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Feriados de abril aumentam arrecadação do ISS Turismo no Rio

Repro­dução: © Alexan­dre Macieira/Riotur

Total estimado é 15% superior ao de 2019, último ano antes da pandemia


Pub­li­ca­do em 23/04/2023 — 09:00 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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O Impos­to sobre Serviços de Qual­quer Natureza (ISS) de tur­is­mo pode fechar o mês de abril com arrecadação de R$ 16,6 mil­hões no municí­pio do Rio de Janeiro. A esti­ma­ti­va da Sec­re­taria Munic­i­pal de Desen­volvi­men­to Econômi­co, Ino­vação e Sim­pli­fi­cação e da Empre­sa de Tur­is­mo do Municí­pio do Rio de Janeiro (Rio­tur) é basea­da no número de feri­ados do mês: a Sex­ta-Feira da Paixão (7) e o Dia de Tiradentes (21), que são nacionais, e o Dia de São Jorge (23), feri­ado estad­ual.

Pelos cál­cu­los da sec­re­taria e da Rio­tur, o total esti­ma­do é 15% supe­ri­or à arrecadação obti­da em 2019, últi­mo ano antes da pan­demia de covid-19. O estu­do espe­cial Econo­mia do Tur­is­mo no Rio, desen­volvi­do pela sec­re­taria, indi­ca que o mês é impor­tante para a econo­mia do municí­pio e rep­re­sen­ta 8,9% de toda a arrecadação do ISS Tur­is­mo ao lon­go do ano.

“A vin­da de tur­is­tas para o Rio tem um impacto incrív­el na econo­mia. Falam­os aqui de quase R$ 17 mil­hões só em abril com arrecadação de ISS. Isso rep­re­sen­ta quase 10% da arrecadação do ano de ISS dos tur­is­tas. O Rio de Janeiro já tem uma geografia que aju­da muito essa atração, e a Rio­tur tem feito um papel de poten­cializar e de aju­dar a divul­gar as coisas que acon­te­cem no Rio de Janeiro”, disse o pres­i­dente da empre­sa, Ron­nie Cos­ta, à Agên­cia Brasil.

Os dados indicam que, em abril de 2019, o Rio arrecadou R$ 14,4 mil­hões com impos­tos lig­a­dos ao tur­is­mo. O val­or caiu nos dois anos seguintes, quan­do a econo­mia sofreu os impactos da pan­demia, prin­ci­pal­mente no setor de tur­is­mo. Em 2020, a arrecadação atingiu R$ 7,2 mil­hões e, em 2021, ficou em R$ 5,5 mil­hões, vol­umes bem mais baixos que o esti­ma­do para este ano.

Para o secretário de Desen­volvi­men­to Econômi­co, Ino­vação e Sim­pli­fi­cação, Chicão Bul­hões, além dos tur­is­tas estrangeiros e nacionais, os próprios moradores da cidade aju­dam a movi­men­tar a econo­mia nos feri­ados, que são perío­dos impor­tantes para o Rio, que recebe mil­hares de tur­is­tas brasileiros e estrangeiros. Além dis­so, os feri­ados ofer­e­cem ao car­i­o­ca opor­tu­nidade de cir­cu­lar um pouco mais pela cidade, diz nota da sec­re­taria. “Tudo isso aju­da a movi­men­tar a econo­mia da nos­sa cidade, que tem forte vocação no tur­is­mo”, acres­cen­ta o tex­to.

No ano pas­sa­do, a situ­ação foi difer­ente. Com a incidên­cia da covid-19 mais con­tro­la­da, hou­ve car­naval fora de época, com a trans­fer­ên­cia dos des­files das esco­las de sam­ba para abril. Dados cole­ta­dos na Pas­sarela do Sam­ba, para a pub­li­cação Car­naval de Dados, elab­o­ra­da pela sec­re­taria, em parce­ria com a Fun­dação João Goulart e a Rio­tur, mostraram que o per­fil do públi­co dos des­files era com­pos­to na maio­r­ia por brasileiros. Entre eles, 68,8% de moradores da região met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro, 25,4% de tur­is­tas nacionais e 5,8% de tur­is­tas estrangeiros.

Atrações no ano inteiro

Para Ron­nie Cos­ta, os feri­ados são fun­da­men­tais para man­ter a cadeia do tur­is­mo ati­va. Por isso, a Rio­tur tem tra­bal­ha­do ati­va­mente na divul­gação da cidade com foco ness­es perío­dos, apre­sen­tan­do a pro­gra­mação, as ofer­tas e bus­can­do atrair os tur­is­tas que estão nas cidades e esta­dos próx­i­mos. Segun­do Cos­ta, os vis­i­tantes mais assí­du­os são do inte­ri­or de São Paulo

“Pas­sa­dos o réveil­lon e o car­naval, o Rio de Janeiro con­tin­ua pujante, graças a Deus. Primeiro ano de retoma­da pós-pan­demia, e a Rio­tur está muito feliz em poder con­tribuir para que as pes­soas con­tin­uem vin­do, fre­quen­tan­do e vis­i­tan­do o Rio de Janeiro”, afir­mou Ron­nie Cos­ta.

O pres­i­dente da Rio­tur desta­cou que a cidade tem atrações e ativi­dades no ano inteiro, não é só na época do car­naval e do réveil­lon. “A cidade tem muitos even­tos e muitos atra­tivos e, através da prefeitu­ra e da Rio­tur, esta­mos aju­dan­do a mostrar que o Rio de Janeiro con­tin­ua o ano inteiro prepara­do para rece­ber todos os tur­is­tas.”

Edição: Nádia Fran­co

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