...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias / Festival Entretodos apresenta curtas produzidos durante a pandemia

Festival Entretodos apresenta curtas produzidos durante a pandemia

Repro­du­ção:  © Divul­ga­ção Fes­ti­val Entre­to­dos

Festival online começa hoje com um sarau gratuito às 19h


Publi­ca­do em 11/09/2021 — 12:03 Por Elai­ne Patri­cia Cruz – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

Cur­tas de até 25 minu­tos pro­du­zi­dos duran­te a pan­de­mia de covid-19 são os des­ta­ques da nova edi­ção do Entre­to­dos, fes­ti­val de fil­mes cur­tos e direi­tos huma­nos, que come­ça hoje (11). O fes­ti­val des­te ano acon­te­ce em for­ma­to onli­ne: os fil­mes ficam dis­po­ní­veis por 24 horas e podem ser assis­ti­dos no site.

O fes­ti­val Entre­to­dos é conhe­ci­do por apre­sen­tar fil­mes que dis­cu­tem temas rela­ci­o­na­dos aos direi­tos huma­nos, tais como pre­ca­ri­za­ção do tra­ba­lho, movi­men­tos de migra­ção, racis­mo, meio ambi­en­te, lutas soci­ais e, mais recen­te­men­te, a pró­pria pan­de­mia.

Reprodução:Documentarista Lili­an Solá San­ti­a­go será home­na­ge­a­da no sarau que ocor­re nes­te sába­do — Divul­ga­ção Fes­ti­val Entre­to­dos

“Todo ano alguns temas e assun­tos se des­ta­cam por agru­pa­rem uma gran­de quan­ti­da­de de fil­mes. Em 2021, é a pan­de­mia. Rece­be­mos 900 fil­mes a mais do que no ano pas­sa­do, tota­li­zan­do 2.647 fil­mes rece­bi­dos em 2021. As pes­so­as que­rem expres­sar o que estão sen­tin­do e o que está acon­te­cen­do. Momen­tos his­tó­ri­cos como a pan­de­mia ou até o aten­ta­do às tor­res gême­as, em 2001”, dis­se Jor­ge Grins­pum, coor­de­na­dor do Entre­to­dos. Den­tre os fil­mes envi­a­dos, a mos­tra sele­ci­o­nou cer­ca de 100 deles para apre­sen­tar ao públi­co.

Para a aber­tu­ra do fes­ti­val está pro­gra­ma­do um sarau onli­ne, gra­tui­to, que será apre­sen­ta­do no site do even­to e que vai tra­tar sobre a cone­xão entre as artes e a resis­tên­cia. A pro­gra­ma­ção come­ça nes­te sába­do, às 19h, e vai até o dia 26 de setem­bro

O sarau tam­bém vai home­na­ge­ar a pes­qui­sa­do­ra e docu­men­ta­ris­ta Lili­an Solá San­ti­a­go. “Sua obra acom­pa­nha his­tó­ri­as de vidas negras e se desen­vol­ve, recen­te­men­te, jun­to ao con­cei­to de Docu­men­tá­rio de Ocu­pa­ção que ope­ra atra­vés de des­lo­ca­men­tos de obje­to, públi­co-alvo, for­mas de exi­bi­ção e de frui­ção do docu­men­tá­rio, refor­çan­do ima­gens huma­ni­za­das da his­tó­ria e da memó­ria da popu­la­ção negra e peri­fé­ri­ca, inserindo‑a em espa­ços tra­di­ci­o­nal­men­te exclu­den­tes, não ape­nas como obje­to de estu­do, mas como pre­sen­ci­a­li­da­de de seus cor­pos”, dis­se Manu Sobral, cura­do­ra do even­to.

Além da exi­bi­ção dos cur­tas, o fes­ti­val ain­da vai apre­sen­tar, a par­tir de segun­da-fei­ra (13), ses­sões de con­ver­sas com os dire­to­res e jura­dos. Esses diá­lo­gos acon­te­cem dia­ri­a­men­te, a par­tir das 19h. Tam­bém have­rá lives no Ins­ta­gram do Fes­ti­val Entre­to­dos, sem­pre a par­tir das 17h.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …