Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico

Programa Vigia inaugura base fluvial para combate ao tráfico

Embarcação para até 60 agentes ficará atracada no Rio Solimões Publicado em 04/08/2020 – 12:35 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília Criado com o objetivo de ajudar no Continue lendo »

Plástico nos oceanos pode chegar a 600 milhões de toneladas em 2040

Plástico nos oceanos pode chegar a 600 milhões de toneladas em 2040

Projeção é feita pelo estudo Breaking the Plastic Wave Publicado em 31/07/2020 – 06:14 Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro Caso não sejam tomadas medidas urgentes Continue lendo »

EBC ganha nova unidade de transmissão móvel para grandes eventos

EBC ganha nova unidade de transmissão móvel para grandes eventos

Veículo será utilizado nas principais coberturas da empresa Publicado em 29/07/2020 – 17:45 Por Pedro Ivo de Oliveira – Repórter da Agência Brasil – Brasília A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ganhou um reforço Continue lendo »

Lava Jato: PF cumpre mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro

Lava Jato: PF cumpre mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro

A ação é um desdobramento da operação Ponto Final Publicado em 30/07/2020 – 09:03 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro Policiais federais cumprem hoje (30) três Continue lendo »

PF investiga contratações milionárias pela Assembleia de Pernambuco

PF investiga contratações milionárias pela Assembleia de Pernambuco

As fraudes somam quase 40 milhões Publicado em 30/07/2020 – 10:34 Por Karine Melo – Repórter Agência Brasil – Brasília A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (30) a operação Coffee Break. Na Continue lendo »

Fundador da banda Renato e seus Blue Caps morre aos 76 anos

Fundador da banda Renato e seus Blue Caps morre aos 76 anos

Renato Barros estava internado desde o dia 17 para uma cirurgia Publicado em 29/07/2020 – 07:33 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O músico Renato Barros, Continue lendo »

Megaoperação policial cumpre 212 mandados judiciais em 11 estados

Megaoperação policial cumpre 212 mandados judiciais em 11 estados

A maioria das prisões é contra mulheres que integram o grupo Publicado em 28/07/2020 – 11:54 Por Karine Melo – Repórter Agência Brasil – Brasília Uma megaoperação policial, batizada de Operação Flashback Continue lendo »

 

Ferramenta permite visualizar casos de covid-19 por CEP no Rio

© Marcello Casal Jr./Agência Brasil (Reprodução)

As informações são atualizadas diariamente


Publicado em 13/07/2020 – 10:45 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Com a ideia de ajudar no combate à pandemia de covid-19 com informação georreferenciada, foi colocado no ar na semana passada a ferramenta Covid por CEP. Criada pelo jovem urbanista Thales Mesentier, o mapa oferece a visualização espacial dos casos da doença na cidade do Rio de Janeiro de acordo com o código de endereçamento postal.

Com mais de 100 mil visitantes em menos de uma semana no ar, a ferramenta permite realizar a busca pelo CEP específico ou navegar pela cidade clicando nos círculos no mapa. As cores dos círculos indicam se o local tem muitos ou poucos casos da doença e um círculo ao redor mostra os CEPs que registraram óbitos. São informados o número de casos registrados com aquele CEP, quantos casos ainda estão ativos, o número de recuperados e o de mortes decorrentes da doença.

O Covid por CEP utiliza bancos de dados públicos, da prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde, que são organizados e colocados no ar na forma de mapa. As informações são atualizadas diariamente.

Desigualdade

Os dados mostram uma maior concentração de casos de covid-19 nas regiões mais ricas da cidade. Segundo Mesentier, isso indica também um maior acesso da população dessas áreas aos testes diagnósticos. Por outro lado, ele aponta que regiões mais pobres, principalmente na zona oeste, apresentam uma taxa de letalidade pelo vírus muito maior do que a média do estado, que já é uma das maiores do Brasil.

“Vale lembrar que a taxa de letalidade no Rio é uma das maiores do Brasil (11,44% – 07/07). Mas a situação em alguns bairros é ainda pior. Na Zona Oeste a taxa de letalidade é 17,69%. Em Bangu é 20,17%. No Complexo da Maré é 22,13%”, publicou ele em sua conta no Twitter.

No Brasil, a taxa de letalidade da doença está em 3,9%, segundo os dados de ontem (12) do Ministério da Saúde. No estado do Rio de Janeiro, a taxa está em 8,8% segundo a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde. O painel da prefeitura não traz essa informação para a cidade do Rio de Janeiro, mas indica que os bairros com os maiores números de casos são Copacabana, Barra da Tijuca, Tijuca, Campo Grande e Bangu.

Edição: Valéria Aguiar

É proibida a reprodução, total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização.
+