...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Cultura / Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa neste sábado

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa neste sábado

Será a 57ª edição do festival de cinema mais longevo do Brasil

Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/11/2024 — 12:29
Brasília
56º Festival de Brasíia do Cinema Brasieiro - 2023. Foto: Festival de Brasília/Divulgação
© Fes­ti­val de Brasília/Divulgação

Começa neste sába­do (30) um dos fes­ti­vais de cin­e­ma mais tradi­cionais do país. O Fes­ti­val de Brasília do Cin­e­ma Brasileiro terá a sua 57º edição, em 59 anos de colab­o­rações à séti­ma arte brasileira. Tra­ta-se do fes­ti­val de cin­e­ma mais longe­vo do Brasil. 

Para a edição deste ano, estão pre­vis­tas apre­sen­tações dos filmes sele­ciona­dos, debates, con­fer­ên­cias, mas­ter­class­es, apre­sen­tações musi­cais e encon­tros, além, é claro, das pre­mi­ações.

Haverá tam­bém sessões espe­ci­ais, com filmes volta­dos ao públi­co infan­til e, tam­bém, obras cin­e­matográ­fi­cas anti­gas, algu­mas delas, restau­radas. As amostras serão no Plano Pilo­to e, tam­bém, no Gama, em Planalti­na e em Taguatin­ga, até o dia 7 de dezem­bro.

Pro­gra­mação, locais de exibição e out­ras infor­mações sobre a 57ª edição estão disponíveis no site do fes­ti­val ou nas redes soci­ais do even­to.

O ingres­so para a cer­imô­nia de aber­tu­ra é gra­tu­ito, bas­tan­do ao inter­es­sa­do retirá-lo pres­en­cial­mente na bil­hete­ria do Cine Brasília a par­tir das 14h deste sába­do. Cada pes­soa pode reti­rar no máx­i­mo dois ingres­sos. A cer­imô­nia está pre­vista para começar às 20h.

“Con­forme a tradição do Fes­ti­val de Brasília de man­ter a sua pro­gra­mação ampla­mente acessív­el, prati­ca­mente todas as sessões da 57ª edição serão gra­tu­itas”, infor­mam os orga­ni­zadores.

As sessões tam­bém serão gra­tu­itas em Planalti­na, Gama e Taguatin­ga.

No Cine Brasília só será necessário com­prar ingres­sos para a Mostra Com­pet­i­ti­va Nacional — até 4 por pes­soa -, que cus­tarão R$ 10 a meia e R$ 20 a inteira.

“A com­pra e reti­ra­da de ingres­sos deve ser fei­ta de for­ma pres­en­cial, na bil­hete­ria do Cine Brasília, no dia da sessão pre­tendi­da, a par­tir das 14h. Todas as out­ras exibições têm entra­da gra­tui­ta, por ordem de chega­da e sem reti­ra­da de ingres­sos”, expli­cam os orga­ni­zadores.

Abertura

Durante a aber­tu­ra do fes­ti­val serão feitas reverên­cias à grande hom­e­nagea­da des­ta edição, a atriz Zezé Mot­ta, de 80 anos de idade. Ela rece­berá o primeiro Troféu Can­dan­go do 57º Fes­ti­val de Brasília em cel­e­bração ao con­jun­to de sua obra, com­pos­ta por 55 filmes e mais de 50 pro­duções para TV, além de 14 álbuns lança­dos.

Na edição de 1975 do fes­ti­val, a atriz rece­beu o Can­dan­go de Mel­hor Atriz pela atu­ação no filme Xica da Sil­va, de Cacá Diegues, moti­vo pelo qual o filme inte­gra a pro­gra­mação da atu­al edição.

Será tam­bém hom­e­nagea­do o doc­u­men­tarista Del­vair Mon­tag­n­er, que rece­berá, da Asso­ci­ação Brasiliense de Cin­e­ma e Vídeo, um prêmio em recon­hec­i­men­to ao seu tra­bal­ho. Já o prêmio Leila Diniz será con­ce­di­do à pro­du­to­ra Sara Sil­veira, pela “exten­sa tra­jetória na pro­dução que mar­cou o cin­e­ma brasileiro para sem­pre”.

Será tam­bém hom­e­nagea­do o pro­fes­sor, curador, autor e orga­ni­zador de pub­li­cações João Luiz Vieira, que rece­berá a Medal­ha Paulo Emílio Salles Gomes por sua ded­i­cação à pesquisa, preser­vação e pen­sa­men­to do cin­e­ma nacional.

Debates

É tam­bém tradição do Fes­ti­val de Brasília debates sobre filmes assis­ti­dos. A ideia é a de provo­car reflexões para os par­a­dig­mas da sociedade con­tem­porânea. Ess­es debates, gra­tu­itos e aber­tos ao públi­co, serão, em ger­al, nas próprias salas de exibição, exce­to a do filme de aber­tu­ra e da Mostra Com­pet­i­ti­va Nacional, que serão no Hotel Grand Mer­cure, no Eixo Mon­u­men­tal.

Os debates da mostra com­pet­i­ti­va serão trans­mi­ti­dos no canal do fes­ti­val no YouTube . Serão, ao todo, 27 debates, todos con­duzi­dos por medi­adores.

Nes­ta edição ocor­rerá tam­bém a 4ª Con­fer­ên­cia Audio­vi­su­al, um espaço para debates e proposições com o tema Sobera­nia do Audio­vi­su­al Brasileiro em 2024.

O ambi­ente de mer­ca­do será abor­da­do tam­bém nas mas­ter­class­es do fes­ti­val, a serem min­istradas gra­tuita­mente pelas cineas­tas Rita von Hunty e Petra Cos­ta, no Cine Brasília, nos dias 1º e 3 de dezem­bro, respec­ti­va­mente. Será um espaço des­ti­na­do a “apren­diza­do, tro­cas e debates essen­ci­ais para que o públi­co afie o pen­sa­men­to críti­co e mer­gul­he nas nar­ra­ti­vas e estéti­cas do nos­so audio­vi­su­al”. A entra­da é por ordem de chega­da, respei­tan­do a lotação da sala.

Segun­do os orga­ni­zadores, os números do 57º Fes­ti­val de Brasília demon­stram o bom momen­to do cin­e­ma brasileiro. Com 264 pro­je­tos inscritos, 102 deles foram sele­ciona­dos para par­tic­i­par de 179 reuniões exclu­si­vas com os 19 play­ers con­vi­da­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …