...
sexta-feira ,18 abril 2025
Home / Entretenimento / Festival Breaking do Verão reúne no Rio melhores dançarinos do mundo

Festival Breaking do Verão reúne no Rio melhores dançarinos do mundo

Repro­dução: © Fer­nan­do Souza

Ação social nesta quinta-feira precede abertura oficial


Pub­li­ca­do em 18/01/2024 — 06:48 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A ter­ceira edição do Fes­ti­val Break­ing do Verão (BDV) começa nes­ta quin­ta-feira (18) em novo espaço no Rio de Janeiro — uma are­na mon­ta­da na Pra­ia de Copaca­bana, na altura da Aveni­da Prince­sa Isabel. A com­petição inter­na­cional será pre­ce­di­da de ação social, às 14h, real­iza­da pela Petro­bras, patroci­nado­ra do even­to. Será uma ofic­i­na, na qual algu­mas cri­anças e ado­les­centes, incen­ti­va­dos pela com­pan­hia, e atle­tas que têm patrocínio da Petro­bras falarão do break­ing e ensi­narão alguns pas­sos ao públi­co pre­sente. A entra­da é gra­tui­ta e a clas­si­fi­cação livre.

Este ano, o break­ing vai estrear nas Olimpíadas de Paris. A dança esporti­va é um dos ele­men­tos que com­põem o hip hop e vem con­qui­s­tan­do cada vez mais adep­tos no Brasil. No dia 19, às 14h, será a aber­tu­ra ofi­cial do fes­ti­val, com a real­iza­ção das provas elim­i­natórias que reunirão mais de 200 b‑boys e mais de 100 b‑girls. Desse grupo, serão tira­dos dois b‑boys e duas b‑girls que se somarão a 28 atle­tas nacionais e estrangeiros que vão dis­putar a com­petição no sába­do (20), quan­do serão real­izadas as oitavas de final e as quar­tas de final, e no domin­go (21), a final.

O ide­al­izador do Break­ing do Verão, Fer­nan­do Bó, do Grupo Fábri­ca, disse que o even­to é uma com­petição inter­na­cional de exibição, sem lig­ação com os Jogos Olímpi­cos. O júri que atu­ará nas provas finais, no domin­go (21), terá nomes inter­na­cionais e nacionais: o árbi­tro inter­na­cional e mem­bro da Comis­são de Arbi­tragem do Depar­ta­men­to de Break­ing b‑boy Migas; o b‑boy Ruda, artista trans mineiro que já rep­re­sen­tou o Brasil em três mundi­ais de Break­ing, coor­de­nador do Núcleo de Pesquisa e História Inte­grante da Esco­la Drop Edu­ca­tion e dançari­no do Cirque du Soleil Baz­zar; o colom­biano b‑boy Arex; o b‑boy Xis­co, da Holan­da; e a b‑girl Movie One, da Espan­ha.

Na sex­ta-feira (19), a pre­mi­ação para cada um dos vence­dores será de R$ 1 mil. Já os campeões b‑boy e b‑girl do Fes­ti­val Break­ing do Verão 2024 rece­berão R$ 20 mil cada.

Rio de Janeiro - Festival Breaking do Verão. - Maia. Foto: Little Shao
Repro­dução: Rio de Janeiro — Fes­ti­val Break­ing do Verão — Foto Lit­tle Shao

Atletas

Visan­do a democ­ra­ti­zar ain­da mais o BDV, pela primeira vez a com­petição real­i­zou cyphers (rodas de dança) em For­t­aleza, em setem­bro do ano pas­sa­do, e em Man­aus, em out­ubro. Os vence­dores das elim­i­natórias de cada região vão com­pe­tir lado a lado com os grandes nomes do break­ing mundi­al, nos dias 20 e 21 deste mês.

Entre os b‑boys estão con­fir­ma­dos nomes como Phill Wiz­ard, campeão Panamer­i­cano 2023 e inte­grante da seleção do Canadá, que con­quis­tou vaga para os Jogos Olímpi­cos 2024; Lil Zoo, nat­ur­al do Mar­ro­cos, que atual­mente mora na Áus­tria e rep­re­sen­ta o país nas com­petições, é mem­bro da trip­u­lação do El Mouwahidin e já con­quis­tou o títu­lo do Red Bull BC One, em 2018; o japonês Hiro10, campeão Freestyle Ses­sions 2023, em Los Ange­les; e Nor­dia­mon, rus­so, campeão do The World Bat­tle 2023.

Entre os atle­tas nacionais, destaque para os b‑boys Rato, inte­grante da seleção brasileira, mineiro e atu­al campeão do Break­ing do Verão; Luan San, de São Paulo, inte­grante da seleção brasileira e mem­bro do time Petro­bras, atu­al campeão brasileiro de break­ing; e Bart, atu­al vice-campeão do Red Bull BC One Brasil.

Entre as b‑girls inter­na­cionais estão a rus­sa Kastet, atu­al campeã do Break­ing do Verão; a colom­biana Luma, rep­re­sen­tante da seleção da Colôm­bia e vice-campeã dos Jogos Pan-Amer­i­canos 2023; Ste­fani, nasci­da na Ucrâ­nia e rad­i­ca­da no Reino Unido, atu­al campeã do Red Bull BC One Last Chance Paris.

No grupo brasileiro, são destaques as b‑girls Toquin­ha, paulista, inte­grante da seleção brasileira, do time Petro­bras e campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023; e a paraense Mini Japa, atu­al campeã brasileira de break­ing, entre out­ros nomes.

Rio de Janeiro - Festival Breaking do Verão. - BDV 2022_Jilou. Foto: Fernando Souza
Repro­dução: Rio de Janeiro — Fes­ti­val Break­ing do Verão — Foto Fer­nan­do Souza

Olimpíadas

b‑boy Luan San, atu­al campeão brasileiro de break­ing, disse que não tem nada garan­ti­do ain­da sobre os atle­tas que vão rep­re­sen­tar o Brasil nos Jogos Olímpi­cos de Paris. “É uma fase de rankea­men­to e a galera que faz parte da seleção brasileira, no caso são três b‑boys e três b‑girls, está na luta para con­quis­tar a vaga. A gente está dis­putan­do para ver se entra nas Olimpíadas”.

A dis­pu­ta para definir os nomes que par­tic­i­parão do even­to, na França, só dev­erá ocor­rer depois de maio próx­i­mo, esti­mou Luan San. Ele disse que o Break­ing do Verão, emb­o­ra seja uma com­petição inter­na­cional, não entra no cir­cuito olímpi­co. “É um even­to muito bom, inter­na­cional, com muitos par­tic­i­pantes, alguns dos quais já estão sele­ciona­dos para as Olimpíadas, porém não é um campe­ona­to de rankea­men­to olímpi­co”.

Luan San infor­mou que como o Brasil não será sede dos Jogos Olímpi­cos, poderá levar até dois dançari­nos de cada sexo. “A gente está nes­sa luta há quase dois anos, com­petindo sem parar nas dis­putas olímpi­cas. É mui­ta ded­i­cação, muito foco”. Ele lem­brou que o Break­ing do Verão é um even­to de alto nív­el mundi­al que dá a opor­tu­nidade de obser­var como estão os dançari­nos de out­ros país­es. “A maio­r­ia dos que estão aqui tam­bém faz parte do cir­cuito olímpi­co; alguns já estão até clas­si­fi­ca­dos para as Olimpíadas”.

Música

A músi­ca con­sti­tui ele­men­to fun­da­men­tal para o break­ing, porque é ela que dá o rit­mo às dis­putas. Durante um campe­ona­to, quem escol­he as faixas é o DJ e o show apre­sen­ta­do é todo pen­sa­do no momen­to. No BDV 2024, os DJs à frente das car­rapetas serão Nobuna­ga, DEF e MF. As MCs Aline e Ayesca e o MC Uiu serão os respon­sáveis por “man­ter a ener­gia da galera lá em cima”, disse Fer­nan­do Bó.

Pro­movi­do pelo Grupo Fábri­ca, o even­to é apre­sen­ta­do pelo gov­er­no flu­mi­nense, por meio da Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va do Rio, e a Lei Estad­ual de Incen­ti­vo à Cul­tura, com o apoio da Petro­bras.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Registro é voluntário e gratuito Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/04/2025 …