...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Cultura / Festival É Tudo Verdade exibe 85 documentários a partir desta quinta

Festival É Tudo Verdade exibe 85 documentários a partir desta quinta

Evento gratuito vai até 13 de abril com produções de 30 países

Elaine Patrí­cia Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/04/2025 — 19:10
São Paulo
Brasília (DF) 02/04/2025 - Festival internacional É Tudo Verdade começa nesta quinta-feira. Foto: Festival É tudo Verdade/Divulgação
Repro­dução: © Fes­ti­val É tudo Verdade/Divulga

Cel­e­bran­do três décadas de história, o tradi­cional fes­ti­val inter­na­cional de doc­u­men­tários É Tudo Ver­dade começa nes­ta quin­ta-feira (3). Até o dia 13 de abril, cin­co salas de cin­e­ma na cap­i­tal paulista e três no Rio de Janeiro vão exibir gra­tuita­mente 85 pro­duções doc­u­men­tais de 30 país­es.

A aber­tu­ra ofi­cial tem sessões espe­ci­ais para con­vi­da­dos: nes­ta quar­ta-feira (2), na Cin­e­mate­ca Brasileira, em São Paulo, exibe Ritas, de Oswal­do San­tana, que abor­da a vida e a car­reira da can­to­ra Rita Lee. O filme vol­ta a ser exibido ao públi­co nes­ta quin­ta-feira (3), no Cine­sesc, às 17h30.

Já aman­hã (3), tam­bém em sessão para con­vi­da­dos, o Está­cio NET Botafo­go, no Rio de Janeiro, recebe Viva Marília, de Zeli­to Viana, um trib­u­to à atriz Marília Pêra. Para o públi­co, o filme será exibido na sex­ta-feira (4), às 20h30, na mes­ma sala.

Neste ano, o fes­ti­val vai hom­e­nagear a obra de Vladimir Car­val­ho, exibindo nove lon­gas do cineas­ta. Já a ret­ro­spec­ti­va inter­na­cional vai destacar a obra do dire­tor britâni­co Humphrey Jen­nings.

Como parte das comem­o­rações pelos 30 anos de existên­cia, o fes­ti­val criou o Espe­cial 30!, no qual vai exibir três doc­u­men­tários mar­cantes da história do even­to: O Vel­ho – A História de Luiz Car­los Prestes, Noel Field — A Len­da de Um Espião; e Cabra Mar­ca­do para Mor­rer, filme que inspi­ra a capa do catál­o­go des­ta edição.

Além dis­so, o Cen­tro de Pesquisa e For­mação do Sesc, em São Paulo, vai sedi­ar um sem­i­nário entre os dias 10 e 11 de abril com a pre­sença de qua­tro cineas­tas brasileiros que já vence­r­am a mostra com­pet­i­ti­va do fes­ti­val: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacra­men­to e Rober­to Berlin­er.

Para ampli­ar o aces­so do públi­co ao fes­ti­val, a pro­gra­mação ain­da incluirá dez cur­tas-metra­gens em stream­ing, que serão exibidos na platafor­ma gra­tui­ta Itaú Cul­tur­al Play entre os dias 14 e 30 de abril.

Os ingres­sos para as sessões pres­en­ci­ais são gra­tu­itos e disponi­bi­liza­dos até uma hora antes do iní­cio de cada filme. Mais infor­mações sobre o fes­ti­val podem ser obti­das no site do even­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …