...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Entretenimento / Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado

Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado

Repro­dução: © Asses­so­ria de Comu­ni­cação

Evento gratuito apresenta mais de 60 concertos de música clássica


Publicado em 29/06/2024 — 11:03 Por Flávia Albuquerque — Repórter da Agência Brasi — São Paulo

ouvir:

Começa neste sába­do (29), em São Paulo, a 54ª edição do Fes­ti­val de Inver­no de Cam­pos do Jordão. Recon­heci­do como o maior even­to de músi­ca clás­si­ca da Améri­ca Lati­na, o fes­ti­val será real­iza­do em três espaços em Cam­pos do Jordão e dois na cap­i­tal, com apre­sen­tações na Sala São Paulo e no Insti­tu­to Macken­zie.

A pro­gra­mação artís­ti­ca será real­iza­da até 28 de jul­ho, com a apre­sen­tação de mais de 60 con­cer­tos, todos com entra­da gra­tui­ta, com destaque para espetácu­los do Uruguai, Chile, Colôm­bia, Inglater­ra e Suíça, além de gru­pos brasileiros.

“É um imen­so praz­er realizar mais uma edição do tradi­cional even­to de músi­ca clás­si­ca da Améri­ca Lati­na. Uma questão muito rel­e­vante é a for­mação de jovens músi­cos promis­sores, que con­seguem uma vis­i­bil­i­dade que faz a difer­ença. Com este even­to, o gov­er­no de São Paulo segue com seu com­pro­mis­so de pro­mover a cul­tura e toda a sua trans­ver­sal­i­dade”, afir­mou a secretária da Cul­tura, Econo­mia e Indús­tria Cria­ti­vas do Esta­do de São Paulo.Marília Mar­ton.

Bolsas de estudo

O módu­lo pedagógi­co ofer­ece 137 bol­sas de estu­do inte­grais a jovens músi­cos, sendo 119 para instru­men­tis­tas, seis para regentes, seis para piano e seis para vio­lão. Durante um mês, os 65 pro­fes­sores desen­volvem duas sem­anas de práti­ca orques­tral e duas de músi­ca de câmara, músi­ca anti­ga e cam­er­a­ta, total­izan­do 1.200 horas de aula com os mae­stros. Entre eles, estão o brasileiro Luis Otávio San­tos, com a Orques­tra Bach do Fes­ti­val; o ital­iano Loren­zo Tazz­ieri, que vai regir a Cam­er­a­ta no pro­gra­ma Gala Puc­ci­ni; e o chileno Max­imi­ano Valdés e brasileiro Marce­lo Lehninger, ambos à frente da Orques­tra do Fes­ti­val.

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Repro­dução: Fes­ti­val Inter­na­cional de Inver­no de Cam­pos do Jordão. Foto: Divulgação/festival

“Os bol­sis­tas apre­sen­tarão o balé O Pás­saro de Fogo, de Stravin­sky, em 20 de jul­ho. Tam­bém vão atu­ar em La Mer, uma das obras-pri­mas de Claude Debussy, em 27 de jul­ho. O alunos de regên­cia apre­sen­tam con­cer­to no Par­que Capi­vari com a GRU Sin­fôni­ca, em 27 de jul­ho. Três per­for­mances da filar­môni­ca na Sala São Paulo, na cap­i­tal do esta­do, terão trans­mis­são ao vivo no YouTube do fes­ti­val, nos dias 7, 21 e 28 de jul­ho’, infor­mou a orga­ni­za­ção.

Ao final do cur­so, os alunos rece­berão prêmios, sendo o maior deles o Eleazar de Car­val­ho, que hom­e­nageia o cri­ador do even­to. Neste ano, o fes­ti­val ofer­ece ao músi­co que mais se destacar uma bol­sa de estu­dos no val­or de US$ 1400 men­sais (cer­ca de R$ 7,5 mil). Com o trasla­do entre o Brasil e o exte­ri­or sendo pago pela orga­ni­za­ção, o escol­hi­do poderá estu­dar por até nove meses em uma insti­tu­ição estrangeira de sua escol­ha.

» Para con­sul­tar a pro­gra­mação do even­to, bas­ta aces­sar aqui.

O Fes­ti­val de Cam­pos do Jordão é uma real­iza­ção da Fun­dação Osesp e do Gov­er­no do Esta­do de São Paulo, por meio da Sec­re­taria da Cul­tura, Econo­mia e Indús­tria Cria­ti­vas.

Edição: Maria Clau­dia

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …