...
segunda-feira ,17 junho 2024
Home / Cultura / Festival Hola Rio leva arte fluminense à capital espanhola nesta sexta

Festival Hola Rio leva arte fluminense à capital espanhola nesta sexta

Repro­du­ção: © Divul­ga­ção

Ocupação cultural vai até outubro e poderá se estender a outros países


Publi­ca­do em 08/09/2023 — 08:02 Por Ala­na Gan­da — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Secre­ta­ria de Esta­do de Cul­tu­ra e Eco­no­mia Cri­a­ti­va (Secec) do Rio de Janei­ro rea­li­za, a par­tir de sex­ta-fei­ra (8), a ocu­pa­ção cul­tu­ral da Casa de Amé­ri­ca, em Madri. É o fes­ti­val Hola Rio!, que vai até 7 de outu­bro na capi­tal espa­nho­la.

“Nós vamos levar cer­ca de 120 artis­tas e tam­bém ges­to­res cul­tu­rais do esta­do do Rio de Janei­ro, por­que a ideia da ocu­pa­ção não é somen­te a frui­ção artís­ti­ca, no sen­ti­do de mos­trar o poten­ci­al daqui­lo que temos de cul­tu­ra no ter­ri­tó­rio”, dis­se à Agên­cia Bra­sil a secre­tá­ria de Cul­tu­ra, Dani­el­le Bar­ros. A ocu­pa­ção tem tam­bém o obje­ti­vo de gerar inter­câm­bio de negó­ci­os no cam­po da cul­tu­ra.

A ação iné­di­ta, com foco na inter­na­ci­o­na­li­za­ção das artes pro­du­zi­das no esta­do do Rio de Janei­ro, será aber­ta pela Focus Cia de Dan­ça e pelo Cor­po de Bai­le do The­a­tro Muni­ci­pal, que pre­pa­ra­ram um núme­ro espe­cí­fi­co para o even­to. Tam­bém vão se apre­sen­tar artis­tas reno­ma­dos, como a can­to­ra Tere­sa Cris­ti­na, e mui­tos outros que foram sele­ci­o­na­dos por meio de edi­tal públi­co lan­ça­do pelo gover­no do esta­do. A pro­gra­ma­ção pode ser aces­sa­da aqui.

Dani­el­le des­ta­cou que o gran­de par­cei­ro nes­sa ação inter­na­ci­o­nal é o Ser­vi­ço Soci­al do Comér­cio do Rio (Sesc RJ). A Fede­ra­ção do Comér­cio do Esta­do (Feco­mér­cio) está levan­do mos­tra audi­o­vi­su­al e uma expo­si­ção de artes plás­ti­cas, que fica­rá aber­ta à visi­ta­ção do públi­co duran­te toda a tem­po­ra­da da ocu­pa­ção.

A ini­ci­a­ti­va rece­beu mais de R$ 4 milhões do gover­no flu­mi­nen­se, incluin­do a pró­pria cha­ma­da públi­ca e o des­lo­ca­men­to de ser­vi­do­res que vão acom­pa­nhar a ação. Segun­do a secre­tá­ria, já sur­gi­ram con­vi­tes de paí­ses vizi­nhos da Espa­nha para sedi­ar ações seme­lhan­tes. “A ocu­pa­ção está alcan­çan­do os holo­fo­tes euro­peus, e a gen­te vai ava­li­ar qual será o pró­xi­mo país que vamos ocu­par.”

Internacionalização

Dani­el­le Bar­ros infor­mou que exis­te hoje no Rio o Comi­tê de Inter­na­ci­o­na­li­za­ção das Artes. Por isso, ela con­si­de­ra ser impor­tan­te olhar para o esta­do com esse poten­ci­al. “Cer­ta­men­te, esta vai ser a pri­mei­ra de outras mis­sões ofi­ci­ais do esta­do do Rio de Janei­ro, no sen­ti­do de garan­tir opor­tu­ni­da­des para os pró­pri­os artis­tas mas, tam­bém, visi­bi­li­da­de para a nos­sa cul­tu­ra.”

O Fes­ti­val Hola Rio! apre­sen­ta­rá ini­ci­a­ti­vas de tea­tro, dan­ça, músi­ca, cine­ma e expo­si­ções de artes visu­ais. O even­to é uma ini­ci­a­ti­va do gover­no do Esta­do, em par­ce­ria com a Casa de Amé­ri­ca, Sesc RJ, em cor­re­a­li­za­ção com a pre­fei­tu­ra de Madri.

Na ava­li­a­ção do dire­tor artís­ti­co do pro­gra­ma madri­le­nho, Adri­an Sepiur­ca, o cará­ter ino­va­dor da par­ce­ria inter­na­ci­o­nal resul­tou no Fes­ti­val Hola Rio!. “Esse encon­tro expan­de fron­tei­ras artís­ti­cas e de comu­ni­ca­ção. Além de for­ta­le­cer laços cul­tu­rais e afe­ti­vos entre artis­tas do Rio e de Madri, a pro­gra­ma­ção vai pos­si­bi­li­tar que a popu­la­ção da capi­tal espa­nho­la aces­se um rele­van­te pano­ra­ma das artes pro­du­zi­das no Bra­sil”, afir­mou.

Os agen­tes cul­tu­rais flu­mi­nen­ses sele­ci­o­na­dos para par­ti­ci­par da pro­gra­ma­ção na Espa­nha estão rece­ben­do for­ma­ção espe­cí­fi­ca em inter­na­ci­o­na­li­za­ção das artes na Bibli­o­te­ca Par­que Esta­du­al, no cen­tro do Rio. Os módu­los envol­vem pla­ne­ja­men­to para o mer­ca­do inter­na­ci­o­nal de artes, logís­ti­ca para cir­cu­la­ção inter­na­ci­o­nal, rela­ções de coo­pe­ra­ção entre o artis­ta e o pro­gra­ma­dor na cir­cu­la­ção inter­na­ci­o­nal, entre outros temas, além de uma ori­en­ta­ção indi­vi­du­al para ela­bo­ra­ção de port­fó­lio espe­cí­fi­co para cir­cu­la­ção inter­na­ci­o­nal.

Casa de América

A cha­ma­da públi­ca foi lan­ça­da pela secre­ta­ria em junho, com pre­mi­a­ção total de R$ 3.780.500, com o obje­ti­vo de pro­mo­ver o inter­câm­bio dos artis­tas e a inter­na­ci­o­na­li­za­ção da cul­tu­ra flu­mi­nen­se na Euro­pa, por meio da ocu­pa­ção de um dos mais impor­tan­tes cen­tros de arte da Espa­nha.

As apre­sen­ta­ções serão fei­tas não só na Casa de Amé­ri­ca, mas tam­bém em pra­ças e ruas de Madri, com o intui­to de demo­cra­ti­zar o aces­so do públi­co local.

04/09/2023, Corpo de Baile do Theatro Municipal - Ocupação artística em Madri. Foto: Divulgação
Repro­du­ção: Bai­la­ri­nos farão o espe­tá­cu­lo de aber­tu­ra do Fes­ti­val Hola Rio! na Casa de Amé­ri­ca, em Madri — Foto/Divulgação

Qua­tro jovens do pro­je­to Trio da Cul­tu­ra do Rio de Janei­ro vão via­jar para a Espa­nha para apre­sen­tar o espe­tá­cu­lo de dan­ça iné­di­to Alma Bra­si­lei­ra: Um Tri­bu­to Musi­cal. O gru­po inclui ain­da o pro­fes­sor e bai­la­ri­no Nil­do Muniz e a pro­du­to­ra Rachel Man­da­rom e foi con­tem­pla­do no edi­tal Casa de Amé­ri­ca. No fes­ti­val Hola Rio!, as bai­la­ri­nas se apre­sen­ta­rão nos dias 16 e 17 des­te mês, no Cen­tro Cul­tu­ral Casa de Vacas, em Madri.

“Estou mui­to feliz e gra­ta com essa gran­de opor­tu­ni­da­de, até por ser um gran­de sonho poder via­jar para outros paí­ses atra­vés da minha arte e poder viver da dan­ça com as minhas com­pa­nhei­ras”, dis­se Maria Hele­na Men­des, de 20 anos, inte­gran­te do gru­po. Com nove anos de prá­ti­ca, a dan­ça con­tem­po­râ­nea é o foco de Maria Hele­na, que via­ja­rá com a bai­la­ri­nas Lua­na Agui­ar, Laris­sa dos San­tos e Gio­van­na Duar­te.

O pro­je­to soci­al Trio da Cul­tu­ra, ide­a­li­za­do por Nil­do Muniz, aten­de mais de 400 jovens gra­tui­ta­men­te em Cam­po Gran­de, zona oes­te do Rio, geran­do opor­tu­ni­da­des de empre­go e ren­da por meio da arte. O pro­je­to é aber­to para pes­so­as de todas as ida­des e aten­de gra­tui­ta­men­te em dois ende­re­ços dife­ren­tes: Vila Olím­pi­ca Dr. Sócra­tes, em Gua­ra­ti­ba; e no Cam­po Gran­de Atlé­ti­co Clu­be, em Cam­po Gran­de. Con­ta­tos podem ser fei­tos pelo ins­ta­gram @triodacultura ou @rachelmandaron_producoes, ou pelo tele­fo­ne 21 98359–3945.

Notícias do Brasil

A expo­si­ção Notí­ci­as do Bra­sil, com­pos­ta por peças de Cary­bé, Cíce­ro Dias e Glau­co Rodri­gues, per­ten­cen­tes ao acer­vo do Sesc RJ, é uma das atra­ções do fes­ti­val Hola Rio! As obras foram recu­pe­ra­das e reco­lo­ca­das no cir­cui­to expo­si­ti­vo. A exi­bi­ção será na Casa de Amé­ri­ca, um dos mais impor­tan­tes cen­tros de arte da Espa­nha.

A mos­tra, que estre­ou em janei­ro de 2022 no Espa­ço Cul­tu­ral Arte Sesc, em come­mo­ra­ção ao cen­te­ná­rio da Sema­na de Arte Moder­na, mar­cou a rea­ber­tu­ra do ambi­en­te, após a ins­ti­tui­ção res­tau­rar a Man­são Fig­ner, casa­rão cen­te­ná­rio que foi resi­dên­cia do empre­sá­rio con­si­de­ra­do o pio­nei­ro da indús­tria fono­grá­fi­ca no Bra­sil, Fre­de­ri­co Fig­ner.

Com cura­do­ria de Mar­ce­lo Cam­pos e Pollya­na Quin­tel­la, Notí­ci­as do Bra­sil é com­pos­ta por 48 gra­vu­ras nas quais é pos­sí­vel per­ce­ber um Bra­sil de for­te tra­di­ção popu­lar, nas fes­tas, rela­ções inte­rét­ni­cas, ven­de­do­ras de tabu­lei­ro, jane­las e saca­das dos sobra­dos colo­ni­ais, infor­mou a secre­ta­ri­aa.

Além da expo­si­ção, o Sesc RJ leva­rá ao even­to a Mos­tra de Cine­ma — Ter­ri­tó­rio Flu­mi­nen­se, com­pos­ta por oito fil­mes que tra­du­zem a cul­tu­ra e a arte flu­mi­nen­se.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil transmite festas de São João de Caruaru e Salvador

Repro­du­ção: © Joá Souza/GOVBA Durante o mês de junho, emissora exibe especial Arraiá Brasil Publicado …