.

“Nes­ta época do ano, são comuns abor­da­gens de crim­i­nosos com pági­nas fal­sas que sim­u­lam e‑commerce; pro­moções inex­is­tentes envi­adas por e‑mails, SMS e men­sagens de What­sApp, e a cri­ação de per­fis fal­sos que investem em mídia para apare­cer em pági­nas e sto­ries de redes soci­ais, inclu­sive com depoi­men­tos fal­sos de com­pradores”, aler­ta.

A Febra­ban recomen­da com­prar, de prefer­ên­cia, nos sites con­heci­dos e ver­i­ficar a rep­utação de sites não con­heci­dos em pági­nas de recla­mações; nun­ca usar um com­puta­dor públi­co ou de um estran­ho para efe­t­u­ar com­pras ou colo­car os dados bancários; ver­i­ficar com atenção as for­mas de paga­men­to ofer­e­ci­das pelo e‑commerce e descon­fi­ar quan­do exis­tem pou­cas opções.

A enti­dade ori­en­ta ain­da que os con­sum­i­dores devem descon­fi­ar das pro­moções com preços muito menores do que o val­or real do pro­du­to, e de sites que pedem o preenchi­men­to de for­mulários com dados pes­soais para ter aces­so às pro­moções da Black Fri­day.

Out­ra recomen­dação é o uso de cartões vir­tu­ais nas com­pras online, e a uti­liza­ção do serviço de avi­sos de transações disponi­bi­liza­dos pelos ban­cos, que infor­mam o val­or real­iza­do para cada transação, instan­ta­nea­mente. Se o con­sum­i­dor for faz­er uma com­pra pres­en­cial com cartão, ele dev­erá sem­pre con­ferir o val­or na maquin­in­ha de cartão antes de dig­i­tar a sen­ha.

“Se for pagar com Pix, sem­pre faça o paga­men­to den­tro do ambi­ente da loja vir­tu­al. Quan­do o vare­jista fornecer o códi­go QR Code, con­fi­ra com atenção todos os dados do paga­men­to e se a loja escol­hi­da é real­mente quem irá rece­ber o din­heiro. Só após essa checagem detal­ha­da, faça a trans­fer­ên­cia”, ori­en­ta a Febra­ban.

Edição: Car­oli­na Pimentel

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