...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Cultura / Festival Hola Rio leva arte fluminense à capital espanhola nesta sexta

Festival Hola Rio leva arte fluminense à capital espanhola nesta sexta

Repro­dução: © Divul­gação

Ocupação cultural vai até outubro e poderá se estender a outros países


Pub­li­ca­do em 08/09/2023 — 08:02 Por Alana Gan­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va (Secec) do Rio de Janeiro real­iza, a par­tir de sex­ta-feira (8), a ocu­pação cul­tur­al da Casa de Améri­ca, em Madri. É o fes­ti­val Hola Rio!, que vai até 7 de out­ubro na cap­i­tal espan­ho­la.

“Nós vamos levar cer­ca de 120 artis­tas e tam­bém gestores cul­tur­ais do esta­do do Rio de Janeiro, porque a ideia da ocu­pação não é somente a fruição artís­ti­ca, no sen­ti­do de mostrar o poten­cial daqui­lo que temos de cul­tura no ter­ritório”, disse à Agên­cia Brasil a secretária de Cul­tura, Danielle Bar­ros. A ocu­pação tem tam­bém o obje­ti­vo de ger­ar inter­câm­bio de negó­cios no cam­po da cul­tura.

A ação inédi­ta, com foco na inter­na­cional­iza­ção das artes pro­duzi­das no esta­do do Rio de Janeiro, será aber­ta pela Focus Cia de Dança e pelo Cor­po de Baile do The­atro Munic­i­pal, que prepararam um número especí­fi­co para o even­to. Tam­bém vão se apre­sen­tar artis­tas reno­ma­dos, como a can­to­ra Tere­sa Cristi­na, e muitos out­ros que foram sele­ciona­dos por meio de edi­tal públi­co lança­do pelo gov­er­no do esta­do. A pro­gra­mação pode ser aces­sa­da aqui.

Danielle desta­cou que o grande par­ceiro nes­sa ação inter­na­cional é o Serviço Social do Comér­cio do Rio (Sesc RJ). A Fed­er­ação do Comér­cio do Esta­do (Fecomér­cio) está levan­do mostra audio­vi­su­al e uma exposição de artes plás­ti­cas, que ficará aber­ta à vis­i­tação do públi­co durante toda a tem­po­ra­da da ocu­pação.

A ini­cia­ti­va rece­beu mais de R$ 4 mil­hões do gov­er­no flu­mi­nense, incluin­do a própria chama­da públi­ca e o deslo­ca­men­to de servi­dores que vão acom­pan­har a ação. Segun­do a secretária, já sur­gi­ram con­vites de país­es viz­in­hos da Espan­ha para sedi­ar ações semel­hantes. “A ocu­pação está alcançan­do os holo­fotes europeus, e a gente vai avaliar qual será o próx­i­mo país que vamos ocu­par.”

Internacionalização

Danielle Bar­ros infor­mou que existe hoje no Rio o Comitê de Inter­na­cional­iza­ção das Artes. Por isso, ela con­sid­era ser impor­tante olhar para o esta­do com esse poten­cial. “Cer­ta­mente, esta vai ser a primeira de out­ras mis­sões ofi­ci­ais do esta­do do Rio de Janeiro, no sen­ti­do de garan­tir opor­tu­nidades para os próprios artis­tas mas, tam­bém, vis­i­bil­i­dade para a nos­sa cul­tura.”

O Fes­ti­val Hola Rio! apre­sen­tará ini­cia­ti­vas de teatro, dança, músi­ca, cin­e­ma e exposições de artes visuais. O even­to é uma ini­cia­ti­va do gov­er­no do Esta­do, em parce­ria com a Casa de Améri­ca, Sesc RJ, em cor­re­al­iza­ção com a prefeitu­ra de Madri.

Na avali­ação do dire­tor artís­ti­co do pro­gra­ma madrilen­ho, Adri­an Sepi­ur­ca, o caráter ino­vador da parce­ria inter­na­cional resul­tou no Fes­ti­val Hola Rio!. “Esse encon­tro expande fron­teiras artís­ti­cas e de comu­ni­cação. Além de for­t­ale­cer laços cul­tur­ais e afe­tivos entre artis­tas do Rio e de Madri, a pro­gra­mação vai pos­si­bil­i­tar que a pop­u­lação da cap­i­tal espan­ho­la acesse um rel­e­vante panora­ma das artes pro­duzi­das no Brasil”, afir­mou.

Os agentes cul­tur­ais flu­mi­nens­es sele­ciona­dos para par­tic­i­par da pro­gra­mação na Espan­ha estão receben­do for­mação especí­fi­ca em inter­na­cional­iza­ção das artes na Bib­liote­ca Par­que Estad­ual, no cen­tro do Rio. Os módu­los envolvem plane­ja­men­to para o mer­ca­do inter­na­cional de artes, logís­ti­ca para cir­cu­lação inter­na­cional, relações de coop­er­ação entre o artista e o pro­gra­mador na cir­cu­lação inter­na­cional, entre out­ros temas, além de uma ori­en­tação indi­vid­ual para elab­o­ração de port­fólio especí­fi­co para cir­cu­lação inter­na­cional.

Casa de América

A chama­da públi­ca foi lança­da pela sec­re­taria em jun­ho, com pre­mi­ação total de R$ 3.780.500, com o obje­ti­vo de pro­mover o inter­câm­bio dos artis­tas e a inter­na­cional­iza­ção da cul­tura flu­mi­nense na Europa, por meio da ocu­pação de um dos mais impor­tantes cen­tros de arte da Espan­ha.

As apre­sen­tações serão feitas não só na Casa de Améri­ca, mas tam­bém em praças e ruas de Madri, com o intu­ito de democ­ra­ti­zar o aces­so do públi­co local.

04/09/2023, Corpo de Baile do Theatro Municipal - Ocupação artística em Madri. Foto: Divulgação
Repro­dução: Bailar­i­nos farão o espetácu­lo de aber­tu­ra do Fes­ti­val Hola Rio! na Casa de Améri­ca, em Madri — Foto/Divulgação

Qua­tro jovens do pro­je­to Trio da Cul­tura do Rio de Janeiro vão via­jar para a Espan­ha para apre­sen­tar o espetácu­lo de dança inédi­to Alma Brasileira: Um Trib­u­to Musi­cal. O grupo inclui ain­da o pro­fes­sor e bailar­i­no Nil­do Muniz e a pro­du­to­ra Rachel Man­darom e foi con­tem­pla­do no edi­tal Casa de Améri­ca. No fes­ti­val Hola Rio!, as bailar­i­nas se apre­sen­tarão nos dias 16 e 17 deste mês, no Cen­tro Cul­tur­al Casa de Vacas, em Madri.

“Estou muito feliz e gra­ta com essa grande opor­tu­nidade, até por ser um grande son­ho poder via­jar para out­ros país­es através da min­ha arte e poder viv­er da dança com as min­has com­pan­heiras”, disse Maria Hele­na Mendes, de 20 anos, inte­grante do grupo. Com nove anos de práti­ca, a dança con­tem­porânea é o foco de Maria Hele­na, que via­jará com a bailar­i­nas Lua­na Aguiar, Laris­sa dos San­tos e Gio­van­na Duarte.

O pro­je­to social Trio da Cul­tura, ide­al­iza­do por Nil­do Muniz, atende mais de 400 jovens gra­tuita­mente em Cam­po Grande, zona oeste do Rio, geran­do opor­tu­nidades de emprego e ren­da por meio da arte. O pro­je­to é aber­to para pes­soas de todas as idades e atende gra­tuita­mente em dois endereços difer­entes: Vila Olímpi­ca Dr. Sócrates, em Guarat­i­ba; e no Cam­po Grande Atléti­co Clube, em Cam­po Grande. Con­tatos podem ser feitos pelo insta­gram @triodacultura ou @rachelmandaron_producoes, ou pelo tele­fone 21 98359–3945.

Notícias do Brasil

A exposição Notí­cias do Brasil, com­pos­ta por peças de Cary­bé, Cícero Dias e Glau­co Rodrigues, per­ten­centes ao acer­vo do Sesc RJ, é uma das atrações do fes­ti­val Hola Rio! As obras foram recu­per­adas e recolo­cadas no cir­cuito expos­i­ti­vo. A exibição será na Casa de Améri­ca, um dos mais impor­tantes cen­tros de arte da Espan­ha.

A mostra, que estre­ou em janeiro de 2022 no Espaço Cul­tur­al Arte Sesc, em comem­o­ração ao cen­tenário da Sem­ana de Arte Mod­er­na, mar­cou a reaber­tu­ra do ambi­ente, após a insti­tu­ição restau­rar a Man­são Fign­er, casarão cen­tenário que foi residên­cia do empresário con­sid­er­a­do o pio­neiro da indús­tria fono­grá­fi­ca no Brasil, Fred­eri­co Fign­er.

Com curado­ria de Marce­lo Cam­pos e Pollyana Quin­tel­la, Notí­cias do Brasil é com­pos­ta por 48 gravuras nas quais é pos­sív­el perce­ber um Brasil de forte tradição pop­u­lar, nas fes­tas, relações interét­ni­cas, vende­do­ras de tab­uleiro, janelas e sacadas dos sobra­dos colo­ni­ais, infor­mou a sec­re­tari­aa.

Além da exposição, o Sesc RJ levará ao even­to a Mostra de Cin­e­ma — Ter­ritório Flu­mi­nense, com­pos­ta por oito filmes que traduzem a cul­tura e a arte flu­mi­nense.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …