...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Entretenimento / Festival Latinidades tem início em SP com homenagem a Helena Theodoro

Festival Latinidades tem início em SP com homenagem a Helena Theodoro

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Depois da capital paulista, evento seguirá para Salvador


Pub­li­ca­do em 21/07/2023 — 18:47 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

banner latinidades 2023

Foi com um sam­ba-enre­do em hom­e­nagem à escrito­ra, pesquisado­ra, pro­fes­so­ra e int­elec­tu­al Hele­na Theodoro (foto de destaque) que teve iní­cio a edição da cap­i­tal paulista do Fes­ti­val Latinidades. O sam­ba, chama­do de Oyá Hele­na, foi can­ta­do e dança­do por inte­grantes da Esco­la de Sam­ba Moci­dade Uni­da da Mooca, que se apre­sen­tou na tarde des­ta sex­ta-feira (21) no Cen­tro Cul­tur­al São Paulo (CCSP).

“É pre­ta no sangue, na raça e na cor”, can­tou a esco­la de sam­ba, que vai hom­e­nagear Hele­na Theodoro no car­naval de 2024. Ao final da apre­sen­tação, a sam­bista e int­elec­tu­al agrade­ceu. “Virei enre­do. Mais impor­tante que nome de rua”, disse ela, arran­can­do risos da plateia.

São Paulo (SP) 21/07/2023 - Abertura do Festival Latinidades no Centro Cultural São Paulo.Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: “É pre­ta no sangue, na raça e na cor”, can­tou a esco­la de sam­ba em hom­e­nagem a Hele­na Theodoro– Paulo Pinto/Agência Brasil

Hele­na Theodoro não é ape­nas a hom­e­nagea­da pela Moci­dade Uni­da da Mooca. Neste ano, seu nome é cel­e­bra­do pelo Fes­ti­val Latinidades, o maior even­to de mul­heres negras da Améri­ca Lati­na e que é real­iza­do em São Paulo até domin­go (23).

“É uma emoção enorme. Quase mor­ri do coração porque eu já nasci quase den­tro de uma esco­la de sam­ba porque min­ha família quase toda é Salgueirense. E o enre­do de 2022 da Salgueiro foi de min­ha auto­ria. Ser hom­e­nagea­da por uma esco­la de sam­ba é o maior recon­hec­i­men­to da comu­nidade para um de seus mem­bros. E isso, para mim, é o que há de mais impor­tante: é a maior hom­e­nagem que alguém da comu­nidade negra pode rece­ber”, disse Hele­na, em entre­vista à Agên­cia Brasil e à TV Brasil.

“E é por isso que fico tão feliz de estar neste Fes­ti­val Latinidades. Em Bei­jing [cap­i­tal da Chi­na], quan­do hou­ve o Encon­tro Mundi­al de Mul­heres Negras, vimos que os prob­le­mas eram muito difer­entes. As mul­heres negras asiáti­cas tin­ham um prob­le­ma. As da Inglater­ra, out­ro prob­le­ma. E as mul­heres das Améri­c­as e do Caribe tin­ham vivi­do proces­sos muito mais cruéis e dis­crim­i­natórios do que as out­ras mul­heres, por con­ta da escravidão nas Améri­c­as”, acres­cen­tou a hom­e­nagea­da.

São Paulo (SP) 21/07/2023 - Abertura do Festival Latinidades no Centro Cultural São Paulo. Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Aber­tu­ra do Fes­ti­val Latinidades no Cen­tro Cul­tur­al São Paulo– Paulo Pinto/Agência Brasil

Festival

O Fes­ti­val Latinidades é um espaço de artic­u­lação políti­ca e cul­tur­al em torno do 25 de jul­ho, Dia Inter­na­cional da Mul­her Negra Lati­no-Amer­i­cana e Cariben­ha. Com uma pro­gra­mação mul­ti­lin­guagem, que envolve ofic­i­nas, palestras, debates, rodas de negó­cios e músi­ca, esta edição do even­to explo­ra como tema o Bem-Viv­er, con­ceito que encon­tra ressonân­cia nos mod­os de viv­er dos povos da flo­res­ta e povos tradi­cionais da Améri­ca Lati­na.

“O Latinidades é um fes­ti­val mul­ti­lin­guagem, um fes­ti­val de mul­heres negras, que foi cri­a­do no Dis­tri­to Fed­er­al para cel­e­brar o Dia da Mul­her Afro Lati­no-Amer­i­cana e Cariben­ha. É um pro­je­to que parte das artes e da cul­tura para denun­ciar os indi­cadores soci­ais rela­ciona­dos às mul­heres negras como a fal­ta de aces­so a políti­cas públi­cas e os índices de vio­lên­cia con­tra mul­heres negras. Ao mes­mo tem­po, mostramos as potên­cias das mul­heres negras e a con­tribuição delas para a sociedade”, disse Jaque­line Fer­nan­des, dire­to­ra-ger­al do Fes­ti­val Latinidades.

São Paulo (SP) 21/07/2023 - Abertura do Festival Latinidades no Centro Cultural São Paulo. Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Depois de São Paulo, Fes­ti­val Latinidades segue para Sal­vador– Paulo Pinto/Agência Brasil

Neste ano, o fes­ti­val já esteve nas cap­i­tais Rio de Janeiro e Brasília. Depois de São Paulo, o even­to seguirá para Sal­vador.

“Cada cidade tem uma pro­gra­mação difer­ente e inédi­ta. São Paulo é uma cidade que his­tori­ca­mente se artic­u­lou em car­a­vanas para ir para [ao even­to em] Brasília durante vários anos. E a gente que­ria devolver isso para São Paulo. Acho que aqui é uma cap­i­tal muito inten­sa de cul­tura e de arte e onde temos uma pop­u­lação negra gigante. É muito espe­cial dialog­ar com todo o Brasil através de São Paulo com essa pro­gra­mação que tem palestras, shows, ofic­i­nas e feira de empreende­doris­mo. É uma pro­gra­mação diver­sa, como diver­sa é a pop­u­lação negra de São Paulo”.

A pro­gra­mação com­ple­ta do fes­ti­val em São Paulo, além da dis­tribuição de ingres­sos, pode ser con­feri­da no site

Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) apoia a edição 2023 do Fes­ti­val Latinidades.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …