...
segunda-feira ,17 novembro 2025
Home / Noticias / Feriado de Finados: confira o funcionamento dos serviços no Rio

Feriado de Finados: confira o funcionamento dos serviços no Rio

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Bancos funcionam nesta segunda e fecham na terça


Pub­li­ca­do em 01/11/2021 — 08:34 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

No dia 2 de novem­bro, na próx­i­ma terça-feira, é cel­e­bra­do o Dia de Fina­dos. Por ser feri­ado nacional, alguns serviços terão horário de fun­ciona­men­to alter­ado ou ficarão fecha­dos no esta­do do Rio de Janeiro

As agên­cias bancárias, por exem­p­lo, estarão aber­tas nes­ta segun­da-feira (1º) e fechadas na terça, retor­nan­do o expe­di­ente na quar­ta-feira (3). De acor­do com deter­mi­nação da Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban), os caixas eletrôni­cos per­manecerão disponíveis para os clientes. As con­tas que vencem no feri­ado podem ser quitadas sem juros na quar­ta.

Cemitérios

Com afer­ição de tem­per­atu­ra e uma série de out­ras medi­das pro­te­ti­vas con­tra a covid-19, o Cemitério São Fran­cis­co Xavier, no Caju, vai rece­ber os vis­i­tantes no Dia de Fina­dos adotan­do o pro­to­co­lo de segu­rança recomen­da­do. O horário de vis­i­tação será das 7h às 18h, com mis­sas cel­e­bradas de hora em hora, a par­tir das 8h.

Os demais cemitérios admin­istra­dos pela Con­ces­sionária Reviv­er — Cacuia, Ricar­do de Albu­querque, Murun­du, Guarat­i­ba, Paque­tá e San­ta Cruz — estarão aber­tos das 7h às 18h, seguin­do as mes­mas medi­das pro­te­ti­vas.

Além do Cemitério do Caju, mis­sas tam­bém estão pro­gra­madas no Cemitério de Guarat­i­ba, às 8h e às 10h; em Ricar­do de Albu­querque, de hora em hora, das 8h às 16h; e em San­ta Cruz às 8h, às 10h e uma cel­e­bração espe­cial às 16h, com o cardeal dom Orani Tem­pes­ta.

Para apoio aos vis­i­tantes, téc­ni­cos de enfer­magem estarão à dis­posição para atendi­men­tos, com afer­ição de pressão e gli­cose, se necessário. Serão insta­l­a­dos ban­heiros quími­cos e ain­da totens de álcool em gel para higi­en­iza­ção das mãos.

A Con­ces­sionária Rio Pax infor­mou que os cemitérios de Cam­po Grande, Ira­já, Inhaú­ma, Jacarepaguá, Piabas e São João Bap­tista abrirão os portões no feri­ado às 6h45  e fecharão às 19h.

Con­sideran­do o perío­do de pan­demia, os pro­to­co­los de segu­rança serão reforça­dos, assim como a disponi­bi­liza­ção de álcool em gel e a obri­ga­to­riedade do uso de más­cara den­tro dos cemitérios.

Unidades de saúde

As unidades 24 horas da rede munic­i­pal de saúde (UPAs), os hos­pi­tais, cen­tros de Emergên­cia Region­al (CERs) e cen­tros de Atenção Psi­cos­so­cial tipo III  vão fun­cionar inin­ter­rup­ta­mente no fim de sem­ana pro­lon­ga­do pelos feri­ados do Dia do Servi­dor Públi­co, trans­feri­do de 28 de out­ubro para 1º de novem­bro, e do Dia de Fina­dos, 2 de novem­bro.

Os cen­tros munic­i­pais de Saúde, clíni­cas da Família e cen­tros de Atenção Psi­cos­so­cial tipo II não fun­cionarão na segun­da (1º) e na terça (2).

Supermercados

Segun­do a Asso­ci­ação de Super­me­r­ca­dos do Esta­do do Rio de Janeiro (Asserj), o fun­ciona­men­to dess­es esta­b­elec­i­men­tos será nor­mal na segun­da-feira (1º). No feri­ado (2), cada super­me­r­ca­do será respon­sáv­el pelo seu horário de fun­ciona­men­to.

Rodoviária

Entre sex­ta-feira (29) e quar­ta-feira (3 de novem­bro), a Rodoviária do Rio dev­erá movi­men­tar quase 151 mil pes­soas nos embar­ques e desem­bar­ques. Segun­do as estatís­ti­cas da con­ces­sionária que admin­is­tra o ter­mi­nal, na terça, Dia de Fina­dos, o ter­mi­nal dev­erá rece­ber 16 mil pas­sageiros. Em todo o feri­ado, as 41 empre­sas que oper­am as lin­has inter­mu­nic­i­pais e inter­estad­u­ais estão pro­gra­man­do 5,11 mil ônibus, sendo 1,32 mil extras.

Metrô

O MetrôRio terá esque­ma espe­cial de fun­ciona­men­to no feri­ado. Nes­ta segun­da-feira, véspera de Fina­dos, o fun­ciona­men­to será o mes­mo de dia útil, das 5h à meia-noite, com trans­fer­ên­cia entre as lin­has 1 e 2 nas estações do tre­cho com­par­til­ha­do (entre Botafo­go e Cen­tral); e Metrô na Super­fí­cie, das 5h às 23h30.

Na terça-feira, o MetrôRio fun­cionará das 7h às 23h, como já ocorre nor­mal­mente nos feri­ados. A trans­fer­ên­cia entre as lin­has 1 e 2 será fei­ta na estação Está­cio. As lin­has de ônibus do Metrô na Super­fí­cie (Antero de Quen­tal – Gávea e Botafo­go – Gávea) tam­bém vão oper­ar em esque­ma de feri­ado, das 7h às 22h30, com seu tra­je­to nor­mal.

Barcas

Em vir­tude do Feri­ado de Fina­dos, a CCR Bar­cas vai oper­ar com a grade de domin­gos e feri­ados na segun­da e terça-feira, na Lin­ha Arari­boia. Sendo assim, as trav­es­sias ocor­rerão de hora em hora.

Na Lin­ha Paque­tá, a con­ces­sionária vai oper­ar com a grade de dias úteis na segun­da-feira e com a grade de feri­ados na terça-feira.

Na Lin­ha Cocotá, não haverá oper­ação em ambos os dia.

Nas lin­has da Divisão Sul, que conec­tam Angra dos Reis e Man­garat­i­ba à Ilha Grande, a CCR Bar­cas vai oper­ar com a grade de dias úteis na segun­da e com a grade de feri­ados na terça.

BRT e ônibus

A prefeitu­ra do Rio, por meio do BRT Rio, infor­mou que o fun­ciona­men­to no feri­ado de Fina­dos será igual ao de domin­go. Com relação aos ônibus con­ven­cionais, na terça, a oper­ação será de feri­ado. Na segun­da-feira, será de dia útil.

Tran­scar­i­o­ca:
Lin­ha 35 (Madureira x Alvo­ra­da — Parador)  — de 4h a 23h
Lin­ha 38 (Fundão x Alvo­ra­da — Parador) — de 20h a 0h
Lin­ha 42 A (Madureira x Galeão — Parador) — de 4h a 20h
Lin­ha 46 (Pen­ha x Alvo­ra­da — Expres­so) — de 4h a 20h

Tran­solímpi­ca:
Lin­ha 50 (Cen­tro Olímpi­co x Jardim Oceâni­co — Parador) — de 4h a 0h
Lin­ha 51 (Vila Mil­i­tar X Recreio — Parador) — de 4h a 0h

Tran­soeste:
Lin­ha 10 (San­ta Cruz x Alvo­ra­da — Expres­so) — de 4h a 0h
Lin­ha 11 (San­ta Cruz x Alvo­ra­da — Parador) — de 21h a 0h
Lin­ha 12 (Pin­go D’Água x Alvo­ra­da — Expres­so) — de 4h a 20h
Lin­ha 22 (Alvo­ra­da x Jardim Oceâni­co — Parador) — de 5h a 22h
Lin­ha 25 A (Mato Alto x Alvo­ra­da — Parador) — de 4h a 21h
Lin­ha 17 (San­ta Cruz x Cam­po Grande — Parador) — de 4h a 0h

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Há 30 anos, marcha no Rio inaugurava paradas do orgulho LGBT no Brasil

Conheça a história da marcha que fundou as paradas LGBT pelo país Viní­cius Lis­boa — …