...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Noticias / Festas de Réveillon são canceladas devido à pandemia de covid-19

Festas de Réveillon são canceladas devido à pandemia de covid-19

Os agentes verificam a temperatura de uma mulher usando uma máscara protetora depois que ela desce de um ônibus público, com o Pão de Açúcar em backgorund
Os agentes ver­i­fi­cam a tem­per­atu­ra de uma mul­her usan­do uma más­cara pro­te­to­ra depois que ela desce de um ônibus públi­co, com o Pão de Açú­car em back­gorund © REUTERS / Ricar­do Moraes/Direitos Reser­va­dos (Repro­dução)

As tradicionais viradas de ano não serão realizadas em 2020


Publicado em 19/12/2020 — 06:30 Por Agência Brasil — Brasília

A tradi­cional fes­ta de réveil­lon na cap­i­tal paulista, que reúne todos os anos cer­ca de 1 mil­hão de pes­soas na aveni­da Paulista, está can­ce­la­da nes­ta vira­da de ano, de 2020 para 2021. A decisão do prefeito Bruno Covas, anun­ci­a­da em jul­ho, tem o obje­ti­vo de evi­tar a aglom­er­ação de pes­soas e a propa­gação da covid-19.

Como a real­iza­ção da vira­da de ano na Aveni­da Paulista requer uma orga­ni­za­ção de, pelo menos, três meses, o can­ce­la­men­to ocor­reu com essa ante­cedên­cia. Na ocasião, Covas declar­ou: “não tem como a gente solic­i­tar que as pes­soas evitem aglom­er­ação e a Prefeitu­ra colo­car recur­sos em um even­to que jun­ta um mil­hão de pes­soas”.

Não foi ape­nas a ver­são pres­en­cial que foi can­ce­la­da no municí­pio. A fes­ta da vira­da vir­tu­al que esta­va plane­ja­da tam­bém foi inte­gral­mente can­ce­la­da. Segun­do infor­ma o gov­er­no em nota, “com esta medi­da, a cidade de São Paulo espera enfa­ti­zar a importân­cia de man­ter o dis­tan­ci­a­men­to social e as medi­das de pre­venção à COVID-19 durante as fes­tas de fim de ano.”

Segun­do a prefeitu­ra, a fis­cal­iza­ção na vira­da será a mes­ma que está sendo real­iza­da nos demais dias do ano. Bares e restau­rantes poderão fun­cionar de acor­do com as restrições impostas na ocasião. Atual­mente, todo o esta­do está na Fase Amarela do Plano São Paulo, em que os esta­b­elec­i­men­tos fun­cionam com capaci­dade lim­i­ta­da a 40% da ocu­pação para todos os setores, com fun­ciona­men­to lim­i­ta­do a dez horas por dia e até as 22h.

Nes­sa fase, tam­bém ficam proibidos even­tos com públi­co em pé. Espaços cul­tur­ais nos quais o públi­co fique sen­ta­do com dis­tan­ci­a­men­to social e con­t­role de fluxo con­tin­u­am fun­cio­nan­do. A nova reclas­si­fi­cação do Plano São Paulo será anun­ci­a­da no dia 4 de janeiro.

Salvador

O Fes­ti­val Vira­da Sal­vador, que seria trans­mi­ti­do online e sem públi­co, tam­bém acabou can­ce­la­do. A prefeitu­ra infor­mou que vai fechar o calçadão e pra­ia da Bar­ra, local que cos­tu­ma reunir mil­hares de pes­soas na vira­da do ano. A queima de fogos em diver­sos pon­tos da cidade, em locais que não serão divul­ga­dos por questões de segu­rança san­itária, estão man­ti­dos.

Além dis­so, na data, o municí­pio infor­mou que vai aumen­tar a fis­cal­iza­ção do cumpri­men­to dos decre­tos munic­i­pais em espaços pri­va­dos e o gov­er­no do esta­do já proibiu a real­iza­ção de qual­quer tipo de fes­ta. A prefeitu­ra pede que as pes­soas comem­o­rem a vira­da do ano em casa, com seus famil­iares, respei­tan­do as medi­das san­itárias em vig­or na cidade.

“As coisas pio­raram muito nos últi­mos 15 dias e, diante desse aumen­to expres­si­vo, a entra­da de 2021 não será de cel­e­bração, mas sim de pre­ocu­pação. Essa é uma medi­da necessária para que todos fiquem aten­tos para o risco que esta­mos cor­ren­do de a segun­da onda ser pior que a primeira. Por isso, sac­ri­ficar um pro­je­to que a própria prefeitu­ra desen­volveu, de realizar a live da Vira­da Sal­vador mes­mo com todos os pro­to­co­los san­itários e de segu­rança, é um reca­do de que nada poderá atra­pal­har as medi­das de pro­teção à vida”, declar­ou o prefeito ACM Neto.

A aber­tu­ra dos bares, restau­rantes e lan­chonetes está per­mi­ti­da atual­mente das 12h até as 0h, com lim­ite de oito pes­soas por mesa, segun­do infor­mou a prefeitu­ra. Cin­e­mas, teatros e demais casas de espetácu­lo, assim como das ativi­dades soci­ais como fes­tas, bares e lan­chonetes nos clubes soci­ais, recre­ativos e esportivos, estão com as ativi­dades sus­pen­sas até uma nova revisão das condições san­itárias locais.

Florianópolis

A queima de fogos em comem­o­ração à vira­da do ano em Flo­ri­anópo­lis foi can­ce­la­da em out­ubro. Em relação a medi­das especí­fi­cas para evi­tar aglom­er­ações durante o réveil­lon na cidade, prefeitu­ra infor­mou que elas estão sendo dis­cu­ti­das e den­tro dos próx­i­mos dias a admin­is­tração munic­i­pal irá divul­gá-las.

A cap­i­tal catari­nense, tradi­cional­mente, faz a queima de fogos na vira­da do ano em bal­sas na Beira-Mar Norte e tam­bém nas ime­di­ações da Ponte Her­cílio Luz, que liga Flo­ri­anópo­lis ao con­ti­nente. Os fogos podem ser vis­to de várias pra­ias da ilha. As prin­ci­pais pon­tos são na Aveni­da Beira-Mar Norte, onde cos­tu­mam ocor­rer shows musi­cais de artis­tas e na Beira-Mar Con­ti­nen­tal, que tam­bém tem shows.

Distrito Federal

A tradi­cional fes­ta de réveil­lon com queima de fogos na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília, tam­bém foi can­ce­la­da, jun­ta­mente com o Car­naval. O decre­to, pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial do DF em 18 de novem­bro, não impede, entre­tan­to, ativi­dades cole­ti­vas real­izadas em esta­ciona­men­tos, “des­de que as pes­soas per­maneçam den­tro de seus veícu­los, deven­do ser obser­va­da a dis­tân­cia mín­i­ma de dois met­ros entre cada veícu­lo esta­ciona­do.”

Para o comér­cio, as medi­das que per­mitem a aber­tu­ra em horários espe­ci­ais con­tin­u­am vig­o­ran­do. Os shop­ping cen­ters da cidade con­tin­uarão receben­do clientes, e podem exten­der o fun­ciona­men­to de acor­do com os alvarás.

Ativi­dades audio­vi­suais ao ar livre, como o Cine Dri­ve-In, tam­bém per­manecem disponíveis durante o final de ano, respeitadas as regras san­itárias e de dis­tan­ci­a­men­to.

Rio de Janeiro

O réveil­lon da pra­ia de Copaca­bana, que cos­tu­ma reunir mais de 2 mil­hões de pes­soas, tam­bém foi can­ce­la­do pela Prefeitu­ra do Rio de Janeiro. O poder munic­i­pal já havia anun­ci­a­do que o mod­e­lo da fes­ta neste ano seria difer­ente: sem queima de fogos e com pal­cos cer­ca­dos para evi­tar a aglom­er­ação de públi­co. A ideia era que os espetácu­los fos­sem acom­pan­hados pela inter­net ou tele­visão, mas, mes­mo assim, a prefeitu­ra anun­ciou nes­ta sem­ana o can­ce­la­men­to da pro­gra­mação dev­i­do ao cenário epi­demi­ológi­co da cidade.

A prefeitu­ra tam­bém anun­ciou que estão proibidas fes­tas, shows ou ven­da de ingres­sos para cer­cad­in­hos em quiosques da orla do Rio de Janeiro. O can­ce­la­men­to da fes­tas tam­bém se deu em razão da pre­venção à covid-19.

O gov­er­no do Esta­do do Rio de Janeiro deter­mi­nou no iní­cio do mês que o Cor­po de Bombeiros atue na fis­cal­iza­ção do cumpri­men­to das medi­das de pre­venção à covid-19 no esta­do. A cor­po­ração tam­bém é respon­sáv­el por aprovar a real­iza­ção de even­tos.

“Os estabelecimentos/produtores devem seguir o que pre­vê o decre­to 47.345 de 5 de novem­bro, que deter­mi­na lotação máx­i­ma de 50% da capaci­dade total. Even­tos pri­va­dos em imóveis res­i­den­ci­ais ficam isen­tos de autor­iza­ção, des­de que man­ti­da a des­ti­nação res­i­den­cial pri­v­a­ti­va e aten­di­das as medi­das de segu­rança”, infor­ma o Cor­po de Bombeiros do Esta­do do Rio de Janeiro.

Recife

Em Per­nam­bu­co, fes­tas e shows estão proibidos des­de o dia 8 de dezem­bro. A medi­da se deu após análise do momen­to epi­demi­ológi­co por parte do Gabi­nete de Enfrenta­men­to à Covid-19, e inclui as comem­o­rações de Natal e réveil­lon.

A proibição vale para espaços públi­cos ou pri­va­dos, como con­domínios, clubes, hotéis e esta­b­elec­i­men­tos afins, com ou sem cobrança de ingres­so,  inde­pen­dente do número de par­tic­i­pantes. As úni­cas exceções são casa­men­tos, for­mat­uras e even­tos soci­ais semel­hantes.

A Prefeitu­ra do Recife não realizará a queima de fogos da Pra­ia de Boa Viagem e plane­ja um show de luzes, que serão pro­je­tadas de cima de pré­dios local­iza­dos em pon­tos estratégi­cos da cidade, para garan­tir vis­i­bil­i­dade ao maior número pos­sív­el de pes­soas, da janela e da varan­da de casa. Simul­tane­a­mente, a Frei Caneca FM vai tocar a tril­ha sono­ra da fes­ta, que será exe­cu­ta­da na fre­quên­cia 101.5 FM, à meia-noite.

Fortaleza

No caso do Ceará, as medi­das restri­ti­vas para a pre­venção da covid-19 vem sendo anal­isadas sem­anal­mente em uma reunião con­jun­ta que con­gre­ga gov­er­no do esta­do, Prefeitu­ra de For­t­aleza e órgãos de out­ros poderes. Na sem­ana pas­sa­da, o gov­er­no fez um decre­to especí­fi­co para o perío­do de 15 de dezem­bro a 4 de janeiro, em que proíbe a real­iza­ção de cel­e­brações públi­cas de ano novo, autor­izan­do ape­nas que as cidades façam trans­mis­sões ao vivo sem a pre­sença de públi­co.

No decre­to, tam­bém con­s­ta a proibição de even­tos soci­ais e cor­po­ra­tivos em espaços públi­cos ou pri­va­dos, ain­da que aber­tos. Áreas comuns de con­domínios tam­bém não podem rece­ber even­tos, e fes­tas res­i­den­ci­ais ficam lim­i­tadas a 15 pes­soas, incluin­do os moradores.

Em entre­vista con­ce­di­da à Rádio Jan­gadeiro Band News no últi­mo dia 14, o prefeito de For­t­aleza, Rober­to Cláu­dio, afir­mou que a réveil­lon na Pra­ia de Irace­ma é inviáv­el e disse que a prefeitu­ra plane­ja gravar um pro­gra­ma espe­cial com per­for­mance de artis­tas cearens­es para trans­mi­tir na TV.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Você pode Gostar de:

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …