...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Cultura / Festa Literária de Pirenópolis movimenta cidade histórica goiana

Festa Literária de Pirenópolis movimenta cidade histórica goiana

Repro­du­ção: © Arte/ Flipiri.com

Evento gratuito começa nesta quarta-feira (6) e vai até sábado (9)


Publi­ca­do em 06/12/2023 — 07:20 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O pra­zer da lei­tu­ra, a des­co­ber­ta de novos mun­dos e a aven­tu­ra do conhe­ci­men­to vão ali­men­tar mais uma edi­ção da Fes­ta Lite­rá­ria de Pire­nó­po­lis (Fli­pi­ri), na edi­ção des­te ano. O even­to come­ça nes­ta quar­ta-fei­ra (6) e vai até sába­do (9). São espe­ra­das cer­ca de 5 mil pes­so­as na his­tó­ri­ca cida­de goi­a­na, tom­ba­da como Patrimô­nio His­tó­ri­co e Artís­ti­co Naci­o­nal, encra­va­da aos pés das Ser­ra dos Piri­neus, região cen­tral do esta­do.

A pro­gra­ma­ção gra­tui­ta inclui ati­vi­da­des pre­pa­ra­das espe­ci­al­men­te para alu­nos, pro­fes­so­res, ges­to­res de esco­las públi­cas, além do públi­co em geral. A apos­ta é num amplo pro­gra­ma de for­ma­ção de pro­fes­so­res. Estão pre­vis­tas ati­vi­da­des como pales­tras, lan­ça­men­tos de livros, ses­sões de autó­gra­fos, encon­tros com escri­to­res, apre­sen­ta­ções musi­cais e tea­trais, deba­tes, expo­si­ção, cami­nha­da poé­ti­ca, livra­ria, saraus, ofi­ci­nas e encon­tro de ilus­tra­do­res.

Grupo Tricontando, hoje, na Bebeteca - Flipiri 2022.. Foto: Arquivo Flipiri/Instagram
Repro­du­ção: Edi­ção de 2022 da Fes­ta Lite­rá­ria de Pire­nó­po­lis — Arqui­vo Flipiri/Instagram

Tra­di­ci­o­nal­men­te, a Fli­pi­ri home­na­geia escri­to­res bra­si­lei­ros con­sa­gra­dos, como Ber­nar­do Élis, José J. Vei­ga, Vini­cius de Mora­es e Cora Cora­li­na, entre outros. Mas, nes­ta edi­ção, a home­na­gem é dedi­ca­da à Aca­de­mia Pire­no­po­li­na de Letras, Artes e Músi­ca (APLAM). A enti­da­de é vol­ta­da para a sal­va­guar­da da cul­tu­ra e a valo­ri­za­ção dos talen­tos artís­ti­cos liga­dos à cida­de de Pire­nó­po­lis e foi cri­a­da por diver­sos ati­vis­tas cul­tu­rais, den­tre eles Arnal­do Set­ti, Maria Euni­ce Pina, José Reis, José Sise­nan­do Jay­me, além de cin­co aca­dê­mi­cos da Aca­de­mia de Letras de Bra­sí­lia.

“A Fli­pi­ri se con­so­li­da como um tra­di­ci­o­nal des­ti­no lite­rá­rio do país, sedi­a­da em Goiás, esta­do que con­tri­buiu para o rol de gran­des escri­to­res bra­si­lei­ros como Ber­nar­do Élis, Cora Cora­li­na e José J. Vei­ga, todos já cele­bra­dos em edi­ções pas­sa­das. Esta­mos feli­zes com o cami­nho que tri­lha­mos, pois ao mes­mo tem­po em que alcan­ça­mos rele­vân­cia naci­o­nal, man­te­mos o com­pro­mis­so com a comu­ni­da­de local, sobre­tu­do a edu­ca­ci­o­nal”, expli­ca Iris Bor­ges, escri­to­ra, ide­a­li­za­do­ra, coor­de­na­do­ra-geral do even­to e vice-pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Cul­tu­ral Casa de Auto­res (DF). A pro­gra­ma­ção com­ple­ta da Fes­ta Lite­rá­ria de Pire­nó­po­lis pode ser con­sul­ta­da na pági­na ofi­ci­al do even­to na inter­net.

Rea­li­za­da pelo Ins­ti­tu­to Casa de Auto­res e Secre­ta­ria de Edu­ca­ção de Pire­nó­po­lis, a Fli­pi­ri con­ta com o apoio ins­ti­tu­ci­o­nal do gover­no do esta­do de Goiás, Vil­la do Comen­da­dor, Dádi­va Hotel Bou­ti­que, Iesb Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio, da Aci­sap e patro­cí­nio do B3 Hotels.

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 09 – 28 – 33 – …