...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Cultura / Festa Literária das Periferias: líderes negras debatem legado de lutas

Festa Literária das Periferias: líderes negras debatem legado de lutas

Evento vai até o dia 17 de novembro no Circo Voador, no Rio de Janeiro

Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 11/11/2024 — 21:53
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 11/11/2024 - A diretora da Anisita Internacional, Jurema Werneck, a deputada federal Benedita da Silva, e a ativista trans Neon Cunha participam da Festa Literária das Periferias (Flup), no Circo Voador, com mediação da jornalista Maria Eduarda Nascimento. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

A 14ª edição da Fes­ta Literária das Per­ife­rias (Flup) começou nes­ta segun­da-feira (11), no Rio de Janeiro, com mais de 90% da pro­gra­mação com­pos­ta por mul­heres negras. Na aber­tu­ra, o destaque foi o debate sobre as questões das per­ife­rias globais e brasileiras, como pau­tas raci­ais e étni­cas, de gênero e climáti­cas.

A Flup será real­iza­da entre 11 e 17 de novem­bro, e terá a par­tic­i­pação de escritores nacionais e inter­na­cionais, per­son­al­i­dades lig­adas à arte e à acad­e­mia, ofic­i­nas for­ma­ti­vas, apre­sen­tações musi­cais, saraus, lança­men­tos de edi­toras e per­for­mances.

O tema deste ano é “Roda a saia, gira a vida”. Segun­do os orga­ni­zadores, há um alin­hamen­to com o con­heci­do pen­sa­men­to da filó­so­fa e escrito­ra estadunidense Angela Davis: “Quan­do a mul­her negra se movi­men­ta, toda a estru­tu­ra da sociedade se movi­men­ta com ela”.

O even­to de aber­tu­ra da Flup foi a mesa de debates “O que Quer­e­mos Para Ontem?”, que tra­tou das prin­ci­pais deman­das e neces­si­dades das pes­soas de per­ife­ria.

Tan­to as do pas­sa­do, que seguem incom­ple­tas, quan­to as mais atu­ais trazi­das pelas novas dinâmi­cas soci­ais.

Par­tic­i­param dela a ativista de dire­itos humanos e dire­itos LGBTQIAPN+, Neon Cun­ha, a dep­uta­da fed­er­al, Benedi­ta da Sil­va (PT-RJ), e a dire­to­ra exec­u­ti­va da Anis­tia Inter­na­cional no Brasil, Jure­ma Wer­neck.

Rio de Janeiro (RJ) 11/11/2024 - A deputada federal Benedita da Silva participa da Festa Literária das Periferias (Flup), no Circo Voador, com mediação da jornalista Maria Eduarda Nascimento. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) 11/11/2024 — A dep­uta­da fed­er­al Benedi­ta da Sil­va par­tic­i­pa da Flup. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Den­tro do tema, elas destacaram a hom­e­nagea­da dessa edição da Flup: a his­to­ri­ado­ra, poeta e cineas­ta Maria Beat­riz Nasci­men­to (1942–1995), que teve atu­ação mar­cante na defe­sa dos dire­itos humanos de negros e mul­heres no Brasil, e é con­sid­er­a­da uma inspi­ração para a nova ger­ação de escritoras negras.

“A Maria Beat­riz foi uma das mul­heres fortes que eu tive a sorte de con­hecer, que der­am as mãos para que pudésse­mos vencer as batal­has em nos­sos quilom­bos. Porque as nos­sas fave­las nada mais são do que os nos­sos quilom­bos. E lá sabe­mos que temos que extrair força, ener­gia, con­hec­i­men­to, orga­ni­za­ção para poder enfrentar o que vier”, disse a dep­uta­da fed­er­al, Benedi­ta da Sil­va.

Rio de Janeiro (RJ) 11/11/2024 - A diretora da Anisita Internacional, Jurema Werneck, a deputada federal Benedita da Silva, e a ativista trans Neon Cunha participam da Festa Literária das Periferias (Flup), no Circo Voador, com mediação da jornalista Maria Eduarda Nascimento. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) 11/11/2024 — A dire­to­ra da Anisi­ta Inter­na­cional, Jure­ma Wer­neck, na Flup. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

“Maria Beat­riz criou con­ceitos que traduzi­ram a nos­sa exper­iên­cia como humanos e foi atrás de alter­na­ti­vas. Falou que nós tam­bém somos capazes de encon­trar respostas em meio à tragé­dia humana. Seja no quilom­bo como ter­ritório de guer­ra, quilom­bo para perseguir a paz, quilom­bo como estraté­gia de viv­er bem. Disse que, por vezes, o quilom­bo tam­bém pre­cisa recuar e bus­car pro­teção”, disse a dire­to­ra exec­u­ti­va da Anis­tia Inter­na­cional no Brasil, Jure­ma Wer­neck.

 

Festa Literária das Periferias (Flup)

Dias: de 11 a 17 de novem­bro

Local: Cir­co Voador

Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ

Entra­da gra­tui­ta

https://www.flup.net.br/

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

Casas serão construídas conforme cada bioma do país Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil …