...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Festival de Música Rádio MEC anuncia vencedores neste sábado (25)

Festival de Música Rádio MEC anuncia vencedores neste sábado (25)

Repro­dução:  © Tomaz Silva/Agência Brasil

Emissora divulga os ganhadores ao vivo, a partir das 20h


Pub­li­ca­do em 25/09/2021 — 10:17 Por Rena­ta Batista — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Foram quase 2.100 músi­cas inscritas, que resul­taram em 47 final­is­tas. Ago­ra chegou a hora de saber quem venceu o Fes­ti­val de Músi­ca da Rádio MEC 2021. A emis­so­ra anun­cia neste sába­do (25), Dia Nacional do Rádio, às 20h, o resul­ta­do, com trans­mis­são ao vivo pela Rádio MEC e Rádio Nacional, pelo Face­book e Twit­ter da Rádio MEC e YouTube da TV Brasil. Às 22h30, a TV Brasil trans­mite a gravação da pre­mi­ação.

São qua­tro cat­e­go­rias: Músi­ca Instru­men­tal, Músi­ca Clás­si­ca, Músi­ca Infan­til e Músi­ca Pop­u­lar. Cada uma delas vai pre­mi­ar o Mel­hor Intér­prete e Mel­hor Com­posição Inédi­ta, pela escol­ha do júri, e o públi­co vai escol­her a sua preferi­da de cada grupo, por meio de votação no site das Rádios EBC, que segue aber­ta até min­u­tos antes de cada prêmio ser anun­ci­a­do. Ao todo, são 12 vence­dores, sendo oito escol­hi­dos pelo júri téc­ni­co e qua­tro pela audiên­cia.

As músi­cas semi­fi­nal­is­tas estão sendo trans­mi­ti­das na pro­gra­mação da Rádio MEC e tam­bém foram disponi­bi­lizadas para o públi­co na inter­net. Essa pro­moção das músi­cas visa divul­gar gravações de músi­cas inédi­tas e abrir espaço na pro­gra­mação da emis­so­ra para can­tores, com­pos­i­tores e instru­men­tis­tas.

Con­heça todos os final­is­tas do Fes­ti­val de Músi­ca da Rádio MEC 2021

Já escol­heu sua músi­ca favorita? Para votar, é só aces­sar o site de Rádios EBC

Homenagens

Com apre­sen­tação de Tia­go Alves e Bia Apare­ci­da, a grande final será trans­mi­ti­da dire­ta­mente do estú­dio 2 da TV Brasil, no Rio de Janeiro e con­tará com algu­mas hom­e­na­gens musi­cais, já gravadas. Uma delas é ao cen­tenário do com­pos­i­tor Zé Keti, com uma apre­sen­tação de suces­sos do repertório pelo can­tor Vidal Assis, que apre­sen­tou a série Zé Kéti – um repórter musi­cal.

A 13ª edição do fes­ti­val vai comem­o­rar tam­bém os 60 anos do apre­sen­ta­dor do pro­gra­ma Blim-Blem-Blom, Tim Rescala, com show da for­mação de câmara orga­ni­za­da pelo com­pos­i­tor e pro­du­tor musi­cal.

O edu­cador, can­tor, com­pos­i­tor e radi­al­ista Zé Zuca, que faria 70 anos em 2021, é out­ro que será hom­e­nagea­do na noite deste sába­do. O Coro do Lab­o­ratório Juve­nil do Rio de Janeiro vai inter­pre­tar as músi­cas do ex-apre­sen­ta­dor da Rádio Malu­ca e Radiote­ca, pro­gra­mas volta­dos ao públi­co infan­til.

Ros­in­ha de Valença fecha as hom­e­na­gens. A vio­lonista, que con­ce­beu a série Eles escol­her­am a músi­ca — relem­bra­da em edições do pro­gra­ma Memória Rádio MEC -, com­ple­taria 80 anos e terá músi­cas de seu repertório revis­i­tadas.

“O fes­ti­val tem essa mis­são de com­bi­nar ger­ações. Abre espaço e desco­bre nomes com poten­cial como princí­pio, mas tam­bém val­oriza e recon­hece per­son­al­i­dades como Tim Rescala, além de hom­e­nagear astros como Ros­in­ha de Valença, Zé Zuca e Zé Keti”, expli­ca Thi­a­go Regot­to, ger­ente da Rádio MEC.

Recorde de inscritos

Pela primeira vez aber­to a músi­cas de fora da região Sud­este, o fes­ti­val mais do que dobrou o número de inscrições este ano. Foram 2.094 músi­cas inscritas, baten­do o recorde da edição de 2020, quan­do 1.023 com­posições con­cor­reram. Só na cat­e­go­ria Músi­ca Pop­u­lar, que teve a maior procu­ra, foram 1.371 inscrições. Em Músi­ca Instru­men­tal o número chegou a 408, seguidas de Músi­ca Infan­til com 167 e Músi­ca Clás­si­ca com 148 com­posições.

Thi­a­go Regot­to, expli­cou que a primeira grande triagem foi fei­ta pela equipe inter­na de pro­gra­madores, que avaliou as músi­cas que pode­ri­am ser con­sid­er­adas prontas para veic­u­lação.

“Foi um grande esforço con­jun­to de toda equipe de pro­gra­madores e pro­du­tores de músi­ca clás­si­ca, pop­u­lar, infan­til e instru­men­tal”, afir­ma o ger­ente da emis­so­ra, que vê o fes­ti­val gan­har relevân­cia a cada ano. “A aber­tu­ra de inscrições para con­cor­rentes de todo o país aten­deu a uma deman­da que já exis­tia. A novi­dade ren­deu recorde de inscrições, mais que o dobro do ano pas­sa­do, que já tin­ha sido a maior. Além dis­so, aumen­ta a diver­si­dade com novos artis­tas, sons e sotaques”, anal­isa.

Em segui­da, o júri do fes­ti­val escol­heu as 24 músi­cas que avançaram para a final. Os critérios em avali­ação foram qual­i­dades da gravação e artís­ti­ca, inter­pre­tação e orig­i­nal­i­dade. As out­ras com­posições foram escol­hi­das pelo voto do públi­co, reforçan­do a intenção de val­orizar o voto dos ouvintes e inter­nau­tas, com aumen­to de um para qua­tro prêmios recon­heci­dos por meio da escol­ha fei­ta pelo públi­co.

Edição totalmente on-line

Des­de o iní­cio da pan­demia de covid-19, o Fes­ti­val de Músi­ca da Rádio MEC é real­iza­do total­mente de for­ma vir­tu­al, com trans­mis­sões pelos veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) e seus per­fis nas redes soci­ais. Este é o segun­do ano neste for­ma­to, com a final sem apre­sen­tação dos vence­dores.

Com todas as eta­pas on-line, o fes­ti­val gan­hou mais agili­dade, con­sid­era Regot­to — tan­to do pon­to de vista dos par­tic­i­pantes quan­to da orga­ni­za­ção, já que diminui o cus­to com com impressões, cópias e envio para os inscritos e pro­por­ciona uma entre­ga dinâmi­ca do mate­r­i­al. “No entan­to, nos­so desafio aumen­ta quan­do con­sid­er­amos a quan­ti­dade de obras e inscrições que pre­cisam ser val­i­dadas”, acres­cen­tou.

Além de levar o troféu para casa, as músi­cas pre­mi­adas serão veic­u­ladas na pro­gra­mação da emis­so­ra, de acor­do com o per­fil musi­cal de cada uma.

Como assistir

Data: 25/9/2021
Horário: 20h
Trans­mis­são: ao vivo, nas Rádios MEC e NacionalFace­book e Twit­ter da Rádio MECYouTube da TV Brasil; às 22h30, a TV Brasil exibe a gravação
Votação: radios.ebc.com.br

Edição: Nathália Mendes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas Bruno de Fre­itas Moura — …