...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Esportes / Festival Paralímpico deve reunir 18 mil participantes em todo o país

Festival Paralímpico deve reunir 18 mil participantes em todo o país

Repro­dução: © Ana Patrí­cia Almeida/CPB

Evento esportivo terá jovens com e sem deficiência


Pub­li­ca­do em 22/09/2023 — 08:58 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

O Dia Nacional do Atle­ta Par­alímpi­co é cel­e­bra­do nes­ta sex­ta-feira (22). Numa refer­ên­cia à data, e tam­bém ao Dia Nacional de Luta da Pes­soa com Defi­ciên­cia, comem­o­ra­do na quin­ta-feira (21), 118 núcleos em todo o país recebem, neste sába­do (23), a segun­da edição do Fes­ti­val Par­alímpi­co em 2023. 

O even­to — orga­ni­za­do pelo Comitê Par­alímpi­co Brasileiro (CPB) — pro­move a exper­i­men­tação de modal­i­dades par­alímpi­cas a jovens com ou sem defi­ciên­cia, entre oito e 17 anos. As ativi­dades começam às 8h30 (horário de Brasília) e seguem até 12h.

As inscrições são gra­tu­itas. Em cada núcleo, até 20% das vagas estão aber­tas a cri­anças e ado­les­centes sem defi­ciên­cia. Os locais terão vivên­cias de qua­tro modal­i­dades par­alímpi­cas, com uti­liza­ção de equipa­men­tos do dia a dia, que per­mi­tam sim­u­lar as ativi­dades. Na sede prin­ci­pal, o Cen­tro de Treina­men­to Par­alímpi­co, em São Paulo, os esportes apre­sen­ta­dos serão atletismo, bad­minton, tênis de mesa e vôlei sen­ta­do.

Incentivando o esporte

“A real­i­dade de muitas cri­anças é que elas chegam na sua esco­la reg­u­lar e são afas­tadas da práti­ca esporti­va. A essên­cia da pro­moção é provo­car essa cri­ança a faz­er ativi­dades físi­cas e mostrar ao pro­fes­sor, ao municí­pio e a ela mes­ma [que é pos­sív­el]”, expli­cou o dire­tor de Desen­volvi­men­to Esporti­vo do CPB, Ramon Pereira.

“A jus­ti­fica­ti­va de muitos pro­fes­sores é que não podem desen­volver a práti­ca esporti­va com nos­sas cri­anças porque não há mate­r­i­al adap­ta­do. Por exem­p­lo, a ven­da [usa­da por atle­tas que prati­cam modal­i­dades para defi­cientes visuais] pode ser uma fita no olho. A bola para goal­ball [esporte volta­do a pes­soas com defi­ciên­cia visu­al, cuja esfera tem um guizo] pode ser envolvi­da em um saco plás­ti­co. Quer­e­mos mostrar a esse pro­fes­sor que ele pode faz­er práti­cas inclu­si­vas em suas aulas com esse tipo de mate­r­i­al”, enfa­ti­zou o diri­gente do comitê.

O fes­ti­val é real­iza­do des­de 2018, quan­do foram reunidos sete mil jovens em 48 locais. Pela primeira vez, a ini­cia­ti­va ocor­rerá duas vezes no mes­mo ano. Na edição de maio, as ativi­dades envolver­am quase 22 mil cri­anças e ado­les­centes em 119 núcleos. Ago­ra, a expec­ta­ti­va do CPB é ter ao menos 18 mil par­tic­i­pantes nas exper­i­men­tações deste sába­do.

Experiência

Entre os jovens que par­tic­i­param do fes­ti­val em anos ante­ri­ores, alguns se ani­maram com a práti­ca esporti­va e, atual­mente, inte­gram seleções brasileiras par­alímpi­cas de base. É o caso de Alessan­dra Oliveira, 15 anos. Essa paulista tem amputação par­cial de mem­bros supe­ri­ores e infe­ri­ores por con­ta de uma vas­culite (infla­mação dos vasos san­guí­neos) e está na classe S4 (atle­tas com lim­i­tações físi­co-motoras) da natação. Em setem­bro, ela atingiu índice para rep­re­sen­tar o país nos Jogos Para­pan-Amer­i­canos de San­ti­a­go, no Chile.

“Quan­do falam­os no fes­ti­val, não nos fix­am­os somente na iden­ti­fi­cação de tal­en­tos, mas [pre­tendemos] faz­er com que essa cri­ança ten­ha auto­con­fi­ança e sai­ba que pode faz­er sua práti­ca com out­ras cri­anças. Cer­ta­mente, quan­do voltar à esco­la, ela terá mais voz para brigar pelo seu espaço, o que terá um reflexo em seu futuro”, afir­mou Ramon Pereira.

E isso não envolve somente a cri­ança. “Quan­do a mãe ou o pai percebem que essa cri­ança con­segue brin­car com as out­ras, isso muda toda uma real­i­dade que temos hoje, esse rótu­lo de coita­do. Temos que descon­stru­ir essa imagem”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil alcança seu maior número de ouros em uma edição de Parapan

Repro­dução: © Cris Mattos/CPB/Direitos Reser­va­dos Destaque é Samuel Oliveira, ouro nos 400 metros com direito …