...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Noticias / Festival Entretodos apresenta curtas produzidos durante a pandemia

Festival Entretodos apresenta curtas produzidos durante a pandemia

Repro­dução:  © Divul­gação Fes­ti­val Entreto­dos

Festival online começa hoje com um sarau gratuito às 19h


Pub­li­ca­do em 11/09/2021 — 12:03 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Cur­tas de até 25 min­u­tos pro­duzi­dos durante a pan­demia de covid-19 são os destaques da nova edição do Entreto­dos, fes­ti­val de filmes cur­tos e dire­itos humanos, que começa hoje (11). O fes­ti­val deste ano acon­tece em for­ma­to online: os filmes ficam disponíveis por 24 horas e podem ser assis­ti­dos no site.

O fes­ti­val Entreto­dos é con­heci­do por apre­sen­tar filmes que dis­cutem temas rela­ciona­dos aos dire­itos humanos, tais como pre­cariza­ção do tra­bal­ho, movi­men­tos de migração, racis­mo, meio ambi­ente, lutas soci­ais e, mais recen­te­mente, a própria pan­demia.

Reprodução:Documentarista Lil­ian Solá San­ti­a­go será hom­e­nagea­da no sarau que ocorre neste sába­do — Divul­gação Fes­ti­val Entreto­dos

“Todo ano alguns temas e assun­tos se desta­cam por agru­parem uma grande quan­ti­dade de filmes. Em 2021, é a pan­demia. Recebe­mos 900 filmes a mais do que no ano pas­sa­do, total­izan­do 2.647 filmes rece­bidos em 2021. As pes­soas querem expres­sar o que estão sentin­do e o que está acon­te­cen­do. Momen­tos históri­cos como a pan­demia ou até o aten­ta­do às tor­res gêmeas, em 2001”, disse Jorge Grin­spum, coor­de­nador do Entreto­dos. Den­tre os filmes envi­a­dos, a mostra sele­cio­nou cer­ca de 100 deles para apre­sen­tar ao públi­co.

Para a aber­tu­ra do fes­ti­val está pro­gra­ma­do um sarau online, gra­tu­ito, que será apre­sen­ta­do no site do even­to e que vai tratar sobre a conexão entre as artes e a resistên­cia. A pro­gra­mação começa neste sába­do, às 19h, e vai até o dia 26 de setem­bro

O sarau tam­bém vai hom­e­nagear a pesquisado­ra e doc­u­men­tarista Lil­ian Solá San­ti­a­go. “Sua obra acom­pan­ha histórias de vidas negras e se desen­volve, recen­te­mente, jun­to ao con­ceito de Doc­u­men­tário de Ocu­pação que opera através de deslo­ca­men­tos de obje­to, públi­co-alvo, for­mas de exibição e de fruição do doc­u­men­tário, reforçan­do ima­gens human­izadas da história e da memória da pop­u­lação negra e per­iféri­ca, inserindo‑a em espaços tradi­cional­mente exclu­dentes, não ape­nas como obje­to de estu­do, mas como pres­en­cial­i­dade de seus cor­pos”, disse Manu Sobral, curado­ra do even­to.

Além da exibição dos cur­tas, o fes­ti­val ain­da vai apre­sen­tar, a par­tir de segun­da-feira (13), sessões de con­ver­sas com os dire­tores e jura­dos. Ess­es diál­o­gos acon­te­cem diari­a­mente, a par­tir das 19h. Tam­bém haverá lives no Insta­gram do Fes­ti­val Entreto­dos, sem­pre a par­tir das 17h.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …