...
domingo ,14 julho 2024
Home / Cultura / Festival Imersivo das Favelas oferece programação gratuita e online

Festival Imersivo das Favelas oferece programação gratuita e online

Repro­dução: © Repro­dução YouTube/FIF — Fes­ti­val Imer­si­vo das Fave­las

Evento será transmitido ao vivo pelo seu canal no Youtube


Pub­li­ca­do em 27/08/2021 — 06:50 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Começa hoje (27) a primeira edição do Fes­ti­val Imer­si­vo das Fave­las (FIF), que tem a pro­pos­ta de enga­jar e pro­mover o con­ta­to entre jovens negros e indí­ge­nas de per­ife­rias e zonas rurais de todo o Brasil, admi­radores da tec­nolo­gia 3D e 360º, cin­e­ma afro, fotografia e audio­vi­su­al. A pro­gra­mação, total­mente online e gra­tui­ta, con­ta com con­vi­da­dos inédi­tos, incluin­do per­son­al­i­dades enga­jadas em causas soci­ais.

Entre as temáti­cas pre­vis­tas para debate estão sonori­dades imer­si­vas, ani­mação, pro­jeção mapea­da (3D e 360º), fotografia, colagem e memória ances­tral. O even­to será trans­mi­ti­do ao vivo, por meio do seu canal no YouTube (FIF — Fes­ti­val Imer­si­vo das Fave­las) e pela pági­na do Face­book do Voz das Comu­nidades, até o dia 29.

O fes­ti­val traz em sua agen­da o DJ Ren­nan da Pen­ha, o cri­ador da Batekoo Brasil, Mau­rí­cio Sacra­men­to, Nina da Hora, refer­ên­cia do afro­fu­tur­is­mo, e a ativista e comu­ni­cado­ra indí­ge­na Alice Pataxó. Como destaque, curadores de arte e design­ers do Con­ti­nente Africano estarão ao vivo para falar sobre rep­re­sen­tação de cor­pos negros em tela. Alguns dos nomes são: Mohammed Blakk , artista cria­ti­vo e empresário de Gana, que foi cred­i­ta­do como artista cor­po­ral para o filme Black is King, de Bey­on­cé, e Thokozani Madon­sela, da África do Sul, que é artista de mur­al e tipó­grafo, espe­cial­ista em desen­hos a carvão, pin­tu­ra e arte em mosaico.

A prin­ci­pal atração do fes­ti­val será a exibição do doc­u­men­tário inédi­to no Brasil Na Pele VR. Fei­ta toda em real­i­dade vir­tu­al e pro­duzi­da no Com­plexo do Alemão, a obra da pro­du­to­ra Sete Léguas, em parce­ria com a esco­la GatoMÍ­DIA e o Cole­ti­vo Papo Reto, já foi estrea­da no IDFA 2020 — Doc Lab Com­pe­ti­tion for Dig­i­tal Sto­ry­telling e teve apre­sen­tação ilus­tre no fes­ti­val South by South­west, em Austin, no Texas.

Programação:

Dia 27 de agos­to

10h: Ideias para adi­ar o fim do mun­do através da lóg­i­ca de pro­gra­mação no ciberes­paço, com Isys Maciel, Nina Da Hora e Jef­fer­son Bar­bosa.

11h: Via­jan­do no Ciberes­paço: sonori­dades imer­si­vas, ani­mação e pro­jeção mapea­da, com Biar­ritzz, Was­sa, Lucas Car­val­ho e SIL BAHIA.

16h: Encruzil­hadas do Atlân­ti­co, com Pale­sa Mot­su­mi, Mauri­cio Sacra­men­to, Bibiseck e Dan Minkar.

19h: Tijolin Stu­dio — Ani­mação: Van­guar­da e ter­ritório, com Nana Frea, Jef­fer­son Arcan­jo, Byu­la e Raphael Cruz.

Dia 28 de agos­to

10h: Africanidades XR: o pas­sa­do, pre­sente e futuro da lin­guagem imer­si­va no sul glob­al, com Ibrahim Arome, Bri­an Afande, Andres­sa Nubia e João Ina­da.

11h: Africanidades XR — o pas­sa­do, pre­sente e futuro da lin­guagem imer­si­va no sul glob­al, com Jumoke San­wo, Kom­bo Chap­fi­ka, Jon Thomaz e Thamyra Thâ­mara.

16h: Novos Mun­dos: imag­i­nação negra na real­i­dade imer­si­va, com Leonar­do Souza, Tulanana Bohela, Pedro Sodré e Gabriel Mas­san.

17h: Magia Negra: fotografia, colagem e memória ances­tral, com Shai Andrade, Kero­layne Kem­blin, Pre­ta Vel­ha e Nay­mare Azeve­do.

19h: Cor­pos negros em tela, com Heloisa Hari­adne, Thokozani Madon­sela, Mohammed Blakk e Marcela Lis­boa.

Dia 29 de agos­to

10h: Afro­vi­su­al­i­dades e encan­ta­men­tos, com Panam­by, Ven­tu­ra Pro­fana e Rafaela Mari­ah.

11h: Cin­e­ma Nacional, Inde­pen­dente e Afro­fu­tur­ista, com Jefer­son D, Ever­lane Moraes, Diego Pauli­no e Mari­na Luísa.

16h: Sessão Pitch — Apre­sen­tação de pro­je­tos em 360º, com João Araió, Lisa Job­son, Vic­tor Lopes e sele­ciona­dos.

17h: De onde vem os recur­sos?, com Ati­la Roque (Ford), Mar­i­lene DePaula (Boll), Car­oli­na Munis (OAK).

19h: Favela AGORA: novas tec­nolo­gias e os alcances globais, com Ren­nan da Pen­ha, Taisa Macha­do, Tiê, Alice Pataxó e Raull San­ti­a­go.

Para mais infor­mações acesse o site do fes­ti­val.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Polícia faz operação contra facções que atuam no RJ e AM

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil Agentes cumprem 26 mandados de prisão por venda ilícita de …