...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Cultura / Festa Literária de Pirenópolis movimenta cidade histórica goiana

Festa Literária de Pirenópolis movimenta cidade histórica goiana

Repro­dução: © Arte/ Flipiri.com

Evento gratuito começa nesta quarta-feira (6) e vai até sábado (9)


Pub­li­ca­do em 06/12/2023 — 07:20 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O praz­er da leitu­ra, a descober­ta de novos mun­dos e a aven­tu­ra do con­hec­i­men­to vão ali­men­tar mais uma edição da Fes­ta Literária de Pirenópo­lis (Flipiri), na edição deste ano. O even­to começa nes­ta quar­ta-feira (6) e vai até sába­do (9). São esper­adas cer­ca de 5 mil pes­soas na históri­ca cidade goiana, tomba­da como Patrimônio Históri­co e Artís­ti­co Nacional, encrava­da aos pés das Ser­ra dos Pirineus, região cen­tral do esta­do.

A pro­gra­mação gra­tui­ta inclui ativi­dades preparadas espe­cial­mente para alunos, pro­fes­sores, gestores de esco­las públi­cas, além do públi­co em ger­al. A apos­ta é num amp­lo pro­gra­ma de for­mação de pro­fes­sores. Estão pre­vis­tas ativi­dades como palestras, lança­men­tos de livros, sessões de autó­grafos, encon­tros com escritores, apre­sen­tações musi­cais e teatrais, debates, exposição, cam­in­ha­da poéti­ca, livraria, saraus, ofic­i­nas e encon­tro de ilustradores.

Grupo Tricontando, hoje, na Bebeteca - Flipiri 2022.. Foto: Arquivo Flipiri/Instagram
Repro­dução: Edição de 2022 da Fes­ta Literária de Pirenópo­lis — Arqui­vo Flipiri/Instagram

Tradi­cional­mente, a Flipiri hom­e­nageia escritores brasileiros con­sagra­dos, como Bernar­do Élis, José J. Veiga, Vini­cius de Moraes e Cora Corali­na, entre out­ros. Mas, nes­ta edição, a hom­e­nagem é ded­i­ca­da à Acad­e­mia Pire­nop­o­li­na de Letras, Artes e Músi­ca (APLAM). A enti­dade é volta­da para a sal­va­guar­da da cul­tura e a val­oriza­ção dos tal­en­tos artís­ti­cos lig­a­dos à cidade de Pirenópo­lis e foi cri­a­da por diver­sos ativis­tas cul­tur­ais, den­tre eles Arnal­do Set­ti, Maria Eunice Pina, José Reis, José Sise­nan­do Jayme, além de cin­co acadêmi­cos da Acad­e­mia de Letras de Brasília.

“A Flipiri se con­sol­i­da como um tradi­cional des­ti­no literário do país, sedi­a­da em Goiás, esta­do que con­tribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernar­do Élis, Cora Corali­na e José J. Veiga, todos já cel­e­bra­dos em edições pas­sadas. Esta­mos felizes com o cam­in­ho que tril­hamos, pois ao mes­mo tem­po em que alcançamos relevân­cia nacional, man­te­mos o com­pro­mis­so com a comu­nidade local, sobre­tu­do a edu­ca­cional”, expli­ca Iris Borges, escrito­ra, ide­al­izado­ra, coor­de­nado­ra-ger­al do even­to e vice-pres­i­dente do Insti­tu­to Cul­tur­al Casa de Autores (DF). A pro­gra­mação com­ple­ta da Fes­ta Literária de Pirenópo­lis pode ser con­sul­ta­da na pági­na ofi­cial do even­to na inter­net.

Real­iza­da pelo Insti­tu­to Casa de Autores e Sec­re­taria de Edu­cação de Pirenópo­lis, a Flipiri con­ta com o apoio insti­tu­cional do gov­er­no do esta­do de Goiás, Vil­la do Comen­dador, Dádi­va Hotel Bou­tique, Iesb Cen­tro Uni­ver­sitário, da Acis­ap e patrocínio do B3 Hotels.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …