...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Federação Internacional dos Jornalistas faz apelo por mais proteção

Federação Internacional dos Jornalistas faz apelo por mais proteção

Repro­dução: © Reuters

Comitê estima que 10 jornalistas morreram no conflito Israel e Hamas


Pub­li­ca­do em 13/10/2023 — 20:19 Por Gésio Pas­sos — repórter da Rádio Nacional — Brasília

ouvir:

A Fed­er­ação Inter­na­cional dos Jor­nal­is­tas (FIJ) pediu nes­ta sex­ta-feira (13) que a UNESCO, a agên­cia da ONU respon­sáv­el pela pro­teção e segu­rança dos jor­nal­is­tas, faça o máx­i­mo para pro­te­ger os jor­nal­is­tas na Faixa de Gaza. A enti­dade ain­da defend­eu que as partes em con­fli­to respeit­em o dire­ito inter­na­cional human­itário e a Car­ta das Nações Unidas.

Segun­do dados do Sindi­ca­to dos Jor­nal­is­tas da Palesti­na, ao menos seis jor­nal­is­tas palesti­nos já foram mor­tos pelos ataques israe­lens­es em Gaza. O Comitê Inter­na­cional de Pro­teção dos Jor­nal­is­tas esti­ma que 10 jor­nal­is­tas foram mor­tos e dois estavam desa­pare­ci­dos. Nes­ta sex­ta-feira, o cine­grafista da Reuters Issam Abdal­lah foi mor­to no sul do Líbano e out­ras equipes ficaram feri­das.

Para o secretário-ger­al da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas, António Guter­res, a morte do cine­grafista da Reuters demon­stra o enorme risco de o con­fli­to entre Israel e o grupo mil­i­tante palesti­no Hamas se alas­trar para o Líbano.

A pres­i­den­ta da Fed­er­ação Nacional dos Jor­nal­is­tas, Sami­ra  de Cas­tro, está acom­pan­han­do a situ­ação. Ela afir­ma que a situ­ação dos jor­nal­is­tas na Palesti­na é bas­tante del­i­ca­da.

“É pre­ciso salien­tar que o jor­nal­is­mo não é crime. E os jor­nal­is­tas infe­liz­mente estão bas­tante despro­te­gi­dos com a ofen­si­va de Israel, que não tem poupa­do a pop­u­lação civ­il e muito menos os men­sageiros que são os tra­bal­hadores e as tra­bal­hado­ras que fazem chegar à pop­u­lação do seu entorno a cober­tu­ra desse con­fli­to.”

A FIJ teme que aumente o número de mortes de profis­sion­ais da impren­sa no con­fli­to com a invasão de Israel a Gaza. A enti­dade teme as con­se­quên­cias para os civis e jor­nal­is­tas.

De acor­do com a FIJ, hoje, nen­hum jor­nal­ista estrangeiro con­segue aces­sar a Faixa de Gaza para infor­mar a sociedade.

Edição: Juliana Cézar Nunes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil, China e mais 11 países anunciam criação do Grupo Amigos da Paz

Grupo manifestou preocupação com o conflito na Ucrânia Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil …